Post is pinned.Post has attachment
Orlando Ribeiro, fundador das bases científicas da Geografia em Portugal

Post has attachment
RIP - O ESCRITOR TOM WOLFE

Jornalista e escritor norte-americano, conhecido por seu estilo marcadamente irônico. Nos EUA, é considerado um dos fundadores do new journalism, movimento jornalístico das décadas de 1960 e 1970.

Adaptado do texto de Miguel Esteves Cardoso:
«O seu livro "A Fogueira das Vaidades" é considerado ser o romance que melhor capta a essência da sociedade americana dos anos 80, e em particular a gananciosa, desregrada e racista elite financeira de Nova Iorque.»
[...]
«Foi autor de trabalhos que contribuíram para alargar as fronteiras da escrita jornalística, como o livro-reportagem The Electric Kool-Aid Acid Test, de 1968, no qual relata em primeira mão e num registo altamente experimental as experiências de uma célebre comunidade hippie da Califórnia, os Merry Pranksters, liderados pelo carismático Ken Kesey, que viajavam numa antiga camioneta escolar decorada com pinturas psicadélicas e consumiam doses maciças de LSD.»

Post has attachment
Análise cultural e geopolítica em 1998.
Entrevista a Olavo de Cravalho

Post has attachment

Post has attachment
Sobre o problema económico de Portugal ao longo dos séculos.

O presidente do Conselho de Ministros (designação estabelecida na Constituição de 1933 para designar o chefe de governo de Portugal) sumaria a orientação da sua política financeira ao longo de 40 anos.

Excerto de "No 40º Aniversário do 28 de Maio de 1926" (proferido a 28 de Maio de 1966 na Biblioteca Pública de Braga).

Post has attachment
ENTREVISTA COM O ANTROPÓLOGO JACK GOODY
"Os sistemas de comunicação de uma sociedade são tão importantes quanto os modos de produção de uma sociedade" - Jack Goody

Post has attachment
A Biografia do antropólogo Jack Goody por Jack Goody
Jack Goody
Jack Goody
vimeo.com

Post has attachment
Sugestão, conheçam... boa tarde!

Post has attachment
Conflitos militares religiosos: comparação entre cruzadas e Jihad

Post has attachment
O impacto das migrações em Portugal, um país a perder população e onde, até 2060, faltarão recursos humanos. Os seus resultados foram debatidos na programa Fronteiras XXI - Migrações: problemas ou solução? Dia 17 de Maio com Sebastião Salgado, a socióloga e especialista em demografia Maria João Valente Rosa, o professor de Direito e ex-director do Observatório das Migrações, Gonçalo Matias e o geógrafo e professor da Universidade de Lisboa Jorge Macaísta Malheiros, autor do estudo.
Wait while more posts are being loaded