www.miningmath.com/software

Saudações a todos!

Continuando nossa série de vídeos, hoje nosso objetivo é apresentar algumas ferramentas de visualização no SGeMS da cava final otimizada pelo SimSched.

Após a geração da cava final otimizada, será mostrada uma visualização automática dos blocos lavrados, coloridos de acordo com o destino definido pelo otimizador. Duas nuvens de pontos, representando a topografia e a cava final, podem ser selecionadas à esquerda, na lista de objetos para visualização.

Na janela “Name” é mostrado o modelo importado e suas propriedades ou variáveis. Os blocos selecionados pelo SimSched para compor a cava ótima são visualizados quando se seleciona o campo “Marvin Pit Optimizer 1”. As cores dos blocos são de acordo com a ordem dos destinos na opção Destinations, processo (=1 e azul) e pilha de estéril (=2 e vermelho).

Abaixo da janela “Name” temos uma janela com as abas “Preferences”, “Sections” e “Informations”. Selecionamos aba “Sections” onde é possível adicionar e criar novas seções para controle do projeto ou simples visualização. Como demonstração, podemos selecionar o eixo X e, após a seleção, podemos clicar em “+”. Com isso, criamos uma nova seção. Lembrando que podemos criar novas seções nos eixos “Y” e “Z” conforme nossa necessidade. Uma vez criada, a nova seção pode ser posicionada no local que desejarmos. Esta posição é ajustada deslizando a barra ao lado. Ou se preferir, o ajuste pode ser feito pela escala numérica que também está disponível.

Quando desabilitamos o campo “Marvin Pit Optimizer 1” e selecionamos a variável teor em “Marvin” e “Au PPM grade” podemos visualizar a seção desejada apresentado sua variação de teor.

Selecionando todo modelo restrito pela topografia, podemos também utilizar a aba “Stats” que nos fornece informações estatísticas acerca de uma determinada variável selecionada. No exemplo selecionamos a variável “Au PPM grade”. No relatório temos média, variância e número de blocos carimbados com a variável.

Na aba “Filtering” podemos adicionar e criar novos filtros. Além disso, é possível atualizar a visualização.

Ao selecionar ‘Marvin Pit Optimizer 1 Topografy’ podemos visualizar a superfície topográfica original, na forma de uma nuvem de pontos, interpretada e gerada pelo SimSched a partir do modelo importado.

Ao selecionar ‘Marvin Pit Optimizer 1 Ultimate Pit’ podemos visualizar a superfície da cava final gerada pelo SimSched. Em “Preferences” pode-se ajustar o tamanho dos pontos visualizados. Em “Statistics” é mostrada simples estatística sobre o arquivo. Os pontos apresentados na tela são os mesmos exportados nos arquivos CSV mencionados no vídeo anterior.

Bom, ficamos por aqui! Esperamos que as informações e demonstrações reportadas em nossos vídeos sejam úteis e os auxiliem no desenvolvimento de suas e atividades e projetos de mineração. Até uma próxima! Obrigado!

Este vídeo foi produzido por membros do Núcleo de Engenharia de Minas do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas – Campus Poços de Caldas – em parceria com a Miningmath.
Shared publiclyView activity