www.miningmath.com

Olá a todos. Com esse vídeo iniciaremos uma série sobre o software SimSched Pit Optimizer. Falaremos sobre instalação, ferramentas, relatórios, entre outros assuntos. 

Inicialmente, vamos apresentar algumas informações acerca da MiningMath, empresa responsável pelo desenvolvimento do SimSched. Vamos visitar o site da empresa, onde nós temos informações sobre competências, equipe e uma apresentação inicial. Entre as competências podemos destacar modelagem geológica, geoestatística, otimização e planejamento de lavra, soluções com o uso de técnicas de simulação e otimização, desenvolvimento de scripts e programas customizados, entre outros serviços. No site, nós temos acesso à equipe técnica e também informações acerca do software. 

O SimSched Pit Optimizer é um software de otimização de cava que utiliza conceitos inovadores, quando comparado aos demais softwares comerciais dedicados à mesma função. A maioria dos softwares disponíveis no mercado utiliza o algoritmo de Lerchs-Grosmann. Apesar de sua ampla aplicabilidade e aceitação na indústria, o algoritmo de Lerchs-Grosmann apresenta algumas fraquezas, que podem ser superadas com tecnologias mais modernas. Essa afirmação se justifica porque se consideram apenas restrições de ângulos de talude, buscando a maximização do fluxo de caixa não descontado no que será lavrado. 

Na atualidade, observa-se que trabalhos científicos da área de otimização de cavas, consideram outras restrições durante o processo de otimização, como blendagem e largura mínima de fundo de cava. O SimSched Pit Optimizer é resultado destes trabalhos – é baseado em programação interamista com a adição de heurísticas proprietárias. Seu modelo matemático faz uso de superfícies para controle preciso de aspectos geotécnicos. O SimSched, na versão Direct Block Scheduler, será capaz de decidir quais blocos lavrar, quando devem ser lavrados e se cada bloco deve ser processado, descartado ou estocado – otimização de destinos em um único processo. Será capaz de incluir quaisquer restrições aditivas – produções, horas de equipamentos, transporte, etc. – e múltiplas restrições de blendagem, à medida que o produto for alcançando suas etapas planejadas, em desenvolvimento.

O software SimSched está implementado como um plug-in do software SGEMS, que é mantido pela empresa AR2Tech. Vamos visitar o site da empresa AR2Tech, em que um dos produtos é o SGEMS e para o qual podemos encontrar algumas informações. A AR2Tech é conduzida pelos professores Alexandre Boucher e Hervé Gross, responsáveis pelo desenvolvimento do SGEMS. O SGEMS trata-se de um software de estatística que foi desenvolvido originalmente na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Esse software dedica-se à aplicação de ferramentas de estatística, sessões, tratamento de dados, estimativas e outras funcionalidades. Com a inserção do plug-in no SGEMS temos o menu de algoritmos da MiningMath, por onde será acessado o SimSched. ]

Vamos então abrir a interface do SGEMS, onde nós podemos visualizar ‘MiningMath’ no menu à esquerda para rodar algoritmos do SimSched, bastando clicar em ‘run algorithm’. No SGEMS podemos verificar a disponibilidade de ferramentas de declustering, construção de variogramas, estimativas, quais estimativas e simulação. Todas essas ferramentas são tipicamente utilizadas em rotinas de modelagem geológica e construção de modelos de blocos.

Ficamos por aqui e no próximo vídeo serão apresentadas informações acerca da instalação, licença e suporte ao SimSched. Esse vídeo foi produzido por membros do núcleo de Engenharia de Minas do instituto de ciência e tecnologia da Universidade de Alfenas – Campos Poços de Caldas – om parceria com a MiningMath.

Obrigado a todos e até a próxima!
Shared publiclyView activity