Já que a Matemática é o centro de minha vida, melhor ter uma definição bastante clara e precisa do que vem a ser ela.

Apesar de sua história confundir-se com a história da própria humanidade, tendo início no Neolítico com o advento da escrita, ainda é um campo em desenvolvimento, e, em virtude disto, podem haver pensamentos ligeiramente diferentes quanto ao seu conceito. A mim, defino:

"Matemática é ciência, filosofia, arte, linguagem e conjunto de ferramentas lógicas que estuda, descreve e analisa padrões quantitativos de medida, contagem e codificação observados através dos sentidos."

O que vem a ser "padrão"? Diria que uma "forma" apreciável pelo pensamento, seja ela visual ou não, tateável ou não, audível ou não. Geralmente estas "formas" destacam-se por sua periodicidade e frequência, tornando-se um ente a ser observado com atenção.

Quando disse "(...) através dos sentidos.", fui genérico a não referir-me aos sentidos corporais humanos, pois qualquer ser dotado de vida possui órgãos sensoriais, que podem ser diferentes dos nossos, e, portanto, também pode apreciar a Matemática, um conhecimento universal.

Dada sua dependência original da percepção (digo "original" porque, através da observação do real, pode-se criar conceitos o quão abstratos se desejar), seus fundamentos possuem ligações e interfaces com outras ciências, como a Física, Estatística, Computação e outras.

Post has shared content

Post has attachment
Qual a melhor linguagem de programação para aqueles que estão começando a programar agora? 

Nesta série de 2 vídeo, tratei de responder a pergunta que mais me foi feita desde que iniciei o projeto eXcript:

- Qual a melhor linguagem de programação para quem está aprendendo a programar?

Neste primeiro episódio, tratamos do tema de maneira geral, enquanto que no segundo episódio, que já está disponível, estudamos 6 perfis de programadores e então, foi definido a melhor, ou então, as melhores linguagens de programação que se adequam a cada perfil.

Este pode parecer um trabalho fácil, onde basta falar o aquilo que vem a mente e então publicar... mas acredite, estou há 3 meses produzindo essas 2 aulas! Por isso, não pense que darei um palpite de qual linguagem você deveria programar, mas sim, trato de mostrar o porque escolhi essa e não aquela linguagem.

Espero que esse vídeo responda a pergunta proposta ou que pelo menos, ajude no caminho e na sua decisão! E claro,  compartilhe e curta o vídeo, se o trabalho foi interessante a você, também pode será, para os seus amigos e contatos!

https://www.youtube.com/watch?v=hzb3dL9luf0&list=PLesCEcYj003StiqksigwbXsLu3zUXuUbb

Post has shared content
Veja em (http://ggbtu.be/m1600709) uma outra proposta de construção da figura indicada pelo Sérgio Dantas, a qual ele encontrou no Pinterest. Além da aparência e comportamento similares, acreditamos que seria interessante buscar novas estratégias para sua construção com o GeoGebra. Eu usei e abusei do comando "sequência" e de outros, todos aninhados. Quer aprender ou entender como fazer? Não perca a inscrição para a 8ª edição do curso de GeoGebra no grupo "O Geogebra" do facebook.
Animated Photo

Post has shared content

Post has shared content

Post has shared content

Post has attachment
http://TrianCal.esy.es
(Triângulos calculadora on-line desenvolvido por Jesus S.)
 
TrianCal é um triângulos calculadora online que funciona com qualquer combinação de valores que incluem os lados, alturas, ângulos, área ou perímetro de qualquer triângulo, calculando-lo com a menor quantidade de possíveis valores (geralmente três).
 
Outras funções:
- Desenhe o triângulo (s) com GeoGebra.
- Defina o intervalo de valores permitidos para cada elemento.
- O tipo de ângulo.
- O tipo de triângulo por seus lados e ângulos.
- Seleção de idioma (Inglês ou Espanhol).
- Selecione e ângulos [graus (°), radianos graus, minutos e segundos (° '") ou graus e minutos (°')] é.
- Número de casas decimais para mostrar nos resultados (0-15). - Você pode usar as teclas de seta e a tecla Tab para navegar através das configurações.
- Menu drop-down para selecionar valores confortavelmente.
- Crie um link (URL) para o triângulo atual.
- Um correio ícone para se comunicar com o autor.
NOTA: Você deve usar o navegador Google Chrome para exibir corretamente TrianCal.
 
Exemplos de combinações possíveis:
- A área, perímetro e outros dados (lateral, de altura ou ângulo), se o triângulo equilátero fora não precisaríamos os dados terceiros.
- 2 ângulos e outros dados (se o valor não é posto de lado "a" é 10).
- Uma mão, um alto e um ângulo.
- 3 alturas.
- 3 lados.
- 2 alturas e perímetro.
- Qualquer outra combinação de valores.

Post has shared content

Post has attachment
Wait while more posts are being loaded