Post has attachment
Odacy Amorim

Só quero que os pequenos possam ter direito a adquirir uma área, afirma Odacy


O deputado estadual Odacy Amorim voltou a afirmar que é constra a PPP da irrigação para a área do Projeto Pontal por achar que o modelo exclui os nativos, não dando chance deles concorrerem a licitação de um lote.

“Em Juazeiro da Bahia, o projeto Salitre criou um modelo de licitação, mas lá todos poderiam participar. Eu participei. Mas aqui para concorrer tem que ter inicialmente R$ 1 milhão conforme o edital que será publicado nesta quarta-feira, dia 17, no Diário Oficial da União. Esse valor é impossível para os agricultores participarem, diferente do Salitre que deu oportunidade de participação”, lamentou Odacy durante a convocação do superintende da Codevasf, Luiz Manoel.

Odacy diiz que felizmente modificaram o edital colocando 25% da área para a integração das áreas para os pequenos produtores. “Não sei se essa mudança não foi provocada por todas essas manifestações contrárias à PPP da irrigação. Eu iniciei esse debate no ano passado quando promovi uma audiência publica da Assembleia Legislativa aqui nesta Casa. Não me omiti e estou dando apoio jurídico às famílias da região do Pontal que entraram a justiça contra a licitação da PPP. Temos que defender os nativos da área e o direito deles terem seu lote irrigado”, frisou Odacy.

Outro nome contrário ao modelo de Parceria Público Privada para o funcionamento do Pontal é o da deputada Isabel Cristina (PT), também presente ao encontro. Ela disse ter sentido a falta do deputado Gonzaga Patriota (PSB) na reunião. 

“Lamento a ausência do deputado Gonzaga Patriota e gostaria de responder a ele que agora anda falando do governo da presidenta Dilma, o que pra mim é uma novidade. O deputado bem sabe que Dilma já liberou mais de R$ 17 bilhões para investimentos em obras hídricas dentro das ações de convivência com a seca e Gonzaga também é sabedor que a burocracia muitas vezes faz com que esses investimentos não sejam executados com a rapidez que é necessária, mas o trabalho da presidente é para proteger o Sertão de conseqüências ainda piores dessa e de outras secas. Investir em água, isso é que vai resolver a questão”, assinalou a petista.

O superintendente Luiz Manoel finalizou o encontro ressaltando os investimentos do Governo Federal na região, seja nas ações de combate á seca, viabilizando a construção de barragens, poços, cisternas ou nos recursos implementados para a reestruturação dos perímetros irrigados já existentes como Nilo Coelho e Maria Tereza.

“O Bebedouro entrará no eixo de investimento social da PPP da irrigação e passará por uma transformação. Quanto aos desapropriados no Pontal, no edital existe a garantia que eles serão priorizados, é uma exigência para a empresa que ganhar. Também foi determinado uma área de mais de 2 mil hectares irrigados para distribuir entre as famílias nativas da região”, concluiu Luiz Manoel.
Photo

Audiências com ministros rendem ações para o Sertão e Petrolina conquista pleitos, afirma Odacy
10 de abril de 2013

Odacy com colegas deputado, senador Humbero Costa, prefeitos petistas de PE e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha
O primeiro dia de audiências entre os prefeitos petistas pernambucanos e os ministros do Governo Dilma ocorrido nesta terça-feira (9) foi encerrado com uma visita ao Ministério da Saúde. O deputado estadual Odacy Amorim, do PT, que esteve acompanhando o grupo junto com os colegas Isabel Cristina e Manoel Santos, também petistas, frisou que as conversas foram bastante positivas e que o ministro da Saúdes, Alexandre Padilha se comprometeu em liberar recursos para a construção de UPAs 24hs em pequenos municípios com população de até 50 mil habitantes.

Segundo Odacy, o ministro orientou que cidades menores pudessem de juntar e definir a sede da UPA 24h para atendimento a esses municípios. “Uma ótima notícia para as pequenas cidades que poderão atender melhor as pessoas e desafogar os municípios maiores, qualificando os serviços de saúde nos pequenos municípios”, comemorou o deputado.


Ministro Fernando Bezerra anunciou para os presentes uma série de investimentos para enfrentamento á seca
Odacy aproveitou a audiência com Padilha para ampliar o repasse de recursos federais destinado ao Hospital de Urgência e Traumas de Petrolina. Houve a defesa a esse pedido de Odacy com o apoio da deputada Isabel Cristina, do senador Humberto Costa, que foi o responsável pela montagem da agenda dos prefeitos e deputados petistas com os ministros de Dilma em Brasília.

“O senador Humberto reforçou nosso pleito, meu e de Cristina, e foi feita a defesa do apoio ao município com o trabalho que vem sendo conduzido pela Prefeitura de Petrolina e pela Universidade Federal do Vale do São Francisco no processo de mudanças do Traumas”, acrescentou Odacy Amorim.


No ministério da Saúde, Odacu solicitou mais verbas para o Hospital de Traumas e apoiou pleito da deputada Isabel Cristina para a cidade ser contemplada cum um Hospital do Câncer
Outro momento importante, segundo Odacy, é que atendendo à deputada Isabel Cristina que solicitou o apoio de Padilha para a implantação do Hospital do Câncer em Petrolina, o ministro prometeu liberar um aparelho de radioterapia para o município.

Ainda em Brasília, a comitiva com os 13 prefeitos petistas e os parlamentares pernambucanos, esteve com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Odacy citou que conversa avançou sobre a falta de esclarecimento do projeto das PPPs da irrigação para os pequenos produtores da região do Projeto Pontal em Petrolina. O ministro reconheceu que realmente faltou o diálogo com o pequeno e que mudanças poderão ocorrer.

“Tanto eu como a deputada Cristina ponderamos sobre a proteção dos nativos da ares do Pontal e o ministro assumiu um compromisso com a gente de garantir pelo menos dois mil hectares que poderão ser usado para garantir a integração dos pequenos produtores ao Pontal”, destacou Odacy.

O deputado sugeriu ainda ao ministro Fernando Bezerra que os assentamentos nas margens do rio São Francisco passem a ter investimentos compartilhados entre Incra e a Codevasf para a implantação de sistemas de irrigação. O ministro passou a demanda para o secretário nacional de irrigação que irá trabalhar no projeto. “Disse que uma parceria entre Incra e Codevasf  viabilizaria a construção de canais de irrigação nos assentamentos, levando esperança para os assentados. O ministro concordou com a idéia e deverá realizar a ação em breve, reforçando o pedido ao secretário nacional de Irrigação que estava presente ao encontro”, ressaltou Odacy.


Na reunião com o ministro da Integração Nacional, o deputado Odacy Amorim sugeriu a criação de um plano diretor para a zona rual da região sertaneja, visando facilitar as ações de enfrantamento á seca
Conforme o petista petrolinense, O ministro da Integração Nacional assumiu uma série de compromissos com os prefeitos petistas para a execução de obas para amenizar os feitos da seca, a exemplo da perfuração de poços. Segundo o ministro, Pernambuco foi contemplado com 1800 perfurações de poços.

A maratona de visitas dos prefeitos do PT em Brasília teve ainda a presença dos deputados federais de legenda no estado: Pedro Eugênio (que também preside o PT em PE), Fernando Ferro e João Paulo. As visitas continuam nesta quarta nos ministérios da Educação e do Turismo.

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment
Darei minha contribuição a favor da população de Santa Cruz, estarei a disposição para intermediar junto ao governo do estado uma solução para este problema. Aguá é vida e foi para ajudar melhorar as condições de vida das pessoas que mim tornei politico.

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment
Ontem as 22h testemunhei e registrei esta cena. Um motociclista bateu em um jumento em frente ao exercito, o piloto teve que ser socorrido e o animal morreu na horas. Tenho insistido para que se disponibilizem as áreas de reserva da CODEVASF para colocar esses animais que não tem para onde ir. Até quando teremos que ver isso?
Photo

Post has attachment
Esta iniciativa acontecendo nossa região, avançara muito em geração de emprego e renda, pois a logística favorecera a vinda de grandes empresas para nossa região. 
Wait while more posts are being loaded