A empresas max alimentos,trabalhar com a distribuição de alimentos não perecível para todos os lugares do Brasil encontra-se localizada na região metropolitana do recife travessa 16 da rua José Queiroz de alance N° 336 atendimentos das 08:00 às 19:00 horas.

Á Direção!

Transporte de produtos alimentares
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O transporte de produtos alimentares (também conhecido por transporte de bens alimentares) para consumo humano, deve garantir o estado natural e a qualidade dos produtos transportados sendo estes refrigerados ou não. O objectivo é impedir o seu contágio e degragação durante o transporte (Branco, 2003).

O transporte de produtos alimentares deve apresentar determinadas características, e seguir diversas normas, para que a segurança alimentar dos consumidores não esteja em causa. Dentro dos veículos de transporte existem vários modelos consoante o produto alimentar que transportam, sendo os veículos que transportam alimentos perecíveis os que apresentam maiores cuidados nomeadamente com a temperatura. Outro ponto muito importante é a higiene destes veículos, tudo deve ser feito de modo a contribuir para um transporte seguro.

Índice [esconder]
1 Requisitos para os carros de transporte
2 Características do transporte
3 Transporte de alimentos
4 Higiene no transporte de produtos alimentares
5 Referências
6 Ver também
7 Bibliografia
8 Ligação externa
Requisitos para os carros de transporte[editar | editar código-fonte]
O transporte de produtos alimentares deve seguir os seguintes requisitos (Transporte, 2004):

A caixa onde é transportada as mercadorias não pode estar em contacto com a cabine do condutor;
O piso deve ser vedado para que não saia líquido para o exterior;
As paredes devem ser lisas;
Os estrados devem ser resistentes e impermeáveis, e devem facilitar a circulação do ar;
Devem ter dispositivos de refrigeração, para que se mantenha a conservação dos produtos que necessitem;
Os veículos para transporte de carcaças, quartos ou peças de carne devem estar equipados com ganchos a uma altura a que os alimentos não tenham contacto com o chão;
O transporte de pão não deve ter a superfície forrada com tecido;
Os equipamentos de ventilação natural devem estar desligados com o veículo carregado.
Características do transporte[editar | editar código-fonte]
O transporte deve ter determinado tipos de características consoante os alimentos que transporta, existe (Portaria, 1991):

Transporte aberto – Constituído por material não tóxico, com fácil limpeza, e desinfestação. Este transporte é para leite em embalagens metálicas, bebidas em garrafas, hortícolas e produtos idênticos.

Transporte aberto com protecção – Constituído por material de fácil limpeza com protecção de lona, plásticos e outros. Este transporte destina-se a biscoitos, cereais, derivados dos farináceos, temperos e especiarias, café, água mineral, doces, massas secas, óleos, sal, açúcar e derivados, alimentos em embalagens hermeticamente fechadas e produtos idênticos.

Transporte fechado à temperatura ambiente – Constituído com material não tóxico, com resistência, de fácil limpeza e fácil desinfestação, este transporte deve garantir que os produtos não se movam para garantir a sua integridade. Destina-se a produtos de panificação, produtos salgados ou de conserva, pescado salgado ou fumado, produtos de pastelaria e produtos análogos.

Transporte fechado, isotérmico e refrigerado – Constituído por material liso, com resistência, não tóxico e impermeável. Para uma conservação a quente a temperatura deve ser mantida acima de 65 °C, para um produto refrigerado deve manter-se entre 4 °C a 6 °C, resfriado entre 6 °C a 10 °C, para produtos congelados entre -18 °C a -15 °C tendo sempre em conta as especificações do fabricante, os termómetros devem estar em condições de bom funcionamento. Devem estar equipados de estrados, prateleiras, caixas e ganchos. Este transporte dirige-se a carnes, sumos, creme vegetal e margarina, congelados ou supercongelados, gelados, gorduras em embalagens metálicas, produtos de pastelaria que necessitem de controlo de temperatura, refeições prontas para consumo e produtos idênticos.

Transporte de alimentos[editar | editar código-fonte]
Este tipo de transporte necessita um controle de temperaturas muito rígido e a adequação às normas para especificas para estes.

Os alimentos perecíveis estão regulados pela norma geral e pelo acordo internacional de transportes – APT, este acordo tem como objectivo que os alimentos sejam transportados internacionalmente e que garantam as condições para o consumo, assim como os veículos de transporte devem garantir as condições técnicas necessárias.

O transporte de alimentos perecíveis deve ser efectuado em veículos isotérmicos, refrigerados, frigoríficos ou ainda caloríficos. Para cada alimento estão especificadas as devidas temperaturas:

-18 ºC,malhados e ultracongelados,
6 ºC Manteigas,
4 ºC Produtos de caça,
4 ºC Leite cru para consumo,
6 ºC Leite destinado à industria,
4 ºC Produtos lácteos (iogurtes, natas e queijo),
6 ºC Pescado, moluscos e crustáceos embalados em gelo, e produtos a base de carne,
7 ºC Carne,
4 ºC Aves.
A norma estabelece as seguintes definições (Transporte de alimentos perecíveis, 2008):

Veículos isotérmicos – Veículo onde a caixa tem paredes isoladas, incluindo as portas o solo e o tecto.

Veículo refrigerado – Veículo isotérmico mas com uma fonte de frio, que permite regular a temperatura até -20 ºC.

Veículo frigorifico – Veículo isotérmico mas com um mecanismo capaz de produzir frio, reduzindo assim a temperatura entra 12 a -20 ºC.

Veículo calorífico – Veículo isotérmico mas com uma fonte capaz de produzir calor, permitindo elevar a temperatura e mantê-la 12 horas, constante ou superior a 12 ºC.

Higiene no transporte de produtos alimentares[editar | editar código-fonte]
Os carros que transportam produtos alimentares devem ser desinfestados e lavados diariamente, esta limpeza deve incluir as paredes o tecto, barras e ganchos, piso e estrados. Os recipientes que transportam produtos alimentares também devem ser lavados diariamente. Em particular nos veículos que transportam carne devem ser removidas todas as gorduras (Transporte, 2004).

Referências[editar | editar código-fonte]
Banco de alimentos e colheita urbana: Transporte de alimentos [Em linha]. Rio de Janeiro: SESC/DN, 2003. [Consult. 3 Mai. 2008]. Disponível em WWW:<URL:http://www.mesabrasil.sesc.com.br/Cartilhas/Cartilha%20Transportador.pdf.>. ISBN 978-85-89336-04-8
Transporte de alimentos perecíveis. Qualfood: Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar [Em linha]. Porto: Biostrument, 2008. [Consult. 28 Maio 2008]. Disponível em WWW: URL:<http://qualfood.biostrument.com/index.php?option=noticia&task=show&id=38>.
PORTARIA CVS-15. Normas para transporte de alimentos para consumo humano [Em linha]. 7 Nov. 1991. [Consult. 3 Maio 2008]. Disponível em WWW:<URL:http://www.engetecno.com.br/legislacao/rotulagem_transp_almtos.htm>.
Transporte de bens alimentares: características dos carros de transporte. O portal de hotelaria, restauração e bebidas [Em linha]. Lisboa: Ambigib, 2004. [Consult. 3 Maio 2008]. Disponível em WWW:<URL:http://www.portalimentar.com/ArtigoDisplay.aspx?ID=202>.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Transporte
Alimentos
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
NP 1988:1982. Carnes, derivados e produtos cárneos. Torresmos. Definição, características e acondicionamento. Lisboa: IPQ.
Ligação externa[editar | editar código-fonte]
Portal de Segurança Alimentar
Categoria: Logística
Menu de navegação
Não autenticadoDiscussãoContribuiçõesCriar uma contaEntrarArtigoDiscussãoLerEditarEditar código-fonteVer históricoBusca

Pesquisar na Wikipédia
Ir
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
Informar um erro
Loja da Wikipédia
Colaboração
Boas-vindas
Ajuda
Página de testes
Portal comunitário
Mudanças recentes
Manutenção
Criar página
Páginas novas
Contato
Donativos
Imprimir/exportar
Criar um livro
Descarregar como PDF
Versão para impressão
Ferramentas
Páginas afluentes
Alterações relacionadas
Carregar ficheiro
Páginas especiais
Hipeligação permanente
Informações da página
Elemento Wikidata
Citar esta página
Línguas
Adicionar ligações
Esta página foi editada pela última vez à(s) 01h33min de 5 de outubro de 2017.
Wait while more posts are being loaded