De 29/11/2017 a 02/12/2017 na UFAM – Universidade Federal Do Amazonas - Manaus/AM.
Evento Facebook: www.facebook.com/events/292437911191052 Inscrições: https://www.even3.com.br/CIRIEC Informações: http://www.ciriec-brasil.org.br/ciriecamazonia/

Post has shared content

Post has shared content
Em entrevista recente á BBC Brasil, o novo Presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o Dentista e pastor Evangélico Antônio Costa, deu declarações sobre sua visão para conduzir a Instituição Governamental. Além de informar como visa conseguir apoio na sociedade civil para auxiliar nas políticas públicas para os índios, Costa também se posicionou favorável à intervenção religiosa nas comunidades nativas brasileiras. Vamos entender um pouco mais sobre isso e ressaltar o porquê de serem tão graves algumas dessas declarações.

Post has attachment
O deputado afirmou que as reservas indígenas e quilombolas atrapalham a economia: “Onde tem uma terra indígena, tem uma riqueza embaixo dela. Temos que mudar isso daí”. Ele disse que foi “a um quilombo”. De lá, voltou com a seguinte percepção: “O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles.”

Post has shared content

Post has attachment

Post has shared content
“Já vi que a cultura indígena, que resistiu tantos anos à perda de terras para os ‘brancos’,vai ser dizimada pela 'palavra de Deus'.” (João Murad)


Difícil não se indignar. Não satisfeitos em incomodar, seja na rua, na mídia ou nas redes sociais, os missionários cada vez mais se metem no meio do mato para acabar com a única coisa original que resta da população indígena brasileira: sua cultura.

Qual o objetivo de se adulterar uma sociedade já tão frágil, tão sem-identidade e que se agarra aos últimos fios de tradição e origem que resta pra eles? Qual a melhoria em substituir o pajé por um pregador? Qual o benefício de se acabar com a noção de deus-natureza que os índios têm, que é uma das mais bonitas e compatíveis com nosso planeta, para colocar em seu lugar a cultura de medo de um deus ciumento, que manda seu filhos para o inferno porque qualquer atitude que ele julgue ser indigna?

A matéria diz que o número de índios evangélicos cresceu 42% em dez anos, e que já é de 25% da população. Diz ainda que os esforços das missões estão se intensificando. Inclusive um dos trechos diz que o objetivo da AMI, uma escola de preparação de índios pregadores, é criar uma igreja "genuinamente indígena em cada tribo do Brasil".

Mas será realmente que as crenças dos índios merecem este fim? Estariam os índios em melhores mãos crendo no deus cristão? A mesma covardia praticada contra crianças, que mal sabem distinguir ficção de realidade. A mesma covardia praticada contra a população carente e desesperada por uma migalha qualquer de esperança.

A única diferença entre esse tipo de ação e o nazismo é que o nazismo matava os povos diferentes, enquanto esse mata culturas e crenças diferentes. Mas os métodos são os mesmos. Algo precisa ser feito para evitar a extinção de mais um elemento da história deste país, principalmente um dos poucos que ainda permanece vivo, mesmo com toda ameaça.

Link para a postagem:http://perspiciencia.blogspot.ch/2012/07/evangelicos-contra-cultura-indigena.html

https://plus.google.com/108044854829182383869/posts/hjt93L1NLto

Gostaria de agradecer a todos que colaboraram esse ano conosco, que com o seu amor prestigiou aos povos indígenas, mesmo que em uma simples pagina como a nossa. Que no próximo ano possamos ser todos felizes como temos direito, mesmo se nossa alegria incomodar tantas pessoas...Pois o nosso maior trabalho em 2016 será odiar menos, por isso meu coração agradece ao seu coração. um abraço de quem foi educada a abraçar e não a descriminar.

Post has shared content
"...Missionários fundamentalistas são comuns, por exemplo. Eles trazem grandes conflitos, porque tentam impor uma religião que não é a dos índios. Isso tem uma ação negativa e fere a nossa Constituição e os tratados internacionais."

Post has attachment
Não a PEC 215
Wait while more posts are being loaded