Post is pinned.Post has attachment
Oi Pessoal,

O Orkut fechou definitiva e oficialmente hoje. Entretanto, um arquivo público da Comunidade de Física pode ser encontrado online no seguinte link,

» "Física @ Orkut", <http://orkut.google.com/c40685.html>.

Dessa forma, nós podemos preservar um pouco da história desta nossa Comunidade.

Post has attachment
Embora seja conhecido na comunidade matemática principalmente por seu trabalho em Sistemas Dinâmicos, Teoria das Catástrofes e a divulgação desses tópicos, vale a pena lembrar também sua grande (ainda que solitária) contribuição à Teoria da Relatividade - a maioria dos físicos (matemáticos) que ouviram falar do Prof. Zeeman e não são tão familiares com Sistemas Dinâmicos (como eu :-P ) provavelmente terão ouvido falar dele mais por causa da última. Como essa faceta da produção do Zeeman não for sequer mencionada no obituário do Daily Telegraph, achei que era necessário escrever algumas palavras a respeito.

Einstein deduziu a Teoria da Relatividade Restrita - em particular, a consistência das transformações de Lorentz entre diferentes referenciais inerciais com ela - a partie do postulado da constância da velocidade da luz em todos os referenciais inerciais, mas ele acabou não mostrando que esta é a única resposta possível. Bem, Zeeman fez justamente isto, quase 60 anos após o annus mirabilis de Einstein.
Mais precisamente, ele mostrou que as únicas mudanças possíveis de coordenadas (passivas) / observadores (ativas) no espaço-tempo consistentes com o postulado de Einstein são translações espaço-temporais, rotações espaciais, transformações de escala, reflexões espaciais e temporais, e... transformações de Lorentz. Logo, o postulado de Einstein de fato isola as últimas como a única maneira de relacionar observadores inerciais se movendo em velocidades diferentes.

Para ser justo, Zeeman provou o resultado acima independentemente (e aparentemente sem saber) do trabalho de A.D. Aleksandrov, que é conhecido principalmente por suas contribuições à Geometria Ordenada e Convexa, e cuja(s) prova(s) é (são) baseada(s) em tais métodos.  A primazia dessa descoberta é um pouco obscura, contudo - Aleksandrov anunciou um resultado parcial em 1950 que dizia respeito apenas às transformações de Lorentz, e publicou uma prova deste junto com V.V. Ovchinnikova num conjunto de notas de aula sobre Relatividade Restrita num periódico soviético menos conhecido (Vestnik Leningrad. Univ. 11 (1953) 95). Zeeman publicou sua prova do resultado completo em 1964 (J. Math. Phys. 5 (1964) 490-493), e Aleksandrov publicou uma prova alternativa em 1967 (Canad. J. Math. 19 (1967) 1119-1128). Muitas provas diferentes (e mais simples) deste fato fundamental se seguiram - de qualquer forma,acredito que cabe chamá-lo de "teorema de Aleksandrov-Zeeman". O argumento de Zeeman, no entanto, retém até hoje a distinta vantagem de ser elementar no sentido de que apenas ferramentas de Geometria Afim e Analítica são necessárias, as quais estão ao alcance de estudantes de Graduação aprendendo Relatividade Restrita.

De fato, do ponto de vista tecnológico, a prova de Zeeman poderia ter sido alcançada já em meados de 1905 por gente como Felix Klein e David Hilbert, se apenas eles tivessem tido mais interesse na descoberta de Einstein. Klein chegou a relegar a Relatividade Restrita a uma trivialidade matemática no contexto de seu próprio trabalho, de modo que provavelmente foi uma grande oportunidade perdida.

Ainda sinto que o teorema de Aleksandrov-Zeeman é muito menos conhecido do que deveria, especialmente no que concerne o ensino de Relatividade Restrita. Assim, é mais que apropriado celebrar esta outra conquista em memória de Sir Prof. Erik Christopher Zeeman, FRS (desta vez com todos os títulos honoríficos).

(Disclaimer: esta é a tradução para o português do texto em inglês que escrevi na minha TL do Face)

Post has shared content
 
Esse estudo pode ser dividido em duas partes hidrostática e hidrodinâmica. Se em equilíbrio estivesse, o líquido tenderia igualmente para todos os lados. Mas o que ocorre no filme não é uma visão de equilíbrio. Concorre, assim, para a hidrodinâmica do fluido os fenômenos da viscosidade, escoamento e difusão. Depois que a parte superior da bexiga arrebenta observa-se que a água tende a subir devido a Lei da ação e reação. Podemos observar, ainda, outros fenômenos concorrendo com o movimento. A segunda Lei de Newton, o princípio fundamental da dinâmica, faz com que a massa seja acelerada uniformemente através da força gravitacional aplicada ao centro de gravidade do objeto que se deforma perdendo massa. Ainda, outros fenômenos concorrem para a perfeição da imagem: A tensão superficial tende a agir sobre as moléculas de água mantendo o líquido unido. A parte superior do cogumelo d'água tende então a se expandir tensionado pelas forças de resistência do ar e de tensão superficial entre as moléculas. Chega a um ponto onde a tensão superficial é superada pelas forças gravitacional (na direção da vertical do lugar e sentido relativo de cima para baixo) e de resistência do ar (na direção da vertical do lugar e sentido relativo de baixo para cima). O chapéu d'água se abre tal como um guarda-chuvas na ventania. A tensão superficial se rompe e notamos gotículas lançadas com velocidade uniformemente variadas. Devemos dar graças à Deus em podermos ver essas pequenas coisas e pedir a ele que nos mostre outras coisas ainda ignoradas, caso seja para o bem da Natureza.

Pergunto: Alguma coisa passou despercebida? Repare que a parte superior da bexiga estava presa por uma presilha esta depois que foi lançada verticalmente para cima desce em movimento uniformemente variado. Esta presilha foi lançada para cima de acordo com a força elástica descrita pela Lei de Hooke generalizada (ver resistência dos materiais).

A descoberta das ondas gravitacionais é a descoberta do gravitão?

A simetria de escala pode ser uma chave para as novas teorias cosmológicas, como de Roger Penrose.

Alguém já ouviu falar em "magnetismo gravitacional"?

Post has attachment
Você jé pensou em ajudar o projeto SETI (Procura de vida extraterrestre)
Se você instalar o Boinc, em sua máquina vai ajudar a ciência a buscar soluções para Humanidade...

Post has attachment
O Universo Numa Gota D'Água
O Universo Numa Gota D'Água
josericardorv.wordpress.com

Post has attachment

Galera quem puder me cede ai o link do Alicerces da Física - Kazuhito, Carlos e Fuke então se alguém puder me passar os 3 volume eu agradeço. 
Wait while more posts are being loaded