Profile

Cover photo
Everthon Valadão
Works at Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga
Attended UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Lives in Formiga, MG, Brasil
264 followers|49,581 views
AboutPosts

Stream

Everthon Valadão

Shared publicly  - 
 
A cidade de Formiga está cada dia mais violenta. Há 10 anos atrás, deixávamos as portas de casa destrancadas. Agora, com o fortalecimento do tráfico de drogas, os crimes dele consequentes atormentam a população: assaltos, roubos, sequestros, assassinatos. As autoridades deveriam cortar o mal pela raiz ao invés de apenas diluir recursos nas consequências, esquecendo-se da causa principal.
 ·  Translate
1
Add a comment...

Everthon Valadão

Shared publicly  - 
 
Uma artigo muito interessante contando a história de como especialistas de segurança digital se depararam por acaso e com muito esforço decifraram o Stuxnet, o malware mais ameaçador conhecido até então.

TLDR: Ao contrário de outros vírus que se espalham para todo o mundo, o objetivo do Stuxnet era infectar usinas nucleares iranianas, para sabotar o programa de enriquecimento de urânio daquele país. Com um código complexo e sofisticado, o Stuxnet foi geniosamente construído para atacar um software muito específico chamado Siemens Step 7, sistema utilizado para monitorar e controlar processos industriais (SCADA). Visando infectar computadores não conectados à Internet, ele se espalhava através de pendrives utilizando avançadas e raras vulnerabilidades de software conhecidas como "zero-day exploits" e certificados digitais (fisicamente!) roubados. Ao infectar um computador que possua o software industrial Step7, o Stuxnet substituía uma biblioteca de comandos do Step7 utilizada para programar PLCs (controladores), nos quais injetava código, inibia alarmes e interceptava avisos de mau funcionamento. Porém, se o sistema infectado não coincidisse com uma certa especificação técnica (da usina nuclear), o malware simplesmente ignorava o computador infectado. Esta foi a primeira vez que um código digital foi criado para fisicamente destruir algo no mundo real. Ao alterar o código dos controladores de "conversores de frequência de motores", o Stuxnet visava destruir especificamente centrífugas de enriquecimento de urânio da usina de Natanz no Irã, um componente essencial para tanto uma usina nuclear quanto para possibilitar a construção de uma bomba atômica. Assim, ao danificar cerca de 2.000 centrífugas, o Stuxnet atrasou a capacidade do Irã enriquecer urânio para a possível construção de uma bomba atômica em no mínimo 5 anos.

Moral da história: pelo amor do Universo, NÃO utilize o sistema operacional Windows em sistemas críticos, que possam causar catástrofes de proporções globais... Também, presumir segurança de um sistema apenas pelo desconhecimento de como ele funciona ou por não estar conectado à Internet, como fizeram em sistemas SCADA, não é uma boa ideia. Afinal, ninguém mais esconde dinheiro no colchão nos dias de hoje.
It was January 2010 when investigators with the International Atomic Energy Agency realized something was off at the uranium enrichment plant outside Natanz in central Iran. Months earlier, someone ha...
1
Add a comment...
Have him in circles
264 people
Daniel Costa's profile photo
Saul Delabrida's profile photo
meuPet A chance do seu Pet perdido's profile photo
Natia Luiza's profile photo
Natália Medeiros's profile photo
Marcelo Junio's profile photo
Milton Stiilpen Júnior's profile photo
Joziane Pereira Gonçalves's profile photo
Flávia Khouri's profile photo

Everthon Valadão

Shared publicly  - 
 
Eu suporto o Wikipedia blackout de hoje (18 de Janeiro de 2012), para protestar contra as legislações americanas SOPA e PIPA, que limitariam a liberdade de expressão na Web, possivelmente afetando todos os internautas e limitando o potencial criativo humano! http://tinyurl.com/7vq4o8g
 ·  Translate
Wikipedia is blacking out for 24 hours to protest proposed US Internet censorship legislation. Join the protest and take action today.
1
Add a comment...
People
Have him in circles
264 people
Daniel Costa's profile photo
Saul Delabrida's profile photo
meuPet A chance do seu Pet perdido's profile photo
Natia Luiza's profile photo
Natália Medeiros's profile photo
Marcelo Junio's profile photo
Milton Stiilpen Júnior's profile photo
Joziane Pereira Gonçalves's profile photo
Flávia Khouri's profile photo
Work
Occupation
Atualmente sou professor e pesquisador do Instituto Federal Minas Gerais - Campus Formiga. Tenho experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, sistemas distribuídos, redes par-a-par e tolerância a falhas, privacidade e segurança, software livre e GNU/Linux. Possuo mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007-2009, conceito CAPES 7) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003-2007, conceito ENADE 5).
Employment
  • Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga
    Professor Assistente, 2010 - present
  • Fundação Universidade de Itaúna
    Professor Auxiliar, 2010 - 2010
  • Bysat Automação e Controle
    Desenvolvedor Java, 2006 - 2007
  • CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
    Pesquisador Bolsista, 2004 - 2009
  • Caixa Econômica Federal
    Estagiário, 2001 - 2002
Places
Map of the places this user has livedMap of the places this user has livedMap of the places this user has lived
Currently
Formiga, MG, Brasil
Previously
Belo Horizonte, MG, Brasil - Ouro Preto, MG, Brasil
Story
Tagline
tímido, paciente, curioso, cientista
Introduction
Cientista da Computação, Professor no IFMG Campus Formiga, defensor e disseminador de Software Livre.
Bragging rights
Uso GNU/Linux e Software Livre desde 2005 :)
Education
  • UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestrado em Ciências da Computação (Conceito CAPES 7), 2007 - 2009
  • UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto
    Bacharelado em Ciência da Computação (Conceito ENADE 5), 2003 - 2007
  • Colégio Santa Teresinha (Formiga/MG)
    Ensino Fundamental e Médio, 1996 - 2002
Basic Information
Gender
Male
Looking for
Friends, Networking
Other names
everthon.valadao, evaladao, everthonvs, evs