Post has shared content
As explicações de Kardec sobre as Obsessões.

Revista Espírita ANO 5 – DEZEMBRO 1862 – Nº. 12 de Kardec

Trata-se de lutar contra um adversário. Ora, quando dois homens lutam corpo a corpo, é o de músculos mais fortes que vencerá o outro. COM UM ESPÍRITO NÃO SE LUTA CORPO A CORPO, MAS DE ESPÍRITO A ESPÍRITO; E AINDA O MAIS FORTE SERÁ O VENCEDOR. AQUI A FORÇA ESTÁ NA AUTORIDADE QUE SE PODE EXERCER SOBRE O ESPÍRITO E TAL AUTORIDADE ESTÁ SUBORDINADA À SUPERIORIDADE MORAL. Esta, como o sol, dissipa o nevoeiro pela força de seu raios. É BOM ESFORÇAR-SE, TORNAR-SE MELHOR SE JÁ SE É BOM, PURIFICAR-SE DE SUAS IMPERFEIÇÕES, NUMA PALAVRA, ELEVAR-SE MORALMENTE O MAIS POSSÍVEL. Tal o meio de adquirir o poder de comandar os Espíritos inferiores, para os afastar. Do contrário zombarão de vossas injunções (Livro dos Médiuns, nº 252 e 279).

Sem dúvida certas pessoas prefeririam outra receita mais fácil para expulsar os maus Espíritos: algumas palavras a pronunciar, ou sinais a fazer, por exemplo, o que seria mais cômodo do que corrigir os próprios defeitos. LAMENTAMOS, MAS NÃO CONHECEMOS PROCESSO MAIS EFICAZ PARA VENCER UM INIMIGO DO QUE SER MAIS FORTE QUE ELE. Quando estamos doentes, temos que nos resignar a tomar remédios, por mais amargos que sejam. Mas, também, quando se teve a coragem de os tomar, como a gente se sente bem e como se fica forte! TEMOS QUE NOS PERSUADIR DE QUE, PARA ALCANÇAR TAL OBJETIVO, NÃO HÁ PALAVRAS SACRAMENTAIS, NEM FORMULAS, NEM TALISMÃS, NEM SINAIS MATERIAIS QUAISQUER. OS MAUS ESPÍRITOS SE RIEM E, ÀS VEZES, GOSTAM DE INDICAR ALGUNS, QUE DIZEM INFALÍVEIS, PARA MELHOR CAPTAR A CONFIANÇA DAQUELES DE QUEM ABUSAM, PORQUE, ENTÃO, ESTES, CONFIANTES NA VIRTUDE DO PROCESSO, ENTREGAM-SE SEM MEDO.

Antes de esperar dominar o mau Espírito, é preciso dominar-se a si mesmo. De todos os meios para adquirir a força de o conseguir, o mais eficaz é a vontade, secundada pela prece, entendida a prece de coração e não aquelas nas quais a boca participa mais que o pensamento. É necessário pedir a seu anjo de guarda e aos bons Espíritos que nos assistam na luta. Mas não basta lhes pedir que expulsem o mau Espírito: é necessário lembrar-se da máxima: “Ajuda-te, e o céu te ajudará;” e lhes pedir, sobretudo, A FORÇA QUE NOS FALTA PARA VENCER NOSSAS MÁS INCLINAÇÕES, QUE PARA NÓS SÃO PIORES QUE OS MAUS ESPÍRITOS, POIS SÃO ESSAS INCLINAÇÕES QUE OS ATRAEM, COMO A PODRIDÃO ATRAI AS AVES DE RAPINA. Orando também pelo Espírito obsessor, pagamos com o bem pelo mal, mostramo-nos melhor que ele, o que já é uma superioridade. Com a perseverança a gente acaba, na maioria dos casos, por conduzi-lo a melhores sentimentos, transformando o obsessor em reconhecido.

Em resumo, a prece fervorosa e os esforços sérios por se melhorar são os únicos meios de afastar os maus Espíritos, que reconhecem como senhores aqueles que praticam o bem, ao passo que as fórmulas lhes provocam o riso. A cólera e a impaciência os excitam. É preciso cansá-los, mostrando-se mais pacientes.

Allan Kardec

Revista Espírita ANO 5 – DEZEMBRO 1862 – Nº. 12 de Kardec

Wilson Moreno
Photo

Post has shared content
Como Identificar e Analisar os Espíritos nas Comunicações mediúnicas.
Vejamos as explicações Doutrinarias de Kardec.

Os Espíritos maus ou simplesmente imperfeitos ainda se revelam por sinais materiais que a ninguém poderão enganar. A AÇÃO QUE EXERCEM SOBRE O MÉDIUM É ÀS VEZES VIOLENTA, PROVOCANDO MOVIMENTOS BRUSCOS E SACUDIDOS, UMA AGITAÇÃO FEBRIL E CONVULSIVA QUE CONTRASTA COM A CALMA E A SUAVIDADE DOS ESPÍRITOS BONS.

DEVEMOS IGUALMENTE DESCONFIAR DOS ESPÍRITOS QUE SE APRESENTAM COM MUITA FACILIDADE USANDO NOMES BASTANTE VENERADOS, E SÓ COM MUITA RESERVA ACEITAR O QUE DIZEM. NESSES CASOS, SOBRETUDO, É QUE UM CONTROLE SEVERO SE TORNA INDISPENSÁVEL. Porque é freqüentemente a máscara que usam para levar-nos a crer em pretensas relações íntimas com Espíritos excelsos. Dessa maneira eles lisonjeiam a vaidade do médium e se aproveitam dela para o induzirem a atos lamentáveis e ridículos.

OS ESPÍRITOS BONS SÓ DÃO CONSELHOS PERFEITAMENTE RACIONAIS. Toda recomendação que se afaste da linha reta do bom senso ou das leis imutáveis da Natureza acusa a presença de um Espírito estreito e portanto pouco digno de confiança.

A linguagem dos Espíritos superiores é sempre digna, elevada, nobre, sem qualquer mistura de trivialidade. Eles dizem tudo com simplicidade e modéstia, nunca se vangloriam, não fazem jamais exibição do seu saber nem de sua posição entre os demais. A linguagem dos Espíritos inferiores ou vulgares tem sempre algum reflexo das paixões humanas. TODA EXPRESSÃO QUE REVELE BAIXEZA, AUTO-SUFICIÊNCIA, ARROGÂNCIA, FANFARRONICE, MORDACIDADE É SINAL CARACTERÍSTICO DE INFERIORIDADE. E DE MISTIFICAÇÃO, SE O ESPÍRITO SE APRESENTA COM UM NOME RESPEITÁVEL E VENERADO.

NÃO DEVEMOS JULGAR OS ESPÍRITOS PELO ASPECTO FORMAL E A CORREÇÃO DO SEU ESTILO, MAS SONDAR-LHES O ÍNTIMO, ANALISAR SUAS PALAVRAS, PESÁ-LAS FRIAMENTE, MADURAMENTE E SEM PREVENÇÃO. TODA FALTA DE LÓGICA, DE RAZÃO E DE PRUDÊNCIA NÃO PODE DEIXAR DÚVIDA QUANTO À SUA ORIGEM, QUALQUER QUE SEJA O NOME DE QUE O ESPÍRITO SE ENFEITE.

Os Espíritos bons só dizem o que sabem, calando-se ou confessando a sua ignorância sobre o que não sabem. Os maus falam de tudo com segurança, sem se importar com a verdade. TODA HERESIA CIENTÍFICA NOTÓRIA, TODO PRINCÍPIO QUE CHOQUE O BOM SENSO REVELA A FRAUDE, SE O ESPÍRITO SE APRESENTA COMO ESCLARECIDO.

OS ESPÍRITOS LEVIANOS SÃO AINDA RECONHECIDOS PELA FACILIDADE COM QUE PREDIZEM O FUTURO e se referem com precisão a fatos materiais que não podemos conhecer. Os Espíritos bons podem fazer-nos pressentir as coisas futuras, quando esse conhecimento for útil, mas jamais precisam as datas. TODO ANÚNCIO DE ACONTECIMENTO PARA UMA ÉPOCA CERTA É INDÍCIO DE MISTIFICAÇÃO.

Os Espíritos superiores se exprimem de maneira simples, sem prolixidade. Seu estilo é conciso, sem excluir a poesia das idéias e das expressões, claro, inteligível a todos, não exigindo esforço para a compreensão. Eles possuem a arte de dizer muito em poucas palavras, porque cada palavra tem o seu justo emprego. OS ESPÍRITOS INFERIORES OU PSEUDO-SÁBIOS ESCONDEM SOB FRASES EMPOLADAS O VAZIO DAS IDÉIAS. SUA LINGUAGEM É SEMPRE PRETENSIOSA, RIDÍCULA OU AINDA OBSCURA, A PRETEXTO DE PARECER PROFUNDA.

Allan Kardec
O Livro dos Médiuns cap 24

Wilson Moreno


Photo

Post has shared content

Post has shared content
As Observações de Erasto para os Médiuns

Os médiuns levianos, pouco sérios, chamam, pois, os Espíritos da mesma natureza. É por isso que as suas comunicações se caracterizam pela banalidade, a frivolidade, as idéias truncadas e quase sempre muito heterodoxas, falando-se espiriticamente. CERTAMENTE ELES PODEM DIZER E DIZEM ÀS VEZES BOAS COISAS, MAS É PRECISAMENTE NESSE CASO QUE É PRECISO SUBMETÊ-LAS A UM EXAME SEVERO E ESCRUPULOSO.
PORQUE, NO MEIO DAS BOAS COISAS, CERTOS ESPÍRITOS HIPÓCRITAS INSINUAM COM HABILIDADE E CALCULADA PERFÍDIA FATOS IMAGINADOS, ASSERÇÕES MENTIROSAS, COM O FIM DE ENGANAR OS OUVINTES DE BOA FÉ.

DEVE-SE ENTÃO ELIMINAR SEM PIEDADE TODA PALAVRA E TODA FRASE EQUÍVOCAS, CONSERVANDO NO DITADO SOMENTE O QUE A LÓGICA APROVA OU O QUE A DOUTRINA JÁ ENSINOU. As comunicações dessa natureza só são perigosas para os espíritas que agem isolados, os grupos recentes ou pouco esclarecidos, porque, nas reuniões de adeptos mais adiantadas e experientes, é inútil a gralha se adornar com penas de pavão, pois será sempre impiedosamente descoberta.

Na dúvida, abstém-te, diz um dos vossos antigos provérbios. Não admitais, pois, o que não for para vós de evidência inegável. AO APARECER UMA NOVA OPINIÃO, POR MENOS QUE VOS PAREÇA DUVIDOSA, PASSAI-A PELO CRIVO DA RAZÃO E DA LÓGICA.

O QUE A RAZÃO E O BOM SENSO REPROVAM, REJEITAI CORAJOSAMENTE. MAIS VALE REJEITAR DEZ VERDADES DO QUE ADMITIR UMA ÚNICA MENTIRA, UMA ÚNICA TEORIA FALSA.Com efeito, sobre essa teoria poderíeis edificar todo um sistema que desmoronaria ao primeiro sopro da verdade, como um monumento construído sobre a areia movediça. Entretanto, se rejeitais hoje certas verdades, porque não estão para vós clara e logicamente demonstradas, logo um fato chocante ou uma demonstração irrefutável virá vos afirmar a sua autenticidade.

ERASTO.
\"O Livro dos Médiuns \" Capítulo XX
Influência Moral do Médium

Como explica Erasto nessas observações que os espíritos embusteiros e mistificadores podem pregar coisas boas para enganar eles podem falar em Deus, Jesus, caridade e amor com segundas intenções.
Eles podem misturar algumas verdades com mentiras e fantasias para iludir e mistificar.
Como disse Erasto
Os médiuns levianos, pouco sérios, chamam, pois, os Espíritos da mesma natureza. É por isso que as suas comunicações se caracterizam pela banalidade, a frivolidade, as idéias truncadas e quase sempre muito heterodoxas, falando-se espiriticamente. CERTAMENTE ELES PODEM DIZER E DIZEM ÀS VEZES BOAS COISAS, MAS É PRECISAMENTE NESSE CASO QUE É PRECISO SUBMETÊ-LAS A UM EXAME SEVERO E ESCRUPULOSO.
PORQUE, NO MEIO DAS BOAS COISAS, CERTOS ESPÍRITOS HIPÓCRITAS INSINUAM COM HABILIDADE E CALCULADA PERFÍDIA FATOS IMAGINADOS, ASSERÇÕES MENTIROSAS, COM O FIM DE ENGANAR OS OUVINTES DE BOA FÉ.

DEVE-SE ENTÃO ELIMINAR SEM PIEDADE TODA PALAVRA E TODA FRASE EQUÍVOCAS, CONSERVANDO NO DITADO SOMENTE O QUE A LÓGICA APROVA OU O QUE A DOUTRINA JÁ ENSINOU.

Erasto.

Wilson Moreno
Photo

Post has shared content
27 de Maio - Dia Nacional da Mata Atlântica.

Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos. A criação do Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

A atual condição da Mata Atlântica é bastante preocupante. Estima-se que exista apenas 7% do bioma natural, sendo o restante devastado com o processo de crescimento dos grandes centros urbanos.

Também estima-se que 60% de todos os animais em extinção no Brasil dependam deste bioma para a sua sobrevivência.

Atualmente, existem algumas instituições e organizações destinadas exclusivamente em proteger a conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar este bioma, como a S.O.S Mata Atlântica.

Por norma, nesta data, as escolas, instituições e organizações que protegem o meio ambiente, organizam atividades, palestras, workshops e outras ações que visam a reeducação da população sobre quais os cuidados que cada cidadão deve ter para diminuir a degradação da Mata Atlântica.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-mata-atlantica/

Créditos da imagem: https://salaverdeufba.wordpress.com/2016/05/27/27-de-maio-dia-da-mata-atlantica/
Photo

Post has attachment
Notícias ao Minuto Brasil
Notícias ao Minuto Brasil
noticiasaominuto.com.br

Post has shared content
As drogas.

Quem usa drogas fica com perturbações mentais e emocionais e pode praticar crimes, portanto, legalizar as drogas vai aumentar o consumo das drogas e com isso vai aumentar a criminalidade.
E as pessoas que usam drogas ou bebidas alcoólicas vão entrar em sintonia mental com drogados desencarnados e alcoólatras desencarnados e dessa forma se cria as Obsessões espirituais pela sintonia mental.
Existem muitos espíritos desencarnados apegados a desejos terrenos, vícios, drogas, sexo, comida, cigarros, e como eles não possuem mais corpos físicos para saciar tais vícios e desejos materiais eles vão procurar os encarnados que possuem tais vícios para usarem essas pessoas no Vampirismo psíquico.
Esses espíritos viciados vão encostar o seu perispirito no perispirito do encarnado que esta viciado em bebidas alcoólicas, cigarros, sexo, comida e drogas e vão experimentar as sensações fluídicas dessas substâncias.
Portanto todo encarnado com maus pensamentos, maus desejos, maus hábitos, com vícios vai entrar em sintonia mental com desencarnados que possuem os mesmos desejos e vícios.
Os semelhantes atraindo os semelhantes.
Para a pessoa se defender desses espíritos viciados obsessores temos que cultivar pensamentos elevados e firmes no bem, cultivar boas atitudes, praticar boas obras, se elevar moralmente, e combater as suas fraquezas e vícios.
Não se deixa dominar por fraquezas, medos, maus pensamentos e Vícios.
Seja senhor de si mesmo e senhor da sua vontade e pensamentos.
Deus não te criou para vc ser um perdedor, um fraco, um drogado ou alcoólatra, Deus te criou para vc ser forte e Virtuoso.

Deus não cria ninguém para ser fraco e viciado.

Wilson Moreno

Photo

Post has attachment
O Perdão das Ofensas
O Perdão das Ofensas
obreirosdaesperanca.blogspot.com.br

Post has shared content

Post has shared content
O Perdão e a Obsessão.

No Espiritismo místico religioso eles pregam o seguinte, se vc não perdoar vc vai ficar obsedado vc vai ficar com sentimentos negativos de revolta, ódio, raiva etc....
Vc tem que perdoar para vc se libertar desses sentimentos negativos.
Vejamos um exemplo.
Uma marginal vai assaltar e mata um pobre trabalhador, a família da vitima vai se sentir bem perdoando esse criminoso ou vendo esse criminoso pagar na cadeia seus crimes???
O que vai gerar sentimentos negativos????
Ver o criminoso impune e solto nas ruas ou vendo ele sendo julgado e condenado pelas Leis???
A família da vitima vendo o bandido solto e impune vai ficar com raiva e revoltada, vamos ver que é a impunidade que gera sentimentos negativos.
Perdoar não tem lógica, essa família quer justiça e punição.

Sobre a obsessão isso não tem nenhuma lógica, só existe obsessão pela sintonia mental ou afinidade moral.
Uma pessoa de vontade forte, com pensamentos elevados e positivos, que procura se melhorar moralmente e espiritualmente, praticando o bem e as virtudes ela vai repelir os espíritos inferiores e obsessores.
Não havendo sintonia mental eles se afastam de nós.
Os maus espíritos adoram pessoas de vontade fraca que se irritam com facilidade, que possuem vícios, maus desejos e maus hábitos essas pessoas são um alvo fácil para os espíritos obsessores.

Vc não perdoar uma pessoa que te fez mal não tem nada haver, vc não perdoa e procura ficar longe dessa pessoa para evitar de ser vitima dela de novo.
Por que se vc perdoar ela vai ficar perto de vc e pode te atacar novamente.
Vc deve esquecer tal pessoa e se for o caso procurar a Justiça ou a policia.
Por que, se essa pessoa do mal que te prejudicou ver que vc é fraco, tímido, passivo, parado é ai mesmo que ela vai te atacar sempre.
Vc tem que ser forte para repelir essas pessoas do mal.

Wilson Moreno

Photo
Wait while more posts are being loaded