Post has shared content
Estamos finalizando o ano mas ainda temos um curso para te apresentar.

Compreendendo as Normas de Encerramento do Exercício de 2015 e Abertura do Exercício de 2016 no Setor Público - Atualizado com implantação do PCASP e DCASP

OBJETIVO
Mostrar as orientações traçadas pelo Órgão Central de Contabilidade sobre um conjunto de ajustes contábeis que se fazem necessários ao processo de encerramento do exercício e consequente elaboração dos demonstrativos contábeis que culminam com o Balanço Geral da União. Informar aos gestores públicos os procedimentos adotados neste período de encerramento, principalmente devido à implantação do PCASP, DCASP e auditores contábeis, aplicáveis aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal e os prazos estabelecidos, cujo cumprimento implicará na correta realização das várias etapas que compõem o processo de encerramento como um todo.

PÚBLICO-ALVO                     
Servidores e ou Gestores Públicos, que atuem nas Setoriais Contábeis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e servidores envolvidos nas ações de acompanhamento, execução e controle dos processos de execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo, e profissionais de administração, economia e gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras.

Conheça o conteúdo programático que será abordado neste evento aqui http://goo.gl/rDwsnC 
Photo

Post has shared content
O Sistema de Serviços Gerais - SISG, integrado pelos órgãos e pelas entidades da Administração Federal direta, autárquica e fundacional , é o sistema que organiza a gestão das atividades de serviços gerais, compreendendo licitações, contratações, transportes, comunicações administrativas, documentação e administração de edifícios públicos e de imóveis. No âmbito do SISG, são estabelecidas diretrizes, normas e atividades operacionais que são comuns a todos os órgãos e entidades que o integram, visando a melhor coordenação e eficiência das atividades de apoio administrativo no Governo Federal. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão é o órgão central do SISG, exercendo essa competência por intermédio da SLTI.

Montamos um curso em laboratório com a finalidade de capacitar os servidores envolvidos nas atividades de cadastramento de fornecedores, catalogação de materiais e serviços, compras e registro de preços de bens e serviços, convênios, contratos e fiscalização.

Este treinamento prático envolverá desde a catalogação de um bem ou serviço, o lançamento do aviso de licitação, o empenho, contrato, fiscalização  à apropriação da Nota Fiscal.
 
Acesse a nossa página para conhecer os temas que serão praticados no período de 23 a 27 de Novembro na cidade de Fortaleza/CE.http://goo.gl/1trI56 
Photo

Post has shared content
Objetivo:
Este curso capacitará os alunos a trabalhar no novo sistema de consultas do Governo Federal, Tesouro Gerencial, que substituiu o Siafi Gerencial para as consultas aos dados a partir de 2015. O curso apresentará aos alunos as principais características e funcionalidades do novo sistema. Apresentará ainda, como subsídio às consultas sobre a execução orçamentário-financeira, os principais conceitos referentes à administração financeira e orçamentária.

2.    Resultados Esperados
Ao final do curso os alunos estarão aptos a realizar consultas no Tesouro Gerencial sobre a execução orçamentária e financeira, obtendo relatórios sobre dotação orçamentária, descentralização de créditos, despesas empenhadas, liquidadas e pagas, receita pública e convênios.

Também estarão aptos a:

- Entender os conceitos do Tesouro Gerencial: Atributos; Métricas; Filtro; Prompt; Grupo Personalizado; Relatório em Branco; Relatório de Bancada;

- Navegar pelo Tesouro Gerencial, compartilhar relatórios; e criar pastas particulares.

- Entender a estrutura das classificações constantes do orçamento público e da execução da receita e da despesa.

- Identificar as etapas da execução da despesa: dotação; empenho, liquidação e pagamento.

- Entender as etapas da execução da receita: previsão; lançamento; arrecadação; e recolhimento;

- Extrair informações sobre a execução orçamentária e financeira da despesa e da receita utilizando o Tesouro Gerencial.

Inscreva-se aqui http://www.ftxtreinamentos.com.br/index.php?page=cursos&id=328
Photo

Post has shared content
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA NO SIAFI OPERACIONAL com atualizações do PCASP 100% PRÁTICO

O curso visa ao conhecimento do Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI, a atualização das rotinas de execução orçamentária e financeira, ao conhecimento teórico sobre os assuntos abordados, e a prática da execução orçamentária e financeira. Ao final do curso o aluno estará apto a:
  Entender a estrutura do orçamento público e suas formas de apresentação.

-  Conhecer o ciclo orçamentário e financeiro.

-  Entender as principais definições e classificações da receita e despesa públicas.

-   Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização.

-  Compreender os procedimentos da programação financeira.

-   Diferenciar crédito de recurso, bem como entender os principais conceitos utilizados na execução orçamentária e financeira (fonte, unidade orçamentária, plano interno, UGR, vinculação)

-   Entender o funcionamento do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber - CPR –(Siafi Web)

-    Conhecer o passo a passo do lançamento de documentos no CPR (Siafi Web) e os procedimentos de execução da despesa no Siafi (empenho, liquidação e pagamento)

 -   Conhecer o passo a passo para executar solicitações, aprovações e liberações de recursos –(Siafi Web)

-   Entender as espécies de Ordens Bancárias e conhecer a rotina de pagamento no Siafi.

- Conhecer os principais aspectos da retenção e recolhimento de tributos no Siafi, com enfoque nas rotinas do Darf, GPS e ISS.

II - PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender aos envolvidos nas ações de acompanhamento, execução e controle dos processos de execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo, e profissionais de administração, economia e gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras. 

III –  METODOLOGIA:

 ​Serão realizadas aulas teóricas sobre os assuntos acima relacionados, além de exercícios de fixação. Assim, os participantes terão o conhecimento da legislação, das rotinas utilizadas e dos conceitos. As aulas são expositivas e participativas, com exemplos de casos práticos, esclarecimento de dúvidas e apresentação de slides. Exercícios práticos no Siafi Educacional. 

IV - INFRA ESTRUTURA:

 O curso terá equipamento para apresentação de slides, internet e quadro para anotações do instrutor. Os alunos deverão possuir senha de acesso à Rede Serpro e ao Siafi Educacional.

V – MATERIAL DIDÁTICO:

Para maior esclarecimento dos tópicos estudados, o curso tem acompanhamento pelo livro Livro Curso de Siafi: Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira. Paulo Henrique Feijó, Liane Ferreira Pinto, Francisco Glauber Lima Mota, Louise Caroline de S. e Silva – 3ª edição, Volume I, Brasília: Gestão Pública, 2014.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I – Noções do Ciclo de Gestão e Siafi Básico

1. Ciclo de Gestão: Noções de PPA, LDO e LOA 2. Siafi: Apresentação e Conceitos Básicos do Sistema: Histórico, Objetivos, Características, Modalidades de Uso. 4. Formas de Acesso, Modalidades de Consulta e Segurança. 5. Nomenclaturas utilizadas no SIAFI: Órgão, Unidade Orçamentária (UO), Unidade Gestora (UG), Gestão, Crédito, Recurso. 6. Conceitos Fundamentais para Navegação e Acesso:  Diagrama do Sistema. Menu Principal. Incluindo e Consultando Mensagens (INCMSG, CONMSG, CONRECMENS) 7. Verbos. 8. Principais Documentos de Entrada de Dados: NC, NE, NL, PF, OB. 9. Transações de Informações e Tabelas Administrativas: Lista de Usuários da Unidade Gestora (LISTAUSUG). Tabela de Órgão (CONORGAO). Tabela de Unidade Gestora (CONUG). Tabela de Unidade Orçamentária (CONUO). 10. Exercícios de Fixação.

Módulo II - Orçamento Público  

1. Aspectos relacionados à descentralização de créditos orçamentários e empenho da despesa no SIAFI. Distinção entre crédito e recurso. 2. Extração de informações da Lei Orçamentária Anual. 3. Conceitos: Esfera Orçamentária. Princípios Orçamentários. Programa de Trabalho. Programa de Trabalho Resumido. Fonte de Recursos. Natureza da Despesa. Indicador de resultado primário. Plano Interno 4. Créditos adicionais. 5. Descentralização do crédito orçamentário. Destaque e provisão.  6.Tabelas: Natureza de Despesa Orçamentária (CONNATSOF), Programa de Trabalho (CONPT), Programa de Trabalho Resumido (CONPTRES), Fonte de Recursos (CONFONTE) 7.Exercícios de Fixação. 

Módulo III – Descentralização de Crédito e Empenho

1. Execução do Orçamento: Roteiro para detalhamento do Crédito Autorizado (DETAORC), para a Descentralização de Créditos (NC), e para o  Empenho da Despesa (ATULI e NE); 2. Passo a passo das Consultas aos Documentos da Execução Orçamentária: Nota de Dotação – ND (CONND), Nota de Descentralização de Créditos - NC (CONNC), Nota de Empenho – NE (CONNE). 3. Passo a passo para Consultas na conta de Crédito Disponível (CONRAZAO). Exercícios de Fixação.

Módulo IV - CPR

1.CPR: Apresentação. Vantagens do CPR. Conceitos Básicos, 2. Estrutura e Funcionamento. 3. Projeto Siafi Web: Inovações; estrutura; plataforma. 4. Estrutura do CPR; navegação; tabelas e funcionalidades do Siafi Web (Novo Siafi); 5. Roteiro para inclusão, consulta, e gerenciamento de compromissos. (INCDH, GERCOMP, DEMCOMP, CONTIPDH, CONSIT).

Módulo V - Programação Financeira

1 – Aspectos gerais da Programação Financeira: O Sistema de Programação Financeira do Governo Federal, O Processo de Programação Financeira no Governo Federal, Regras para Liberação de Recursos, Programação das Receitas e Despesas do Tesouro Nacional, Observações Importantes sobre a Programação Financeira, Apuração do Resultado Fiscal pela Secretaria do Tesouro Nacional (Acima da Linha) 2. Análise dos principais aspectos do Decreto de Programação Financeira e seus efeitos para os gestores públicos, Regras de controle do contingenciamento no Siafi. 3.O processo de programação financeira no Siafi: Regras de controle no Siafi, Acompanhamento do pagamento efetivo dos órgãos, Política de restos a pagar e recurso diferido. 4. Tabelas de Apoio da Programação Financeira: Vinculação de Pagamento (CONVINCPAG). 5. Roteiro para Solicitação, Aprovação, Liberação e remanejamento de Recursos Financeiros. Roteiro para Consultas a Programação Financeira. Exercícios de Fixação.

Módulo VI – Ordens Bancárias

1. Documentos de pagamento. 2. Apresentação das principais características de Ordens Bancárias. Relacionamento das movimentações com o Sistema Financeiro. Prazos de pagamento; Tipos de Relatório; Horários de emissão. 3. Formas de preenchimento no CPR das principais ordens bancárias. 4. Estudo de casos práticos, com enfoque na rotina da OB Fatura. 5. Roteiro para emissão da OBD-Fatura, OBB-Banco com lista de credores, OBC-Crédito. 6. Roteiro para Cancelamento e Consulta das OB. 7 Exercícios de Fixação. 

Módulo VII - Retenção e Recolhimentos de Tributos no Governo Federal

1. Noções Básicas de Direito Tributário 2. Regras para Retenção de Imposto de Renda Pessoa Física e Pessoa Jurídica nos pagamentos efetuados pela Administração Pública: legislação aplicada; fato gerador; regras para retenção pelos órgãos públicos federais; base de cálculo da retenção; isenções, recolhimento do valor retido 3. Regras para Retenção de do INSS nos pagamentos efetuados pela Administração Pública: legislação aplicada; fato gerador; regras para retenção pelos órgãos públicos federais; base de cálculo da retenção; recolhimento do valor retido 4. Regras para Retenção do ISS nos pagamentos efetuados pela Administração Pública: legislação aplicada; fato gerador; regras para retenção pelos órgãos públicos federais; base de cálculo da retenção; isenções; recolhimento do valor retido; 5. Tabelas de Apoio ao Recolhimento de Tributos e Contribuições no Siafi. 6. Exercícios de Fixação.

Módulo VIII – Receita Pública e GRU

1. Receita Pública. Conceito. Modalidades de ingresso. Tributo. Estágios da receita. Classificações e naturezas da receita. Fontes de recursos. Exercício financeiro. 2. Conta Única. Ingressos. Aspectos legais e gerais. Contexto histórico. 3. Darf e GPS. Aspectos gerais. 4. GRU – Guia de Recolhimento da União. Objetivos. Aspectos legais. Características. Espécies. Meios de pagamento. Códigos de recolhimento e destinação. Tipos de GRU: Simples, Cobrança, Intra-Siafi, Judicial, Restituição, Retificação. Registros de arrecadação. 5.Exercícios de Fixação.

Módulo IX – Execução da Despesa no Siafi

1.Roteiro para empenho, liquidação e pagamento de agência de passagens aéreas no CPR; 2. Roteiro para reclassificação de despesa. 3. Roteiro para pagamento de Prestador de Serviços (RP) com as respectivas retenções tributárias (DARF, GPS, DAR).

Módulo X – Dinâmica de Avaliação do Aprendizado

O aluno participará de dinâmica de verificação de aprendizado de todo o conteúdo do curso a partir de exercícios das etapas da execução orçamentária e financeira no Siafi.

Período: 17/08/2015 - 21/08/2015

Horário: 08:30 às 17:30h

Carga Horária: 40 Horas/aula

Cidade: Fortaleza/CE

Local: SESCAP-CE Rua Eduardo Sabóia, 399, Papicu (85) 3273.2255

Investimento: 2.577,00
O investimento inclui: material didático, certificado, coffe-break e almoço.

Número limitado de vagas
Somos cadastrados no SICAF
Ministramos Cursos In Company

INSCREVA-SE AQUI http://www.ftxtreinamentos.com.br/index.php?page=cursos&id=315&cid=Fortaleza/CE
Photo
Wait while more posts are being loaded