Post has attachment
Estamos no final do nosso MOOC. Consultem a mensagem de encerramento aqui: http://inctec2014.blogspot.pt/2014/06/encerramento-do-mooc-inctec-2014-8-de.html

Post has attachment

Post has attachment
A mensagem sobre o ponto da situação acerca do módulo 4 pode ser lida aqui: http://inctec2014.blogspot.pt/2014/05/mensagem-ponto-de-situacao-do-modulo-iv.html

Continuação de boas atividades!

Post has attachment

Post has attachment
MOOC INCTEC 2014 - FAQ do módulo 3 já está disponível

As perguntas mais frequentes colocadas acerca do módulo 3 já estão disponíveis através de uma hiperligação em Ajuda.
Também lá podem consultar as relativas aos módulos 1 e 2 e à introdução.
Continuação de boas atividades e bom fim de semana!
http://inctec2014.blogspot.pt/p/faq-perguntas-especificas-sobre-o_9.html

Post has attachment

Post has attachment
Mensagem - Módulo II - ponto situação (26 abril)

Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio

Esta mensagem constitui um ponto de situação da primeira semana do Módulo II sobre Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio.
Dado que alguns participantes já começaram a submeter trabalhos realizados no âmbito das atividades propostas, abrimos um novo quadro no Pinterest «Atividades – Módulo II» para os agregarmos.

Alguns participantes ainda se encontram a fazer e-portefólios e apresentações, bem como atividades do Módulo I, que podem continuar a submeter nos respetivos espaços.

Dado que existem páginas Web próprias e formulários onde devem submeter as reflexões e trabalhos e, por vezes, alguns de vós se sentem perdidos, decidimos construir um diagrama da estrutura dos espaços do MOOC para vos ajudar a situar melhor:



Sobre os Comentários/Reflexões:

Em cada Módulo propomos que submetam um comentário/reflexão sobre o respetivo tema e partilhem na página Web do respetivo Módulo.

Para estimular a discussão temos colocado questões concretas, mas o(s) comentário(s) pode(m) ser livre(s) desde que relacionado(s) com a temática.

As áreas de atividades também têm área de comentários onde devem ser partilhados os URL dos produtos das atividades.

Na primeira semana do MOOC, abrimos várias páginas, a partir da página de Introdução, onde deveriam partilhar os endereços eletrónicos (URL):

Apresentação pessoal
e-Portefólio
Identificação de grupos de trabalho

Pedimos também que submetessem os URL dos e-portefólios e a constituição dos grupos através de formulários.

Quem ainda não o fez, pode submeter. A possibilidade de comentarem e submeterem as atividades continua aberta, apesar de prosseguirmos com o calendário do curso.

Os Módulos I, II, III e IV têm a mesma estrutura, pedindo-se para submeterem um comentário/reflexão sobre o respetivo tema e partilharem na página da atividade o URL do produto/artefacto que construíram. O URL da atividade deve ser submetido igualmente através de formulário.

Esta submissão é importante para efeito de certificação final e mais facilmente podermos cruzar os dados dos formulários e confirmar os trabalhos submetidos.

Dado que o e-portefólio será a peça nuclear para emissão da certificação, nele devem constar os comentários/reflexões que tiverem partilhado, bem como todos os trabalhos realizados (trabalhos de grupo deverão ser replicados em cada e-portefólio individual).

Como já referimos anteriormente, o e-portefólio tem um carácter pessoal tal como a certificação, pelo que se existirem pares/grupos com e-portefólios comuns que desejem certificação final, terão de criar e-portefólios individuais.

Recomendamos que testem sempre os endereços eletrónicos dos produtos das atividades (e-portefólios e apresentações) antes de os partilharem, para verificarem se estão a abrir ao público. Continuam a ser submetidos alguns URL que não abrem ou apresentam erro. Alertamos para a área de AJUDA onde estas questões têm vindo a ser esclarecidas.

Foi dado destaque, na barra lateral do website do MOOC INCTEC2014, ao tratamento do questionário de diagnóstico dos participantes deste MOOC, preenchido na primeira semana, cuja colaboração agradecemos. Julgamos que todos terão curiosidade em saber «quem somos».

Gostaríamos de congratular todos os que têm alimentado a discussão temática com reflexões aprofundadas, contribuindo assim para elevar o nível do debate.

Devido ao elevado número de comentários tivemos de reconfigurar o sistema e, neste momento, para visualizarem todos os comentários, para além dos 200, terão de clicar (no início ou fim dos comentários) em «mais recente» ou «mais antiga».

Os trabalhos de exploração e sistematização dos recursos disponibilizados revelam também um grande investimento pessoal/grupo. Congratulamos os participantes que estão a explorar, pela primeira vez, algumas das ferramentas ou funcionalidades mais avançadas das ferramentas.

Desejamos uma boa reflexão e um bom trabalho durante a próxima e última semana do Módulo II.

A equipa INCTEC2014
Photo

Post has attachment
MOOC INCTEC 2014 - Resultados do questionário aos participantes 

Caros participantes

Já está disponível um documento com os resultados do questionário que preencheram na semana introdutória, entre 31 de março e 6 de abril.
Podem consultá-lo na coluna do lado direito do sítio do MOOC.
A todos os que contribuíram, os nossos agradecimentos!
A equipa INCTEC2014

Post has attachment
Olá pessoal, acabo de postar meu link da atividade do módulo 1 no e-portefólio, no site do MOOC e registrar no formulário. Tive tantas dúvidas ao ler a publicação unidades de ensino estruturado para alunos com perturbações do espetro do autismo. Como funciona de fato a inclusão de alunos autistas em Portugal? É tão perfeito como parece narrado nas normas? Há mesmo essa fartura de recursos humanos e materiais para atender a todos os autistas em seu país? Segue minha apresentação em ppt com áudio feita usando knovio. Nela, descrevo um pouco da realidade da inclusão no Brasil e faço perguntas a vocês. Queria ver como é um PEI, um plano de ensino individualizado, achei muito interessante a proposta. Abraços, com afeto, Maria José. O link é http://watch.knowledgevision.com/1ee7f0f056c04b93bb611e1b4aec3350 e meu portefólio é http://mariajosecosta.wix.com/zezemooc

Post has attachment
Olá a todos,
Módulo I - Usando o bubbl.us construí um mapa concetual sintetizando de forma esquemática e muito sintética as ideias-chave da Declaração de Salamanca. 
Esta ferramenta permite criar de forma gratuita até 3 mapas de conceitos ou em alternativa, depois de os exportarmos como imagem, sempre se podem editar os existentes. Na versão básica não é contemplado o código embed/html, apenas o link para hiperligação ou envio de mensagem.
O enorme potencial educativo desta construção do conhecimento permite que também alunos com NEE possam de forma simples e progressiva esquematizar ideias, programar uma apresentação oral, melhorar a compreensão leitora, ...
Photo
Wait while more posts are being loaded