A formação dos professores exige novos conceitos e aprendizagens.
A formações dos docentes mudou e muitos ainda não perceberam. É preciso haver novos conceitos, conhecimentos e concepções. O ensino formal é ampliador do informal, ambos se ajudam mutuamente.
Dentre os conhecimentos exigidos na atualidade, destaco a questão ambiental, que faz parte de nosso cotidiano. Abordar e ter formação em educação ambiental é essencial, pois faz parte do contexto do aluno.
Aproximar o aluno de sua realidade é papel do professor. Buscar conhecimentos então torna-se um dever. Por isso, começar pela educação ambiental é uma boa opção.
A educação ambiental é um tema que envolve a todos nós. Com destaque para os educadores que necessitam de formação em educação ambiental ao alcance de todos e com condições apropriadas. Essa formação também deve atender a temas transversais.
A formação de educadores ambientais necessita de um novo tipo de docente, que assuma o conhecimento conceitual, dialético, com interação, afetividade, cognição, interdisciplinar e com contextualização nos problemas ambientais.
Na capacitação em educação ambiental é preciso haver avaliação para medir o nível de aprendizagem. Essa avaliação exige uma formação continuada dos professores, assim como um Projeto Político Pedagógico.
Procura-se por a educação ambiental nas lei e normas educativas de forma interdisciplinar e que englobe a todos os níveis de ensino. Deve ser conduzida a partir da transversalidade, se caracterizando como uma temática interdisciplinar e não apenas como mais uma disciplina.
Para viabilizar no PCN a implantação da educação ambiental, deve haver cursos de capacitação a professores visando à transversalidade e metodologias participativas.
Enfim, a educação ambiental merece maior atenção na LDB, universidades, ONGs e secretaria de educação. Deve-se oferecer formação continuada de qualidade, que inclua a interdisciplinaridade, transversalidade e que esteja ao alcance de todos. Mas, infelizmente, a educação ambiental não está acontecendo da forma adequada. 
Enfim, seja em educação ambiental ou em outro contexto social, o ensino deve acompanhar as necessidades dos alunos e oferecer conhecimentos atuais.

Compartilhe suas experiências, poste novidades sobre pedagogia, inclusão e arte.

Arte na educação infantil e ensino fundamental. Conhecimentos indispensáveis para o professor da disciplina de artes.

Ensinar na educação infantil e ensino fundamental não é tarefa fácil.
Quem é professor ou já teve a experiência de trabalhar com crianças ou adolescentes tem a consciência de que deve oferecer atividades lúdicas. Sabemos que com a disciplina de artes é possível ensinar com o artesanato, que deve estar adequado as necessidades da escola e dos alunos.
*Os trabalhos de arte em forma de artesanato exige dedicação e muitas vezes investimentos financeiros do professor, pois há muitas escolas que não proporciona boas condições financeiras. Com isso é o professor que tem que comprar alguns dos materiais do artesanato. Mesmo assim deve ser oferecido esse tipo de atividade aos alunos, mesmo que seja em datas comemorativas.
*Pode ser usado material reciclado, embalagens usadas de lanches dos alunos, garrafa pet, rolo de papel higiênico, jornal velho, cola bastão, cola de contato, cola quente, tesoura, cartolina, papel ofício, cordão, tnt (tecido), emborrachado (EVA), brilho, tinta, pincel, tampas de garrafas, entre outros.
*Vale ressaltar que a criatividade do professor poderá transformar materiais velhos em belíssimos artesanatos.
*Os tipos de trabalhos de artes na educação infantil ou ensino fundamental irá depender da realidade de cada turma. O ideal é sondar os alunos iniciando com atividades fáceis e aos poucos torna-las mais detalhadas.
*Se você percebe que os discentes não conseguem fazer o artesanato, pode-se facilitar adiantando um pouco e permitir que eles terminem o restante mais fácil.
Uma dica é pesquisar artesanatos na internet ou livros e adequar a sua necessidade.
Por exemplo, se você pesquisa por trabalho do dia das mães e gostou de um cartão enfeitado com flores de massinha de modelar. Saiba que você pode mudar as cores, materiais e o tipo de flor de massinha para de emborrachado (EVA).
Vale lembrar que a disciplina de artes tem 4 abordagens: dança, teatro, música e artes visuais, por isso as atividades de arte não se restringem em artesanatos ou trabalhos esteriotipados, xerografados e repetitivos.

Filme pedagógico os intocáveis

Os intocáveis é um filme pedagógico que conta uma linda história de amizade entre um deficiente físico e um negro, ambos constroem uma amizade de respeito e etica. O filme aborda questões de preconceito racial e preconceito para com o deficiente físico.  Sendo ideal para trabalhar em disciplinas como a de educação especial em sala de aula.

BEM VINDO A COMUNIDADE SOBRE PEDAGOGIA, INCLUSÃO E ARTE.
Wait while more posts are being loaded