Profile cover photo
Profile photo
FLM, Consultoria de Arqueologia e Gestão de Património Cultural
28 followers -
Arqueologia, Gestão de Património Cultural, Turismo Cultural, Soluções Informáticas, Formação
Arqueologia, Gestão de Património Cultural, Turismo Cultural, Soluções Informáticas, Formação

28 followers
About
Posts

Post has attachment
We are proud to present a new app for Android: Field Notes! An App for archaeologists digging in the real world!
Add a comment...

Post has attachment
Seminário "ARQUEOLOGIA PARA PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO"

Cada vez mais, os profissionais de empresas de construção são obrigados a interagir com profissionais de arqueologia. Para os profissionais da construção, engenheiros, arquitectos, encarregados de obra, a arqueologia pode ser encarada como um problema.
O Seminário "Arqueologia para Profissionais da Construção" procura dar a conhecer aos profissionais desta área a importância dos trabalhos arqueológicos, as metodologias de trabalho em arqueologia e, mais importante, muni-los de ferramentas para uma melhor gestão das obras.
Add a comment...

Perguntaram-nos:
"Procuro o termo correcto em Português para o que à letra seria "escavação de salvação" (tradução do Grego moderno). Contexto: estão a ser feitas obras, descobrem-se vestígios arqueológicos; é necessária uma intervenção de emergência, antes que as obras continuem e destruam os vestígios para sempre."

A nossa opinião:
Para o exemplo colocado, a expressão mais correcta em português seria "escavação de emergência", uma vez que ela resultará de um achado não expectável durante trabalhos que não estão a ser alvo de "acompanhamento arqueológico". No âmbito da nossa legislação, esse tipo de escavação enquadrar-se-ia dentro dos trabalhos arqueológicos de Categoria D, previstos no Artº 3º, nº 1, alínea d) do Decreto-Lei, nº 270/99, de 15 de Julho.
Não poderiam enquadrar-se nesse âmbito os trabalhos de escavação que fossem executados pela constatação da existência de vestígios durante um "acompanhamento arqueológico", já que o "acompanhamento arqueológico" pressupõe, de alguma forma, uma avaliação presencial preventiva que pode evoluir, caso necessário, para uma escavação. Neste caso, estaríamos perante uma "escavação preventiva ou de salvaguarda", a qual recairia na Categoria C prevista no Artº 3º, Nº1, alínea c) do Decreto-Lei, nº 270/99, de 15 de Julho.
Add a comment...

Post has attachment
PCR: PATRIMÓNIO CULTURAL RELIGIOSO (Formação)
A Igreja Católica possui um acervo patrimonial extraordinário, fruto de uma presença marcante no território e junto das comunidades ao longo de quase 2000 anos. A preservação deste património é fundamental, como forma de manter viva uma memória que ultrapassa, já em muito, a comunidade dos crentes.
O PCR - Património Cultural Religioso - arte, arqueologia e museologia, procura transmitir aos responsáveis pelas instituições religiosas conhecimentos sobre a forma de proteger o património, de o inventariar e de o conservar, munindo-os de ferramentas para a mais correcta gestão do seu património.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Consulte o nosso vocabulário on-line de termos de arqueologia para "não arqueólogos". Se tiver sugestões de palavras ou expressões que gostavam de ver aqui incluídas, diga-nos.
Arqueologia
Arqueologia
flmconsult.pt
Add a comment...

Post has attachment
Porque música é cultura, estamos a apoiar o Ensemble Vocal Introitus na gestão de informação on-line. Acompanhe o Ensemble Vocal Introitus também nas redes sociais.
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded