Post is pinned.Post has attachment
Respeitável Público (minha vida virou um circo!)

Após três longos meses de tragédias e incidentes (Update do I.M.E ferrando o MacMini, Update do Meltdown travando o MacOS, microondas queimando, site levando DDoS, CPU Xeon abrindo o bico, cliente sendo sabotado - até o chuveiro queimou, cazzo!) mas muito trabalho duro, finalmente apresento para sua apreciação a Versão 1.1 da Confederação de Micro-Serviços do Lisias!!! :-) [1]

O Histórico de Mudanças está grande PRA CARAMBA, e quase tudo é infra ou refatoração - a lista completa está no link [2] abaixo!

Mas a melhor mudança (que por ironia, foi a mais simples de implementar!!!) é a capacidade de indexar conteúdo de Imagens de Disco (e, também, de arquivos ARJ, ZIP, RAR, 7Z, e TAR.GZ)!

Sim, amiguinho, agora você pode procurar o seu joguinho preferido da sua infância pelo nome do arquivo que você executava, ao invés de torcer para o nome da imagem de disco (ou do arquivo zip que o contêm) mencioná-lo! :-)

Isso também abre portas para indexar os arquivos DESCRIPT.ION e INFO.DIZ que eram comumente usados na época das BBS e dos CD-ROMs! :-)

Por motivos óbvios, o consumo de memória está se tornando estratosférico, a ponto dos RPis não serem mais capazes de gerar sozinhos os datasets (aquela DELL 1425c entrou na jogada pra isso!). E alguns datasets só podem ser servidos por RPi3 devido ao custo de memória. Por esse motivo, neste momento apenas o Asimov está com suas imagens de disco indexadas. O consumo de largura de banda também está ficando proibitivo, de forma que apenas os repositórios que possuem mirrors locais serão indexados desta forma. (Nota: precisa-se de [mais] storage - alguém doando um HD 3.5" de 2TB Hitachi?)

Mas mais virão pela frente, na medida em que meu cluster de RPis for sendo implantado! :-)

Também vale mencionar que o Vitrola MSX [3] também está sendo indexado, e um front-end básico está disponível em [4]. Mais novidades à respeito em breve!

O Canal AmigaMod do WebRadio [5] da Confederação está aceitando arquivos de mais repositórios (atenção especial à Hornet e NVG.Sounds, repletos de MODs da época!). Ver os links com notas musicais no nome em [4].

E, por fim, finalmente os Archives Metalab's PDP e o http://Scene.org estão no ar!!

Divirtam-se!!

[1] http://service.retro.lisias.net/
[2] http://service.retro.lisias.net/description/history.md
[3] http://retro.lisias.net/guests/alexomello/vitrolamsx/
[4] http://service.retro.lisias.net/search/
[5] http://service.retro.lisias.net/radio/
Photo

Então o cidadão passa 6 semanas desenvolvendo novas funcionalidades, e dá um tremendo overhaul das existentes.

Deixa tudo nos trinques, lindo de ser ver. Vai pro deploy, e quebra a cara porque esqueceu de reimplementar uma feature - que por azar, também tinha esquecido de documentar. =P

Bom, paciência. Rollback.

E não é que deu xabú também? Parte das novas features são mudanças na infra, e, óbvio, a RELEASE anterior não suportava! =P

Backporting pra RELEASE anterior. Testa. Implanta. Descobre (mais) uns bugs latentes (que eram o motivo de tanto trabalho na nova release anyway), e como isso vai acabar dando problema mais tarde, conserta.

Deploy. Teste de integração.

Massa. Tudo funcionando de novo. RELEASE velha na INFRA nova.

Tudo testado, todo o sistema é passado no pente fino para checar se não ficou nenhuma outra feature não documentada =P pra trás.

Feito.

Agora faz front-porting nas alterações feitas na code base anterior, já que acabei consertando (mais) alguns bugs lá.

Feito

2 dias de trabalho duro recompensados pelo sucesso, agora é hora de correr atrás da maldita da feature esquecida na code base nova.

20 minutos de trabalho. Tá pronto já.

Se tivesse um boteco aberto aqui perto eu tava lá.

Sem mais para o momento...

(sigh). Serviços restaurados para a RELEASE 1.0.8 de... Novembro de 2017. :-)

2 meses de código novo voltaram pra prancheta porque esqueci que 20 linhas existiam e não reimplementei na refatoração! =D

Bom, segue o bonde.

A Confederação está operando parcialmente. Alguns serviços ainda não subiram, mas vão subir em breve.

Há chances de instabilidade momentâneas nas próximas horas.

Eventualmente eu realizo algo que me deixa orgulhoso (húbris, não vaidade). E algumas destas me deixam muito orgulhoso.

Este FdS foi uma destas últimas.

Features planejadas há um ano atrás foram implementadas (quase) sem susto. Refatorações necessárias há meses foram realizadas (quase) sem efeitos colaterais (e estamos falando de Python).

Novas search engines levam mais tempo fazendo front-end que implementando back-end. Mudanças no ambiente de execução (ou de ambiente inteiro!) são tão simples quanto editar um arquivo texto (fora a montagem do dito ambiente!). UM arquivo texto.

Escalar tanto horizontalmente como verticalmente é uma questão de gerência de configuração. Só não é automático, mas a AWS taí pra gente brincar disso mais tarde. E sim, já tá funcionando! :-)

O que me faz lembrar, escalar é transparente em todos os casos - providers e hosts entram e saem do ar, e ninguém percebe (exceto se for o último provider do datasource, mas aí também...)

O único atrito que vai ser difícil descascar é a dependência crítica de um ponto focal único. Recuperação de desastres está implementado - se o ponto focal cair, ao levantar de novo ele recupera o estado - mas ainda falta bolar um mecanismo de redundância. Um pool de service buses (que o Proxy, essencialmente, é) com estado compartilhado deve ser a melhor solução - mas tem chão ainda.

E a coisa toda tá rodando em alguns Raspberries Pi! :-)

Yeah. Tô orgulhoso de mim hoje. :-)

Aviso à todos os usuários (eu mesmo =P):

A Confederação foi pro chão para manutenção.

A infra sofrerá um belíssimo revamp nas próximas semanas, e estou preparando o terreno para não ter que ficar uma semana inteira derrubado se tentar fazer tudo de uma vez.

Voltaremos ao ar até o fim do dia (leia-se meia-noite), ou antes se a RealLife(tm) não atrapalhar muito.

Post has attachment
Não é exatamente Confederação, mas como o Alpha dos Banco de Dados usam isso, vamos lá.

Terminei o conversor de SQL de MySQL para Postgres para o ZXDB. Dá pra pegar o mais recente, jogar na ferramenta, e ela gera os scripts para subir o treco todo sem absolutamente nenhum erro - sim, eu reordenei a criação de tabelas e a inserção das tuplas para respeitar integridade referencial. :-)

(cara, quase um ano sem mexer nessa joça - ainda bem que o cara que começou essa ferramenta era bom de código! O:-) )

https://bitbucket.org/Lisias/retrodb/

Aviso aos navegantes: NÃO USEM Java9, pelo menos no MacOS.

PONTO.

De uns dias pra cá (e não tenho a menor idéia do gatilho que começou isso), meu Eclipse começou à crashar no nada, sem motivo aparente, mas normalmente ao tentar dar "fold" nas funções - comportamento sistematicamente reproduzido justamente na classe mais importante da Confederação que estou refatorando.

Durante 15 dias, o Eclipse Neon (com Pydev e JDT) funcionou sem absolutamente nenhum problema - até uns 2 dias atrás (talvez devido à uma update da Apple?).

De um jeito ou de outro, capei fora esta merda e instalei o JRE 8 da Oracle, e o problema aparenta estar resolvido.

Até a próxima update da Apple, imagino....

Post has attachment
(sigh).

*.modland.com tá fora do ar. De acordo com os caras, eles tiveram um crash de HW. =/

http://www.modland.com
ftp://ftp.modland.com

Bom, paciência. Aguardemos.

Neste meio tempo, estão servindo as buscas em https://www.exotica.org.uk/wiki/Special:Modland

O FTP deles está em ftp://aero.exotica.org.uk/pub/mirrors/modland

A próxima versão da Search Engine vai estar apontando para estas URLs

People...

Preciso de idéias para um Logo para a Confederação. Precisarei disso para a próxima etapa do projeto.

Qualquer idéia maluca serve (o projeto inteiro é uma maluquice).
Wait while more posts are being loaded