Post has attachment

Post has attachment
Livro Rabiscos de José Outeiral - A partir do conhecimento psicanalítico e, em especial, das contribuições de Donald Winnicott, vamos visualizando a forma de pensar e o percurso de Outeiral nesse livro. É um trabalho de quem, conhecendo a teoria, busca o estabelecimento de um contato verdadeiro e efetivo com seu paciente pois, acima de tudo, ele era um clínico.
É muito bom podermos compreender sua visão através das mais de 100 conceitos psicanalíticos selecionados por João e Luiza. E também o que ele pensava de alguns de seus autores preferidos como Freud, Khan, Green, Ferenczi, Klein.
Outeiral gostava muito de iniciar uma apresentação falando sobre a origem etimológica das palavras. Esse era o seu ponto de partida. Seu tema de estudo predileto era sobre Rabiscos, dizia da importância de pensar e fazer rabiscos para poder criar um espaço lúdico e assim poder brincar com os pacientes e na vida. Esse brincar refere-se a uma das experiências mais sérias da humanidade, que é a possibilidade da espontaneidade e do viver criativo.
Outeiral afirmava que escrever e publicar significava por um lado dar vazão a uma necessidade (pulsão, palavras, ideias) interna e, por outro lado, convidar o leitor a produzir seu próprio (con) texto.
Luiza escreveu Paixão e Criatividade em parceria com Outeiral e escreveu peças em que eles puderam "brincar" juntos. E também produziam a Revista Rabiscos criada por ele. Devido a essa intimidade, certamente é a pessoa apropriada para compor este livro juntamente com João Amaral, a quem Outeiral encontrou mais recentemente em seu caminho; mas que se mostrou um grande seguidor, funcionando como um organizador assim como foi Masud Khan para Winnicott. Acredito que a união da objetividade de João e da poesia da Luiza é que tornou possível o nascimento deste livro.
Outeiral deve estar muito feliz e orgulhos com os Rabiscos que vocês conseguiram fazer a partir dos Rabiscos que ele iniciou. Tenho certeza de que estas "Citações" serão bem aproveitadas por todos que tiverem privilégio de o conhecer.

Post has attachment
Livro O Duelo dos Neurocirurgiões - O renomado jornalista e escritor Sam Kean apresenta aqui os personagens que forjaram a surpreendente e incrível história da neurociência - pessoas comuns, cientistas e médicos curiosos e casos bizarros de membros fantasma, vírus devoradores da memória, pais que não reconhecem mais os próprios filhos, pessoas cegas que "enxergam" por meio da língua. Leitura imperdível.

Post has attachment
O homem moderno é esmagado por uma onda de consumismo, ficando cada vez mais claro que dinheiro não traz felicidade. Então, o que traz? Cientistas do mundo todo vêm realizando pesquisas para obter respostas - foram cerca de 27 mil artigos acadêmicos sobre o assunto em 18 meses. Baseando-se em tais estudos, Susan Andrews apresenta neste livro algumas conclusões da nova 'ciência hedônica' e oferece práticas concretas para encontrar - e manter - a felicidade.

Post has attachment
Este Baralho, desenvolvido pelos autores do Programa TRI Clínico e Preventivo, apresenta um modelo amplo e exclusivo de regulação emocional formatado em quinze passos baseados na biologia das emoções. Embora a regulação emocional ainda seja uma temática nova nas terapias cognitivas, o modelo aqui apresentado tem mostrado sua eficácia tanto nos processos clínicos quanto preventivos em saúde mental na infância. Atualmente podemos considerar que uma boa capacidade de regulação emocional permite o desenvolvimento de funções fundamentais à saúde individual e social, como a empatia e suas funções correlatas.

Post has attachment
Neste livro em forma de caixinha estão 100 cartas. Em cada uma, uma pergunta ou um tema. O profissional de educação lê a carta para o aluno e, ao ouvir a resposta, deverá continuar a discussão. O debate leva o aluno a refletir sobre o que ajuda ou atrapalha a aprendizagem e sobre um novo formato de comportamento mais produtivo.

Post has attachment
Preocupar-se excessivamente com limpeza, lavar as mãos a todo momento e revisar diversas vezes portas e janelas antes de deitar são alguns exemplos de ações popularmente conhecidas como “manias” mas que, na verdade, são sintomas de um transtorno que interfere de forma acentuada na vida de seus portadores: o transtorno obsessivo-compulsivo, ou TOC. Este livro é uma ferramenta prática e acessível para auxiliar a vencer o transtorno.

Post has attachment
Neste volume é apresentado um conjunto de tarefas para avaliação neuropsicológica de componentes da linguagem oral, da linguagem escrita e das funções executivas, de forma combinada, que podem auxiliar o processo de avaliação da cognição e da comunicação de crianças com 6 a 12 anos de idade, como parte de baterias flexíveis desenvolvidas caso a caso pelo examinador responsável.

Post has attachment
Com foco na prática baseada em evidências, esta é uma obra de referência para profissionais e estudantes da área da saúde mental interessados em saber “como se faz”. Guia de excelência para o diagnóstico e o tratamento dos transtornos psicológicos mais frequentes em adultos, este livro chega à sua quinta edição amplamente revisado, contemplando os avanços provenientes da pesquisa e da clínica e as mudanças nos critérios diagnósticos do DSM-5. Além de novos capítulos que apresentam protocolos de tratamento para a insônia e para o transtorno de ansiedade generalizada, aborda também a combinação de tratamentos para casos de depressão e abuso de substâncias.

Post has attachment
Este livro apresenta várias escalas para a avaliação de importantes variáveis na área da Psicologia Positiva, tais como Engajamento no Trabalho, Altruísmo, Autocompaixão, Amizade, Suporte Social. Essas escalas são válidas para uso no Brasil e podem ser utilizadas por pesquisadores, professores, estudantes e profissionais. Elas são apresentadas com explicações sobre como devem ser aplicadas e como os resultados devem ser interpretados.
O leitor encontrará também neste livro capítulos discutindo métodos e técnicas de avaliação da Resiliência, Mindfulness e Forças e Virtudes, além de várias outras informações atualizadas, incluindo um capítulo sobre indicadores de bem-estar subjetivo em crianças.
Trata-se de uma obra fundamental para quem trabalha ou para quem está iniciando sua formação na área da Psicologia Positiva.
Wait while more posts are being loaded