Esta é uma pesquisa inserida em uma rede eurolatinoamericana instituída em 2005 que neste momento está focando suas pesquisas em uma análise “glocal” do “fenômeno MOOC”. Este projeto está vinculado ao IC-CIAFIC/Argentina que coordena o Projeto Observatório TIC de Didática e Pesquisa Universitária e pretende conhecer o impacto dos MOOC com relação à sua inserção nos contextos locais, regionais e locais e nacionais, analisando-os, principalmente do ponto de vista da cultura, questões linguísticas e objetivos consideradas a educação formal e informal em seus diferentes níveis.

Importante contextualizar que enquanto o entusiasmo inicial com os MOOC parece ter passado, a presença deles nos sistemas de educação acentua-se a cada dia e isso é animador em relação às possibilidades de uma educação aberta. As pesquisas estão avançando em várias frentes, analisando pontos fracos, mas também levando em conta o potencial dos MOOC baseado nos discursos como acesso, qualidade, inclusão, etc.

Entretanto, grande parte das pesquisas está baseada em experiências e estudos empíricos, localizados em sua maioria na Europa e América do Norte. Existe uma grande necessidade de desenvolver estudos regionais que analisem perspectivas locais e linguísticas diversificadas com o objetivo de comprovar algumas hipóteses de impacto dos MOOCs e, assim, ir além do entusiasmo e avançar para análise dos discursos e práticas baseadas na evidência científica.

A discussão sobre o impacto da MOOC na América Latina, também chegou ao seu tempo de análise mais profunda, uma vez que as discussões sobre o valor deste modelo para outras realidades regionais estão sendo realizadas (Rússia, Índia e China) e com elas verifica-se que várias destas reflexões necessitam considerar "adaptações culturais", o uso de linguagem na concepção e desenho, na implementação e na entrega de MOOCs contra versões clássicas em inglês destes cursos.

Nesse sentido, gostaríamos de saber qual a sua opinião a respeito, na condição de especialista ou simplesmente participante de MOOCs em inglês, espanhol e português.
Para refletir e debater o tema em questão, propomos algumas perguntas orientadoras. Não é necessário responder a todas, mas podem tomá-las como ponto de partida para suas reflexões e registros, inclusive acrescentando outras que considera importante para desenvolver seu ponto de vista.

Qual o impacto percebido dos MOOCs em seu contexto de referência local/ institucional/nacional? Para sua resposta, você pode considerar os pontos abaixo na sua resposta:
- maior acesso à educação superior?
- uma nova forma de alfabetização da população?
- oportunidade para a aquisição de competências específicas e avançados de formação e/ou atualização?
- oportunidade para a formação complementação da formação docente?
- oportunidade para o desenvolvimento profissional do docente?
- melhoria da qualidade da educação superior?
- oportunidade de renovação dos sistemas de formação superior e profissional por meio da acreditação de competências para o desenvolvimento profissional ou para a capacitação continuada?
- o que acha sobre o uso do inglês como desenvolvimento dos MOCC? Considera que a oferta de MOOC em seu idioma atenderia aos seus interesses de aprendizagem e capacitação relevantes?
- Você acha que os MOOC disseminam um modelo cultural estrangeiro?
- O desenho didático determina ou não a qualidade do formação no desenvolvimento do MOOC?
- o que você gostaria de acrescentar na sua reflexão e não foi contemplado a respeito do impacto dos MOOC.
Contamos com sua participação escrevendo algo a respeito:
Wait while more posts are being loaded