Post has attachment

Post has attachment
O Edifício Copan foi um dos grandes projetos para São Paulo apresentados por Oscar Niemeyer em 1951, encomendado para o IV Centenário da cidade (que viria a ser comemorado em 1954). A ideia era inspirada no Rockefeller Center, de Nova York, condomínio que unia um grande centro comercial e de lazer a residências. A campanha publicitária que lançou o empreendimento previa uma "chuva de dólares para o país" advinda de receitas do turismo, mas em questão de meses o governo federal liquidou extrajudicialmente o Banco Nacional Imobiliário (BNI), que era o responsável pelo repasse dos investimentos, provocando desinteresse da PanAm, a principal financiadora.1 A obra ficaria parada até 1957, quando o Bradesco assumiu o projeto.1 
Photo

Post has attachment
O Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente conhecido como Oca, é um pavilhão de exposições localizado no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, Brasil. Foi projetado por Oscar Niemeyer em 1951, para compor o conjunto arquitetônico original do Parque do Ibirapuera, construído para comemorar o IV Centenário da Cidade de São Paulo, que se deu em 1954. 
Photo

Obrigado pelo convite!!!

“A música me trazia lembranças de casa, lembranças de amigos. Além de tudo, é bom chorar: às vezes, é preciso”. Oscar Niemayer

"Quando se vê um arvoredo o importante não são as árvores mais os espaços entre elas". Oscar NIemayer

"Os mais inteligentes se queixam do mundo. O mundo tem prazeres e alegrias, mas a razão de a gente estar aqui é precária. Em todo caso,ninguém quer abandonar o espetáculo".

"Existem apenas dois segredos para manter a lucidez na minha idade:
o primeiro é manter a memória em dia. O segundo eu não me lembro".
Oscar Niemeyer

Post has attachment
A igreja projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1943 é parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, conjunto que abriga diversos ícones do modernismo brasileiro, que ao mesmo tempo são cartões postais da cidade de Belo Horizonte. Por que a Igreja da Pampulha? Por causa da relação que ela a princípio não parece ter mas tem com as tantas igrejas barrocas que visitamos antes nas cidades históricas de Minas. Também por sua estrutura singular, que se destaca em meio a tantas obras relevantes do modernismo. Sim, pois na Igreja da Pampulha Niemeyer não lançou mão de janelas em fita ou de uma grande laje sobre pilotis – aliás, não houve uso de vigas ou pilares estruturais. A estratégia do arquiteto foi explorar a plasticidade do concreto armado (material amplamente desvendado pelos modernistas) para criar uma grande casca autoportante que abriga o templo religioso. O cálculo dessa estrutura arrojada foi feito por Joaquim Cardozo.
Photo
Wait while more posts are being loaded