Post has attachment
Elcio Cardoso 
Local da Antiga Estação Mogiana, CMEF - Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em Ribeirão Preto (1882-1971, quando foi incorporada pela FEPASA), Estação demolida em 1967, ao lado da atual FCA - Ferrovia Centro-Atlântica. Av. Mogiana, 2307, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Photo

Post has attachment
Beyer Peacock 4-6-0 = 300
Photo

Post has attachment

Post has attachment
Estação Carlos Gomes, da Cia. Mogiana, no ano de 1967. Na foto aparece o Sr. Wilson, que foi o último chefe desta estação, que fechou em 1968, sendo transferido para a Est. de Anhumas. Via Hélio Silva Jr.‎
Photo

Post has attachment
Carro "chefe do trem" no museu ferroviário de São João del-Rei - 2007
Photo

Post has attachment
DIRETORIA - 1939 - Dentre outros, Joaquim Líbanio Leite Ribeiro, Odir Dias da Costa, Orestes de Moraes Alves, Pelágio Lobo, João da Silva Telles Rudge, Herculano Mendes.
Photo

Post has attachment
Planos e mapas da Mogyana - 3 respostas.

Ernesto Falzone - 29/08/2008
Planos e mapas da Mogyana
Amigos,
So um argentino ya cuase campineiro, por cuanto moro em esta cidade ja faz um tempo. Alem disso, so um apaixonado pelas ferrovias antigas, e nesta regiao, da Mogyana, da Funilense e do sistema de Bondes eletricos que serveram Campinas.
Fico buscando planos antigos da cidade, para olhar o perdurso original das ferrovias, e tambem, muy especialmente, fico interesado no bonde eléctrico suburbano que partia desde a estacao central do trem, e iba até Sousas e Cabras.
Que gostase de compartilhar comigo aquela informacao ficaréi muito agradecido!

Alex Leão - 17/10/2008
Olá Ernesto,

Tenho muito material sobre a Mogiana mas via este fórum fica difícl compartilhar por conta da dificuldade em anexar arquivos. Recomendo que faça a inscrição no grupo "Ferrovias Paulistas" onde você encontrará muita gente que gosta de Mogiana e, através deste grupo, posso te enviar mapas antigos de Campinas com o traçado das ferrovias da cidade.

http://br.groups.yahoo.com/group/ferroviaspaulistas/

Post has attachment
Como você conheceu a Mogiana? - 42 respostas.

Thiago Teixeira - 04/07/2005
Como você conheceu a Mogiana?
Bom, acho interessante saber como começou o nosso contato com a Companhia Mogiana.

O Meu, com o meu bisavô, Antonio Buratto, que era funcionário da Mogiana em Campinas.

Glaucio Henrique Chaves - 24/07/2005
Também não...
Infelizmente, também não vi a Mogiana propriamente dita, só depois que virou FEPASA. Mas meu avô paterno era ferroviário no sul do país e meu avô materno, no centro-oeste. Um dia, um presidente quis construir uma capital nova e o batalhão ferroviário foi transferido de Rio Negro-PR para Araguari-MG. Meu pai entrou para a ferrovia e conheceu minha mãe. Nasci em Goiânia, mas moro em Araguari desde 1985, que era a última cidade da Mogiana.

S R - 26/07/2005
Está no sangue tbém!
Muito jóia achar essa comunidade! Sou descendente do Nicolaus Rehder que foi o empreiteiro do Ramal de Caldas. 

Felipe, com certeza nossas famílias se conheceram! Em 1886, a gente sabe até que o Nicolau recebeu Dom Pedro II em casa para a inauguração das estações e estradas de ferro. Águas da Prata não é longe de SJBV!

Muitos causos pra contar.

Abs.
Sandro

Thiago Teixeira - 28/07/2005
Meu Bisavô
Antônio Buratto trabalhou nas oficinas da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro em Campinas (Famosas Oficinas), além de ter sido maquinista da companhia também.
Percorreu todos os trechos da linha pelo que sei, e ainda possuo a carteira de trabalho dele aqui em casa.
Era um verdadeiro "professor pardal"... Morava na Rua Major Sólon, travessa da Avenida Anchieta, em Campinas, em uma casa que hoje já não mais existe.

Fernando Leopoldino - 02/09/2005
Meu avô trabalhou nas obras de retificação do traçado em Jaboticabal...falou que a epidemia de malária foi braba... tomei contato assim...

Paulo Cury - 03/09/2005
Como você conheceu a Mogiana?
Eu cheguei a viajar na Mogiana em 1970 e 1971, quando ainda circulavam os carros passageiros de aço carbono azuis e amarelos.

Meu avô, Antônio Galelli foi maquinista da Mogiana.

Abs,

Paulo Cury

Andre Luis Bettoni - 12/11/2005
CM
A CM sempre esteve presente em minha vida,meu avô materno era guarda trem aposentado(não o conheci,quando nasci ele já era falecido)mas eu viajava sempre com a minha avó, e quando descobriam que o neto do Limirio estava no trem ,era uma festa.Tenho 43 anos e ainda consegui viajar pela CM.Adorava ir na estação em Campinas ver a partida dos trens noturnos.Naquela época os trens erão pontuais,você podia acertar o relógio com eles.Quando morei em Campinas minha da minha casa avistávamos a linha da CM.Eu e meu irmão sabiamos todos os hor´rios e prefixo das composições,depois mudamos para Hortolandia e passamos a utilizar mais a CP.Mas é muito bom ter essa lembrança.Quando morava em Campinas ,em 1968 foi quando ganhei meu primeiro trem elétrico.

Vicente Roberto Emiliano - 19/04/2006
Fui funcionário na Cia Mogiana
Fui nomeado telegrafista na mogiana no ano de 1960 na cidade de Aguai S.P depois escriturário, compositor, trabalhei ao longo do trecho entre Campinas, a Ribeirão Preto, Casa Branca
a Guaxupé e Ramal de Passos. Fiz concurso
a Chefe Estação e fui titular estação de Guaxupé, São João da Boa Vista, e Aguai onde aposentei em 1990 e hoje resido em Guaxupé desde fechamento Ramal, ocupando
mesma casa onde residia o chefe estação, trabalhei efetivo por 30 anos, e 4 anos em praticagem gratuita antes da nomeação. Conheci a Mogiana desde tempos das locom. a vapor ou seja Maria Fumaça e depois diesel eletricas como GM - GL -G12 por fim vieram as U. 20.
Se alguem se interessar por alguns assuntos referêntes a cia Mogiana, estou a disposição no site.
Vicente Roberto Emiliano
vremil@superig.com.br

ミ★мєισ ƒα∂α ミ★мєισ вяυχα★彡 - 09/05/2006
Estive em Monte Alegre e fiquei besta com a falta de cuidado! Meu Deus, será que esse pais nao vai aprender nunca a preservar sua historia?
Beijos

Victor Justino - 16/06/2006
Infelizmente só pela Internet e pelo meu pai, que muito viajou pelos trilhos desta Companhia.
L G _ L.uciano G.odoy_ - 19/09/2006
como eu conheçi a mogiana e o sonho de reve-la.
Eu conheçi a Cia. Mogiana pois moro em uma cidade onde os trens passavam, eu e alguns amigos temos um sonho de rever o ramal JAGUARIUNA - AMPARO reativado, agora o trem ja esta chegando em jaguariuna na estaçao, e quem sabe o sonho se torne realidade pois os prefeitos da nossa regiao estao com vontade de reativar este velho ramal é dificil mas nao é impossivel. Se isto acontecer nao sera so o meu mas o sonho de mtas pessoas que serao realizados.

Carlos Roberto Flório - 02/10/2006
Meu Pai trabalhou
Meu Pai trabalhou na Companhia Mogiana hoje ele ja tem 81 anos e minha infância foi morando numa casa da companhia posso dizer que tenhos muitas saudades dessa época

J Luiz Gates - 21/03/2007
Meu Avô foi Maquinista da Mogiana e se aposentou falecendo em 1975,
em Casa Branca.Meu tio era chefe de estação de Casa Branca Nova até ser desativada...Muitas saudades desta éopoca...

Pato Banton . - 10/04/2007
Meu avô trabalhou lá por 31 anos, sendo desde telegrafista a chefe de estação. Era apaixonado pela Mogiana.
Aqui uma foto da loco 158
http://app.breternet.org/album/album.php?page=05

E uma foto dele devidamente uniformizado
http://app.breternet.org/album/album.php?page=06

Luis Fernando (Luisinho) - 17/04/2007
COMO EU CONHECI?
Através das histórias do meu pai sobre as viagens que ele fez pelos trilhos da mogiana, curioso fui pesquisar sobre mais esta ferrovia e deescobri sua importancia e também o grande feito de construção de quatro locomotivas a vapor do tipo CONSOLIDATION. O que fez eu gostar ainda mais dela..

Vicente Roberto Emiliano - 14/05/2007
Cia Mogiana Est de Ferro
Para os amigos que conhecem o ramal de Poços de Caldas. trabalhei 
como chefe Estação em Poços de Caldas, Bauxita, Aguas da Prata, São João da Boa Vista, e por ultimo em Aguai onde aposentei em 1990.
Entrei na Cia Mogiana em 1955 com aprendiz, e nomeado em 1960
Hoje resido em Guaxupé, no Patio da Estação que foi extinta, e ocupo
casa que foi da Cia na praça centro da cidade

Eurípedes Hatarian Sampaio - 30/07/2007
Conhecendo a Mogiana
Conheci a Mogiana, quando tinha 14 anos, quando comecei a conhecer a história da formação da FEPASA e depois, fuçando em livros sobre a história do Estado de São Paulo, depois de algum tempo, comecei a amar as ferrovias, e aprendendo sobre trens, ferrovias e etc, e uma das coisas que descobri é que parte dos bancos das antigas estações que pertenciam a Mogiana hoje estão na Estação Júlio Prestes, pois lá estão os bancos com os logotipos da Mogiana.

César Antônio Assan - 12/08/2007
caso de família.
Meu bisavô, italiano e engenheiro, especializado em topografia, que havia trabalhado até com os franceses na Indochina (hoje Vietnã), foi contratado em 1909 para fazer a retificação do traçado antigo da Mogiana. Veio, ficou e trouxe a família.
André (BARNY) FERNANDES - 09/03/2008
meu pai daniel e minha ruth trabalharam na mogiana no
escritorio da campos sales

prof lidia e prof. GUILHERME - 23/04/2008
como conheci a mogiana
SOU NETA E FILHA DE FERROVIÁRIO.
CRESCI NAS ESTAÇÕES DA MOGIANA.
MEU PAI ENTROU AINDA CRIANÇA COMO PRATICANTE , DEPOIS PASSOU PARA TELEGRAFISTA, FOI CHEFE DE ESTAÇÃO E REPRESENTANTE COMERCIAL.
´PELO QUE ME LEMBRO NÓS MORAMOS EM ITAIQUARA, PASSOS, RIBEIRO DO VALE ,CAMPINAS E CASA BRANCA.
MEU PAI SE APOSENTOU EM CASA BRANCA COMO REPRESENTANTE COMERCIAL.
MEU PAI SE CHAMAVA JOSÉ SARDINHA E MORREU EM 1991 NA CIDADE DE CASA BRANCA, ONDE AINDA TENHO OS MEUS FAMILIARES.

Giuseppe Curcio - 08/05/2008
Mogyana
Meu Avo Jose Curcio, e meu pai Paschoal Curcio, trabalharan na Companhia Mogyana, meu avo Jose Curcio ,era Contra Mestre na marcenaria, e meu pai Paschoal Curcio.era contador, no predio que esta abandonado infelizmente,se por acaso alguem os conheceu me mande noticias no aguardo

Tukats =^.^= - 02/08/2010
Eu nasci na Mogiana
Oi gente,

Amei essa comu, eu nasci na Mogiana, meu pai trabalhou lá a vida toda, era torneiro mecânico, nossa como tive uma infância maravilhosa.
Na minha infância brincavamos em frente a asa do seu Carlito, ele colocou uma balança, em baixo da mangueira alguém aí é dessa época?
Nossa tenho a maior vontade de rever os meus amigos de infância.
Tenho 41 anos, morei lá até 1982.

PAULO Ferreira - 16/10/2010
MEU...
Avô foi maquinista na Mogiana seu nome era Joao Ferreira Fontellas Jr viajei muitas vezes com ele...mas como passageiro, meu sonho era ser maquinista. Eu trabalho no Metrô...como segurança...o sonho permanece vivo...agora como operador.

Francisco Marques ferreira - 31/10/2010
trabalhando na Mogiana
Bem, como eu conheci a Mogiana é simples.
Sou de Guaxupé, fui praticante de telegrafo, depois telegrafista e auxiliar de estação.
Rodei, inicialmente o trecho de Casa Branca Tronco até Passos.
Também dei uma passadinha no trecho SPM.
Quando acabaram com a Mogiana, e com a criação da Fepasa, fui para Campinas e rodei praticamente todo o tronco como substituto eventual (folguista).
Um dia resolveram me mandar embora, fui, mas a saudade é grande.
Gostaria de ter contato com ex-ferroviarios para ter noticias do pessoal do meu tempo, já que hoje moro em Goiânia e vou pelo menos umas tres vezes a Gpe.

Qual a locomotiva diesel preferida? - 16 respostas.

Paulo Cury - 08/09/2005
Qual a locomotiva diesel preferida?
Pessoal, 

A Mogiana teve 5 tipos de locomotivas diesel: EMD - G.12, EMD - GL.8, LEW DEIII, ALCO - RSD8 e GE - Cooper Bessemer.

Na opinião de vocês qual a preferidade de cada um?
E a pintura? (lembrando que tivemos três)
Abs,
Paulo

Thiago Teixeira - 10/09/2005
Alco RSD e Cooper-Bessemer
Pena que a Mogiana nunca foi eletrificada.

Thiago Teixeira - 10/09/2005
Ah, e no terceiro padrão de pintura.

Paulo Cury - 31/10/2005
A Cooper que foi para ABPF era da Sorocobana. Uma das principais diferenças entres as Cooper da CM e da EFS era a cabine. As da CM eram totalmente quadradas, enquanto as da EFS tinham a parte superior da cabine levemente inclinadas para dentro.

Andre Luis Bettoni - 12/11/2005
Locomotiva preferida
Com certeza a G-12,sem comparação.
Glaucio Henrique Chaves - 21/03/2006
É uma pena:
Locomotiva nº3135 da FEPASA (originalmente Mogiana), abandonada.

Alex Leão - 17/10/2008
Prefiro as LEWs e Coopers...

Áiram . - 04/12/2008
GM
EMD GP18!

SAmuel Oliveira Serqueira - 25/01/2009
as rs, a 2 pintura

A Questão do Logotipo da CMEF. - 11 respostas.

Thiago Teixeira - 29/10/2005
A Questão do Logotipo da CMEF.
Pessoal;

Estes dias levantei uma questão em uma lista de discussão.

Já repararam nas estações da Soroca e da Paulista? Em todas que visitamos, encontramos o dístico da respectiva companhia presente e em grande destaque, e, andando pelas estações da Mogiana, dificilmente vemos o famoso CM entrelaçado, é só rodar um pouco pra perceber. Geralmente encontramos apenas um CMEF estilizado, ou então nem isso, alguém conhece algum motivo pra isso, ou me contesta?

Paulo Cury - 29/10/2005
Acho que são vários os motivos pelos quais não vemos o logo:

1) A Mogiana não tinha o hábito de colocar seu logo nas estações, até porque eles não tinham a preocupação com a arquitetura de suas estações. 

Elas sempre foram muito despojadas, diferentes da EFS e CP que vimos várias estações imponentes mesmo no interior.

2) A CM sempre teve dificuldades financeiras, por isso sempre buscou fazer construções bem simples.

3)Ela nunca se preocupou muito com sua marca, haja vista que as locomotivas a vapor deixaram de usar o logo CM por volta de 1948, somente no tender elas levavam o MOGIANA e o número ia no locomotiva. 

4) Mesmo na "era diesel" eles usaram o logo CM somente na terceira e derradeira pintura (toda azul).

5) Diversas estações da linha tronco atual foram construídas na fase Fepasa.

Thiago Teixeira - 30/10/2005
Paulo;
Pode me falar de algumas estações que apresentam o dístico da CM? Conversando com o Ralph Gierbrecht, este disse que já se deparou com várias que o possuem, conhece alguma?

Paulo Cury - 31/10/2005
Thiago, quem sou eu para duvidar da palavra do maior estudioso de estações ferroviárias do Brasil.

Particularmente conheço bem as estações da linha tronco da CM e tenho algumas fotos das demais, contudo a CM nunca trabalhou muito a sua marca. Posso te dar alguns exemplos: Uberaba, Ribeirão Preto com certeza não tinham. Vou levantar umas outras e depois repasso.

Thiago Teixeira - 03/11/2005
Belezura Paulo! Obrigado!

Andre Luis Bettoni - 12/11/2005
Logomarca
Thiago, também concordo com o Paulo, a CM não tinha como prioridade o fortalecimento de sua marca, como outras já citadas.Ribeirão Preto (antiga), Cravinhos,São Simão, Santa Rosa de Viterbo, Casa Branca,Franca, Rifaina,nenhumas dessa estações tinham a logomarca da CM , apenas o nome da cidade .Hoje moro em Guaxupé, que também foi ramal da CM e o prédio da estação e da oficina de máquinas estão bem conservados e a própia caixa dágua,não tem nenhuma referência a marca CM.

Andre Luis Bettoni - 14/11/2005
Logomarca detalhe
Thiago;
Conversando com um amigo aqui de Guaxupé, ele fez uma observação interessante: Nas maiores estações e barracões era comum a inscrição Companhia Mogiana nos telhados para visualização aérea, certo.

Glaucio Henrique Chaves - 18/11/2005
Jaguara...
Na estação da Jaguara (proximidades de Sacramento-MG), as antigas casas dos "turmeiros" trazem o CM, não igual ao do logotipo, mas as duas letras separadas (normais).
Aqui em Araguari, a Estação Stevenson tem alguns tijolos com a inscrição CSM. Será que tem alguma coisa a ver com a mogiana, ou será só coincidência?
Wait while more posts are being loaded