Saudações!

Continuando nossa série de vídeos, hoje nosso objetivo é apresentar algumas ferramentas de visualização do modelo de blocos no SGeMS. Conforme apresentado no primeiro vídeo dessa série, vale ressaltar que a empresa AR2Tech é responsável pelo software SGeMS, enquanto a MiningMath é responsável pelo SimSched.

Na janela ‘Name’ é mostrado um menu com o modelo importado e suas propriedades e/ou variáveis. No menu é possível selecionar e visualizar individualmente cada variável. Como exemplo, selecione a variável AU_PPM – Grade.

Abaixo da janela ‘Name’ temos uma janela com as abas “Colormap”, “Filtering” e “Stats”. No dropdown selecionar rainbow. Em Opacity definir 150. É informado que a variável possui valor mínimo igual a zero e máximo igual a 1,41667. Caso queira é possível apresentar a variável em escala logarítmica. 

Em Filtering é possível criar filtros de visualização para qualquer variável presente no modelo de blocos. Digite 1 em mínimo, 999 em máximo e selecione. Em seguida clique em display/refresh. Será visualizado os blocos com teores acima de 1. É possível adicionar mais filtros clicando em “+”.

Em Stats é apresentado um resumo estatístico da variável.

Bom, ficamos por aqui! No próximo vídeo, serão apresentadas informações sobre otimização de cava final.

Este vídeo foi produzido por membros do Núcleo de Engenharia de Minas do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas – Campus Poços de Caldas, em parceria com a MiningMath.
Shared publiclyView activity