Profile cover photo
Profile photo
Prof Ladislau Dowbor
1,160 followers
1,160 followers
About
Posts

Post has attachment
Mais de 300 milhões de toneladas de plástico serão produzidas no mundo neste ano. Confira o vídeo abaixo, de 7 minutos, produzido pelas Nações Unidas:

Post has attachment
Pesquisa ampla apresentada pela BBC, consultando cerca de 50 mil pessoas em 26 países, mostra um deslocamento profundo nas formas das pessoas se informarem, com por exemplo uma participação de 44% do Facebook nas formas de ler notícias. Acho importante termos uma visão documentada das transformações de como se forma a opinião pública, coisa que intuíamos mas que aqui aparece quantificada. (2 p. em inglês, BBC):

Post has attachment
Em Dicas de Leitura deste mês, Dowbor disponibiliza as resenhas dos livros "Buying Time" de Wolfgang Streeck e "Finnish Lessons" de Pasi Sahlberg; a versão atualizada de "O que é poder local?"; e os artigos "Corporate Governance" sobre o caos planetário gerado pelos gigantes financeiros mundiais e "Imagens do Passado e do Futuro" sobre a mostra de cinema ambiental Ecofalante. O professor Dowbor recomenda, também, a análise da CLACSO que denuncia o golpe em curso no Brasil; os artigos da senadora Elizabeth Warren (EUA) sobre a captura dos sistemas judiciários pelas grandes corporações; e de George Monbiot sobre "o sistema que nos rege, e que criou o caos político e econômico a que estamos hoje submetidos". Confiram:

Post has attachment
Um ótimo resumo que permite ver a dimensão da pauta regressiva que nos ameaça no legislativo.

Post has attachment

Mostra Ecofalante de documentários ambientais traz imagens do nosso mundo em caótica transformação.http://dowbor.org/category/bons-filmes/

Post has attachment
Trabalho de Wolfgang Streeck analisa essencialmente como capitalismo gradualmente restringe os espaços democráticos http://dowbor.org/category/dicas-de-leitura/

Post has attachment
Ampla entrevista de Pierre Salama, que aponta com força a dimensão estrutural dos nossos desafios - e a falta de reformas estruturais, em particular do sistema tributário - bem como a deformação radical que significa o capitalismo rentista, onde se ganha dinheiro não produzindo mas intermediando, na área comercial e em particular na área financeira: "Estamos vendo uma sociedade que se torna cada vez mais uma economia rentista." Estamos na mesma linha do Piketty, um capitalismo onde se ganha dinheiro sem produzir não faz muito sentido. (L. Dowbor)

Vejam a edição revista e atualizada do livro: O que é poder local. (2016) http://dowbor.org/principais-livros/

Post has attachment
Importante artigo de Paulo Sérgio Pinheiro, publicado no Estadão, sobre o retrocesso geral nos duramente conquistados direitos humanos no Brasil, neste governo surrealista que inventaram.
Wait while more posts are being loaded