www.miningmath.com

Saudações a todos!

Continuando nossa série de vídeos, hoje trataremos da importação do modelo de blocos formatado no vídeo anterior.

Após abrir o SimSched, selecionamos a opção ‘Import’, para importação do modelo de blocos. Observe que o campo ‘File Name’ está com marcação na cor vermelha. Isso indica que esse campo é de preenchimento obrigatório. Localize e selecione o arquivo CSV formatado e pressione ‘Next’.

Na janela seguinte, devemos registrar o nome do modelo (Name). Opcionalmente, a pasta de destino (Folder) pode ser alterada e uma descrição (Description) informada. Clique em ‘Next’.
Na janela seguinte temos, para simples conferência, um resumo estatístico do modelo de blocos que será importado. Clicando em ‘Next’, temos um formulário para correlação entre o cabeçalho do arquivo CSV importado e os tipos de campos disponíveis no SimSched. 

Este cabeçalho superior é a identificação feita pelo SimSched e o inferior é a identificação disponível no arquivo CSV importado. Como estamos indicando no vídeo, é necessário associar ambos os cabeçalhos, conforme é apresentado. Em seguida selecionamos uma variável do tipo ‘Grade’. Nesta versão é possível selecionar apenas uma variável do tipo Grade, mas isso não influencia os resultados da otimização, visto que calculamos os valores dos blocos considerando as receitas provenientes de ouro e cobre.

Clicando em ‘Next’, a importação do modelo em CSV será concluída. Uma nova janela de complementação dos dados da estrutura do modelo de blocos e das unidades dos teores importados será aberta. Assim, preenchemos os campos obrigatórios de variáveis unidades e dimensões dos blocos. Nessa tela é possível, também, inserir a origem do modelo de blocos informando suas coordenadas X, Y e Z mínimas.

Depois do preenchimento dos campos obrigatórios, ficarão habilitadas as opções ‘View Model’ e ‘Pit Optimization’. Selecionando a opção ‘View Model’, o SimSched será fechado e o modelo poderá ser visualizado na interface do SGeMS.

Bom, ficamos por aqui! No próximo vídeo, serão apresentadas informações acerca da visualização no SGeMS

Este vídeo foi produzido por membros do Núcleo de Engenharia de Minas do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas – Campus Poços de Caldas – em parceria com a  Miningmath.
Shared publiclyView activity