Profile cover photo
Profile photo
LALT - Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes
42 followers -
Saber. Saber Fazer. Fazer Saber em Logística, Transportes e Serviços
Saber. Saber Fazer. Fazer Saber em Logística, Transportes e Serviços

42 followers
About
Posts

Post has attachment
>>> Estudantes desenvolvem "Uber dos ônibus" para integrar periferias e áreas centrais em São Paulo

>>> Projeto foi criado por universitários em maratona de inovação da Scania, para facilitar os deslocamentos a partir de regiões periféricas

Incorporando os problemas cotidianos dos usuários do transporte público diretamente na questão da mobilidade, um grupo de universitários desenvolveu uma solução para integrar as periferias e a região central da cidade de São Paulo de maneira mais eficiente — utilizando o conceito dos aplicativos de transporte individual para o transporte de massa. O projeto, apelidado de "Uber dos ônibus", foi o vencedor do Inovathon 2018, uma maratona de inovação promovida pela Scania, no final de outubro.

Após circular pela capital paulista utilizando o transporte público e conversar com outros usuários para compreender as principais dificuldades do sistema, o grupo de estudantes desenvolveu uma ferramenta batizada de MobiBus. A ideia consiste em um aplicativo pelo qual as pessoas poderiam chamar um ônibus de tamanho reduzido. Dessa forma, áreas mais afastadas da cidade seriam integradas à malha principal do transporte e também a opções alternativas, como bicicletas compartilhadas. Pensando no meio ambiente, o ônibus utilizaria combustível GNV.

Confira a matéria na integra: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/11/estudantes-desenvolvem-uber-dos-onibus-para-integrar-periferias-e-areas-centrais-em-sao-paulo.html

Um abraço e bons estudos!

Lalt Unicamp
Photo
Add a comment...

Post has attachment
DHL Trend Radar: O Radar de Tendências em Logística

Com o objetivo de se preparar para o futuro, a DHL realiza um estudo de tendências do mercado logístico denominado: DHL Trend Research. Regularmente publicado, este estudo é considerado um instrumento importante para a comunidade logística global apontando tendências e tecnologias que farão parte das operações em 5 e 10 anos.

Desde a sua última atualização, o DHL Trend Radar apresentou diversas tendências de logística incluindo a Internet das Coisas (IoT), Robótica, Omni-channel e Realidade Aumentada, Impressão 3D e uma série de tecnologias que estarão presentes nas operações da cadeia de suprimentos.

Vale destacar que a atualização mais recente confirmou tendências que provavelmente moldarão o mercado da logística, que vão desde a adoção de sistemas de autoaprendizagem (inteligência artificial) até o reaproveitamento de recursos para tornar a logística mais sustentável.

Quer saber mais? Acesse e faça o download gratuitamente do relatório em: https://www.logistics.dhl/global-en/home/insights-and-innovation/thought-leadership/trend-reports/logistics-trend-radar.html

Finalmente, vale o recado que cabe a nós, profissionais de logística e cadeia de suprimentos, utilizar estas informações como ferramenta de planejamento, aprimoramento e atualização para preparação ao futuro logístico que nos aguarda.

Lalt Unicamp
Photo
Add a comment...

Post has attachment
[INSCRIÇÕES ABERTAS] [NOVAS DISCIPLINAS]

Estão abertas as Inscrições para a 25ª turma do Curso de Especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística (FEC-0600) e, para esta nova turma, temos uma grande novidade 😃

Além das 13 disciplinas essenciais para a formação do profissional da Cadeia de Suprimentos e Logística:

- Comércio Exterior e Logística Internacional
- Gestão Integrada da Logística
- Gestão Estratégica da Armazenagem e Movimentação
- Planejamento Integrado dos Estoques e da Produção
- Gerência de Transportes
- Gestão de Projetos e de Mudança
- Gestão da Cadeia de Suprimentos
- Métodos de Tomada de Decisão e Melhoria em Logística
- Finanças e Custos Aplicados à Logística
- T.I. Aplicada à Logística
- Lean Logistics
- Conceitos Avançados da Logística Integrada
- Estudo Dirigido

Incluímos mais 5 disciplinas, são elas:

- Gestão Estratégica de Compras
- Gestão Estratégica de Pessoas e Equipe em Logística e Supply Chain
- Marketing de Serviços Logísticos
- Coaching and Mentoring
- Logística Reversa e Sustentabilidade

O curso terá um total de 435 horas e será ministrado nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h.

==> DESTAQUE-SE NO MERCADO DE TRABALHO <==

• Disciplinas voltadas para a formação do novo perfil profissional.
• Quadro de professores com grande experiência profissional.
• Fornecimento de livros da bibliografia obrigatória e estrutura de suporte.
• Acesso aos recursos e atividades de pesquisa desenvolvidas no LALT/UNICAMP.
• Associação de ex-alunos (Alumni) visando à continuidade e expansão da rede de contatos dos alunos.

Inscrições até o dia 28 de janeiro de 2019 através do link:
http://extecamp.unicamp.br/logistica/inscricoes_online.asp

** Vagas limitadas.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Realidade Aumentada na Logística

A realidade aumentada (augmented reality, em inglês) é uma tecnologia que busca utilizar ferramentas virtuais com o mundo físico que esta a nossa volta.

Através do uso de dispositivos móveis tais como smartphones, tablets, óculos e outros equipamentos visuais é possível auxiliar na gestão e tomada de decisão de diversas atividades do dia-a-dia.

A virtualização esta muito ligado a este conceito, pois busca gerar modelos virtuais de cenários reais para diversas aplicações da sociedade e uso dos indivíduos.

Na logística, as operações de movimentação interna de materiais em armazéns e centros de distribuição tem no uso da realidade aumentada inúmeros benefícios que tornam as atividades de separação, armazenagem e movimentação muito mais produtiva.

Muitas empresas já possuem a realidade aumentada implantada em suas operações e colhem os benefícios de seu uso.

Quer saber mais? Acesse a matéria completa:

Link: http://lalt.fec.unicamp.br/index.php/2018/11/01/realidade-aumentada-na-logistica/

Gostou da informação? Comente, curta e compartilhe com nossos amigos logísticos interessados nesta tecnologia.

Lalt Unicamp
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Palestra: GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Palestrante: Antonio Carlos Dourado

Data: 30 de outubro de 2018, às 10:00
Local: Auditório da Faculdade de Engenharia Química (Bloco D - FEQ)

Antonio Carlos Dourado Barros da Rocha, Engenheiro Naval pela EPUSP (1980) – especialização em máquinas e transportes, com todos os cursos completos para a obtenção do grau de Mestre na área de Máquinas (1984). Trabalhou na área de pesquisa no IPT e nas maiores empresas nacionais e multinacionais na área de engenharia térmica e geração de energia. Atuou em grandes empresas internacionais de tecnologia na área de combustão, leito fluidizado e tratamento de resíduos como Von Roll Inova, Foster Wheeler, Babcock & Wilcox, Doosan e Lurgi-Lentjes. Foi professor assistente de transmissão de calor na UNIP. Atualmente é diretor da G4, Energia & Meio Ambiente, empresa especializada em gestão de resíduos.

Com a aprovação da Lei 12.305/10 de 2 de agosto de 2010, que institui a política nacional de resíduos sólidos, os municípios deverão se adaptar e se organizar para dar o destino apropriado para a gestão de resíduos sólidos. A lei criou metas importantes para a eliminação dos lixões; determina a elaboração de um Plano Nacional de Resíduos Sólidos com ampla participação social, contendo metas e estratégias nacionais sobre o tema; prevê a criação de um Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), com o objetivo armazenar, tratar e fornecer informações que apoiem as funções ou processos de gestão do resíduos; prevê a criação de planos de gestão integrada de resíduos sólidos e os planos de gerenciamento de resíduos sólidos nos níveis estadual, municipal e regional; além de impor que empresas elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Na presente palestra o Engenheiro Antonio Dourado explorará oportunidades que a Lei 12.305/10 abre para empresas e academia.

Mais informações: https://www.prp.unicamp.br/pt-br/noticias/gestao-integrada-de-residuos-solidos

Lalt Unicamp
Photo
Add a comment...

Post has attachment
A impressão 3D e a logística

Também conhecida como Manufatura Aditiva na Indústria 4.0, a impressão 3D representa o conceito de prototipação de qualquer tipo de peça com o uso de diversos materiais empregados em seu processo. Agora, quando se pensa em realizar testes ou desenvolver novos produtos a impressão 3D tem a capacidade de gerar fisicamente tais projetos.

Dotado desta flexibilidade a impressão 3D oferece aos profissionais a possibilidade de visualizar de maneira física novos itens, produtos, peças e até mesmo modelos de corpos humanos para aprimorar ainda mais o que ainda será criado.

Na logística a impressão 3D colabora com a redução de operações de abastecimento (transporte) de matéria prima para as fabricas. Isso porque os processos se tornam mais enxutos quanto a quantidade de materiais estocados nos armazéns e centros de distribuição da cadeia de suprimentos.

Quer saber mais? Acesse o link da matéria completa:

Link: http://lalt.fec.unicamp.br/index.php/2018/10/23/a-impressao-3d-e-a-logistica/

O que você achou dos conceitos? Deixe o seu comentário, curta e compartilhe com os nossos amigos logísticos a respeito desta temática.

Um abraço e bons estudos!

Lalt Unicamp
Photo
Add a comment...

Post has attachment
CONVITE
WORKSHOP COMEMORATIVO

45 anos do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

31 de outubro e 01 de novembro de 2018

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da EESC-USP é um dos mais antigos da área de engenharia de transportes no País e teve seu início com o curso de mestrado em 1973, junto ao então denominado Departamento de Transportes e Topografia da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, atualmente Departamento de Engenharia de Transportes. Em 1976, após a sua maturação natural, foi implantado o curso de doutorado. Ao longo destes 45
anos, o PPG-ET formou 136 doutores e 346 mestres.

PROGRAMAÇÃO
31 de outubro
8:30 – 9:00 Welcome coffee
9:00 – 9:30 Sessão de abertura – Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima

9:30 – 10:15 Palestra: “Inovação na mobilidade: eletrificação, sustentabilidade e novos modelos de negócios”,
Professor Titular João Fernando Gomes de Oliveira, Departamento de Engenharia de Produção da
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – Anfiteatro de Convenções Luiz
Gastão de Castro Lima

10:15 – 10:30 Intervalo

10:30 – 12:00 Mesa redonda - Grupo de trabalho 1 (interno aos alunos do PPG-ET) – sala Matadouro II

14:00 – 14:45 Palestra: “A logística amanhã: O que o Uber e o AirBnB têm a ver com isso?”,
Professor Titular Orlando Fontes Lima Júnior, Departamento de Geotecnia e Transportes da
Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da UNICAMP – Anfiteatro de
Convenções Luiz Gastão de Castro Lima

14:45 – 15:00 Coffee break

15:00 – 17:00 Mesa redonda - Grupo de trabalho 2 (interno aos alunos do PPG-ET) – sala Matadouro II

01 de novembro

9:00 – 12:00 Integração dos grupos de trabalho 1 e 2 (interno aos alunos do PPG-ET) – sala Matadouro II
14:00 – 14:45 Palestra: “Big Data in Transportation”, Professor Mohamed Abdel-Aty, Department of Civil, Environmental & Construction Engineering; Center for Advanced Transportation Systems Simulation, University of Central Florida, EUA – Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima
14:45 – 15:30 Encerramento e coffee break

Todas as palestras são abertas aos interessados, gratuitamente e as inscrições devem ser feitas no link abaixo:

Link Inscrição: https://goo.gl/fqhKgR

Organização: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da EESC-USP
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Você conhece o veículo Romeu e Julieta?

Um dos tipos de veículos mais presentes nos fluxos de transporte do país é chamado Romeu e Julieta (Twin-trailer truck, em inglês). Inspirado no romance clássico de Shakespeare no século XVI, o equipamento de transporte recebe este nome devido a sua configuração especifica para o transporte de cargas.

O veículo é constituído por um Reboque (Romeu) e por um Semirreboque (Julieta). Ou seja, o veículo opera com um cavalo mecânico, que puxa um reboque, que pode ser trucado ou não, que, por sua vez, puxa um semirreboque.

Embora esteja constantemente sendo substituído por veículos de configurações mais atualizadas, ainda é muito comum presenciar seu uso na indústria de vestuário, em operações de transferência e no transporte de cana em canaviais.

Uma de suas principais vantagens esta na flexibilidade de carregamento e descarregamento uma vez que pode deixar (desconectar) a Julieta em uma operação de descarregamento enquanto realiza outras operações de entrega.

Outro ponto positivo esta no fato de oferecer maior capacidade de transporte conectando mais Julietas ao Romeu para aumento da produtividade no fluxo logístico.

Gostou desta informação? Curta, comente e compartilhe com os amigos!

Sua opinião e contribuição é muito importante para nós!

Um abraço!

Lalt Unicamp.
Photo
Add a comment...

Post has shared content
Os veículos autônomos e seus benefícios para a logística

Os veículos autônomos, que também são conhecidos como carros robóticos ou “carros sem motoristas”, integram diversas tecnologias que auxiliam no controle e direção do veículo durante a viagem.

Desta maneira, são empregados recursos tecnológicos dotados de sensores e inteligência artificial para controlar todos os dispositivos, equipamentos e a operacionalização no trajeto do veículo.

Durante o trajeto as tecnologias realizam uma leitura e identificam as características do ambiente para processamento das informações e determinação da melhor ação que direcionará o veículo nas vias por onde passa.

Quer saber mais, acesse: http://lalt.fec.unicamp.br/index.php/2018/10/05/os-veiculos-autonomos-e-seus-beneficios-para-a-logistica/

Curta, comente e compartilhe a informação!

Um grande abraço!

Lalt Unicamp
Photo

Post has shared content
Os veículos autônomos e seus benefícios para a logística

Os veículos autônomos, que também são conhecidos como carros robóticos ou “carros sem motoristas”, integram diversas tecnologias que auxiliam no controle e direção do veículo durante a viagem.

Desta maneira, são empregados recursos tecnológicos dotados de sensores e inteligência artificial para controlar todos os dispositivos, equipamentos e a operacionalização no trajeto do veículo.

Durante o trajeto as tecnologias realizam uma leitura e identificam as características do ambiente para processamento das informações e determinação da melhor ação que direcionará o veículo nas vias por onde passa.

Quer saber mais, acesse: http://lalt.fec.unicamp.br/index.php/2018/10/05/os-veiculos-autonomos-e-seus-beneficios-para-a-logistica/

Curta, comente e compartilhe a informação!

Um grande abraço!

Lalt Unicamp
Photo
Wait while more posts are being loaded