Profile cover photo
Profile photo
Gilberto da Silva
54 followers
54 followers
About
Gilberto's posts

Post has attachment

Post has attachment
Este trabalho é um desdobramento de uma atividade realizada no curso de pedagogia, no componente curricular “Povos da Floresta”, ao qual tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do processo de colonização do estado de Rondônia. O método utilizado baseou-se em uma entrevista com uma liderança indígena e três migrantes. Como aporte teórico, contamos com as contribuições de Neves (2009; 2013); Souza (2013); Scaramuzza (2013), entre outros. Ficou evidente através dos relatos dos colaboradores, que tanto o povo indígena, quanto os migrantes foram prejudicados com esse processo e ainda hoje carregam os resultados negativos, pois houve muitos conflitos com os povos que chegaram a Rondônia com os povos que já habitavam a região. Dentre esses conflitos houve alguns assassinatos pela disputa por terras.
Palavras-chave: Colonização. Rondônia.  Povos da floresta. Povo indígena Gavião.

Post has attachment
Se você não sabe o que é uma onda eletromagnética, lembre-se da luz. Ela é, com certeza, o exemplo mais importante e conhecido desse tipo de onda. Já os metamateriais – do grego “além de” – seriam materiais com propriedades não naturais. Atenção! Quando escrevo “não naturais”, não estou querendo dizer “sobrenaturais”. Nada disso! Significa apenas que se trata de materiais que possuem características estranhas – não encontradas na natureza –, mas continuam respeitando as leis da Física.

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment
A proposta deste artigo é analisar o capítulo VIII – “A negação e o consumo na cultura” do livro A Sociedade do Espetáculo de Guy Debord, obra em que o pensador francês discute a arte e a cultura. Debord reflete sobre a procura da unidade perdida na sociedade capitalista e trava um diálogo crítico com o idealismo filosófico alemão, com os movimentos artísticos do Barroco, o Dadaísmo e o Surrealismo, com a sociologia americana e com o estruturalismo francês. Procuramos, ao percorrer as teses ou aforismos do capítulo, entender a concepção dialética de Debord e sua proposta de intervenção direta na realidade como forma de suprimir a cultura como realidade separada da vida cotidiana.
Palavras-chave: ‪#‎Arte‬. ‪#‎Cultura‬. ‪#‎Linguagem‬ da Comunicação. ‪#‎Debord‬.‪#‎Sociedade‬ do ‪#‎Espetáculo‬.

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment
sempre haverá algum ou alguns cartões que deixaram ou deixarão marcas em nossas vidas. Mesmo que o percamos numa mudança de casa ou emprego, mesmo que o joguemos fora na faxina, ele estará registrado em nossa memória

Post has attachment
Wait while more posts are being loaded