Profile cover photo
Profile photo
Real Associação de Viana do Castelo
132 followers -
Real, Real, por D. Duarte Pio, Rei de Portugal !
Real, Real, por D. Duarte Pio, Rei de Portugal !

132 followers
About
Posts

Post has attachment
CONVOCATÓRIA

Ao abrigo do artigo 9.º e 10.º dos Estatutos e dos artigos 4º e 7º do Regulamento Interno da REAL ASSOCIAÇÃO DE VIANA DO CASTELO, convoco V.ª Exa para uma reunião ordinária da Assembleia Geral a ser realizada no próximo dia 9 de Março de 2019, pelas 14.30 horas, no Paço de Calheiros, freguesia de Calheiros, Ponte de Lima, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1 – Apreciação e votação do Relatório e Contas;
2 – Apreciação e votação do Plano de Actividades e Orçamento;
3 – Outros assuntos de interesse para a Associação.

De acordo com o n.º 5 do art.º 9.º dos Estatutos e do n.º 2 do artigo 6º do Regulamento Interno, caso não haja número suficiente de associados a Assembleia Geral reunirá, em segunda convocação, meia hora depois, com qualquer número de associados.

Com as melhores Saudações Monárquicas

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Eng.º Francisco de Calheiros e Menezes (Conde de Calheiros)

Viana do Castelo, 12 de Fevereiro de 2019
Photo
Add a comment...

Post has attachment
A Real Associação da Beira Interior ofereceu 1200 árvores e a plantação decorreu este domingo de manhã na Mata Nacional da Covilhã, com a participação de Dom Afonso de Bragança.
Participaram Câmara da Covilhã,o ICNF e o Agrupamento de escuteiros 20.
Add a comment...

Post has attachment
Monarquia na Noruega está para durar!

Desde 1972 que o Partido da Esquerda Socialista (SV), apresenta todos os anos uma moção no Parlamento Norueguês, para a abolição da monarquia.
Que pena os Portugueses não terem a liberdade de se poderem pronunciar sobre a forma de regime!

Parlamento da Noruega vota pela manutenção da monarquia

Na terça-feira (29 de Janeiro), 36 dos 169 representantes no parlamento da Noruega votaram a favor da substituição da monarquia do país por uma república. Fazia parte do processo anual, que considera propostas para mudar a constituição norueguesa. Mas essa votação sobre a manutenção do rei Harald e da sua família não é uma novidade - todos os anos, desde 1972, o Partido da Esquerda Socialista, SV, apresenta uma moção sobre a abolição da monarquia durante os debates sobre a constituição.

A proposta deste ano para que a Noruega se tornasse numa república recebeu o apoio de todos os membros do SV (actualmente 11 representantes), bem como 14 votos dos membros do Partido Trabalhista. Seis dos oito representantes do Partido Liberal também apoiaram o projecto, dois do Partido Conservador e um do Partido Progressista. Tanto o Partido Comunista como o Partido Verde têm um único membro eleito no parlamento - ambos apoiaram a proposta de abolir a monarquia.
Um dos que quer substituir a monarquia por uma república é o liberal Carl Erik Grimstad. No início da década de 1990, trabalhou no Palácio, entre outras coisas, como secretário da então Princesa herdeira Sonja.

O líder do Partido Trabalhista, Jonas Gahr Støre, votou contra a proposta de criação de uma república. Afirmando: "A monarquia tem forte apoio popular na Noruega, como estipulado na constituição, e como o rei exerce a sua responsabilidade". Støre também afirmou que a monarquia ainda tem apoio sólido no Partido Trabalhista e que ele nunca liderará um partido que acabe com a monarquia.
Além disso, a primeira-ministra Erna Solberg declarou que seu governo nunca abolirá a monarquia.

Uma pesquisa publicada em 2017 mostrou que 81% de todos os noruegueses aprovaram a manutenção da monarquia como uma forma de governo, enquanto apenas 15% acharam que o país se deveria tornar numa república. O nível mais alto de apoio para a realeza veio da população norueguesa mais jovem. E o rei Harald, que se tornou rei em 1991, disse em várias entrevistas que não vai abdicar.
Add a comment...

Post has attachment
Dom Duarte de Bragança é o legítimo pretendente ao trono de Portugal. Ele confidencia ao "L'Incorrect" a sua visão de monarquia, geopolítica e cristianismo.

(...) Se o curso normal de nossa monarquia não tivesse sido interrompido por um golpe militar em 1910, teríamos mantido nosso regime democrático, muito moderno para a época, e uma situação económica viável. O golpe militar republicano provocou grande instabilidade política e finalmente abriu o país à ditadura em 1926.(...)
(...) a segunda república, liderada pelo professor Salazar, não conseguiu estabelecer um regime democrático normal. A actual terceira república é muito democrática, mas já faliu o país duas vezes! (...)
Add a comment...

Post has attachment
Monarquia do Norte 100 anos.

Decorreu no dia 2, Sábado, a 2.º Conferência evocativa do Centenário da Monarquia do Norte, no Ateneu Comercial do Porto. Organização das Reais Associações de Braga, Porto e Viana do Castelo e com a colaboração da Causa Real. Estiverem presentes, para além dos Presidentes da Direcção das Reais Associações envolvidas, o Vice-Presidente da Causa Real, Dr. Diogo Tomás.
Os oradores forma o Prof. Doutor Armando Malheiro, Prof. da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Dr. Luís Cabral, ex-director da Biblioteca Pública Municipal do Porto, com os temas: "O equívoco monárquico: a Monarquia do Norte e a Revolta de Monsanto" e "Os Manuscritos do 2.º Conde de Azevedo na BPMP".
No final, alguns dos participantes pessoas juntaram-se para um simpático jantar numa Sala do Ateneu Comercial
Agradecemos aos oradores e ao Ateneu Comercial do Porto e à numerosa assistência que recordou e assinalou os 100 anos da Proclamação da Monarquia do Norte.
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
05/02/19
10 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
(...)D. Carlos não foi rei de um regime condenado, mas de um regime que, devido à história portuguesa no século XIX, dependia inteiramente da habilidade e da sorte do rei para levar a classe política a aceitar a disciplina e os compromissos necessários para tornar possível o governo constitucional. D. Carlos, que era realista e prudente, mostrou quase sempre habilidade, mas no fim faltou-lhe sorte. É muito provável que, não tivesse morrido em 1908, a monarquia tivesse durado, porque a sua queda se deve em parte à política da rainha viúva e de D. Manuel.
Add a comment...

Post has attachment
"O que teria sido de Portugal se o regime constitucional e parlamentar - sim, é isso mesmo e não a ideia fantasiosa de que Portugal vivia numa ditadura encabeçada pelo rei - não tivesse sido interrompido... Provavelmente estaríamos muito próximos dos países do centro e norte da Europa que tanto admiramos."

Pode ler o artigo completo, aqui:
Add a comment...

Post has attachment
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
A Real Associação do Porto, em parceria com a Causa Real e as Reais Associações Braga e Viana do Castelo, vai promover a evocação do Centenário da Monarquia do Norte.

No próximo dia 2 de Fevereiro, Sábado, no Ateneu Comercial do Porto, pelas 18h00, haverá uma Conferência subordinada ao tema “Cem anos da monarquia do norte – uma história de resistência”, na qual serão oradores os historiadores Prof. Dr. Armando Malheiro e o Dr. Luís Cabral, ex-director da Biblioteca Pública Municipal do Porto, com os temas: "O equívoco monárquico: a Monarquia do Norte e a Revolta de Monsanto" e "Os Manuscritos do 2.º Conde de Azevedo na BPMP".

A conferência é de entrada livre, seguindo-se um Jantar sujeito a inscrição prévia até quinta-feira, dia 17 de Janeiro, ambos limitados à lotação do espaço.sujeito a inscrição prévia até quinta-feira, dia 31 de Janeiro, ambos limitados à lotação do espaço.

O contributo para o jantar, no valor de 25,00 €, deverá ser efectuado por transferência bancária ou multibanco, para o nosso:

NIB: 0033 0000 0011 1128 3420 5

IBAN: PT50 0033 0000 0011 1128 3420 5

Agradecemos o envio do respectivo comprovativo para a nossa sede ou, preferencialmente, por email para realporto@realporto.pt , impreterivelmente até ao referido dia 31 de Janeiro.

Pelo interesse do tema e pela qualidade dos oradores, temos a expectativa de poder contar com a vossa presença!
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded