Profile cover photo
Profile photo
Mais Portugal
42,471 followers -
Um pouco de Portugal - A little bit of Portugal
Um pouco de Portugal - A little bit of Portugal

42,471 followers
About
Posts

Post has attachment
Podemos conviver em harmonia com a natureza - Rio Mondego

A degradação de muitos rios deve se a falta de cuidados necessários.

O destino e tratamento adequados de efluentes são fundamentais no cuidado com as águas.
É necessário instalar rede de esgoto nas construções públicas e privadas, bem como realizar tratamento de efluentes, atendendo à legislação vigente e aos requisitos para o cuidado com o meio ambiente.

É muito importante o cuidado com as fontes e a qualidade das águas para a sustentabilidade da vida, incluindo-se as dos rios, importante fonte de água doce e alimentos

Viva em harmonia com a natureza!

Post has attachment

Acreditamos que ... "é melhor prevenir do que remediar"!
Junto às “Arribas não! Aproveite a praia em segurança!”
Foto: Praia da Falésia - Albufeira

Albufeira lidera as preferências de turistas portugueses e internacionais pela beleza e qualidade ambiental da sua zona costeira. O Município preocupa-se em criar todas as condições para continuar a ser um destino seguro. Uma das medidas passa por consciencializar os banhistas para os eventuais perigos associados às falésias. A campanha de sensibilização já arrancou e prolonga-se até dia 26 de agosto em todas as praias do Concelho.

Todos os anos, durante os meses de maior concentração de turistas – julho e agosto – o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Albufeira promove uma Campanha de Sensibilização sobre os perigos e os cuidados a ter com as arribas.

A Campanha que teve início no dia 1 de julho, nas praias do Inatel e Alemães, prolonga-se até dia 26 de agosto, conta com os apoios da Autoridade Marítima, Polícia Marítima e Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA).

A iniciativa consiste na distribuição de folhetos bilingue (português/inglês), destinados a informar os banhistas sobre os principais perigos associados às arribas e as melhores formas de os prevenir. O objetivo passa por promover o conhecimento dos riscos e chamar a atenção de todos para a necessidade de evitar a permanência em locais considerados instáveis, respeitando a sinalização existente nas praias. Paralelamente, os banhistas são aconselhados a frequentar somente praias vigiadas.

Se está de férias em Albufeira fique atento! Conheça os conselhos que o SMPC tem para lhe dar. A sua segurança e a segurança da sua família estão em primeiro lugar! Proteja-se!
Fonte: www.cm-albufeira.pt

+Aninha Fritz #ComunidadeCreatePrevenção
Photo

Post has attachment
Pôr do sol em Castelo de Vide - Distrito de Portalegre

O carácter romântico da vila de Castelo de Vide, associado aos seus jardins, abundância de vegetação, clima ameno e proximidade da serra de São Mamede, tornou-a conhecida por "Sintra do Alentejo" (esta designação é atribuída ao rei D. Pedro V).
Wikipédia.
Photo

Post has attachment
Lenda do Galo de Barcelos - Barcelos - Portugal

A lenda do Galo de Barcelos narra a intervenção milagrosa de um galo morto na prova da inocência de um homem erradamente acusado. Está associada ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico, situado no Paço dos Condes de Barcelos.

Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa.

Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem."

O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.

Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago, monumento que se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos. Este também é representado pelo artesanato minhoto, geralmente de barro, conhecida por galo de Barcelos e é um símbolo de Portugal sendo vendido em todas as lojas de recordações do país e foi adotado por Gil Vicente como sua mascote.
Wikipédia.
Photo

Post has attachment
Estrada de terra a Caminho das Buracas do Casmilo

As buracas de Casmilo são uma curiosa formação rochosa existente no concelho de Condeixa-a-Nova, em plena serra de Sicó. A paisagem cársica da zona é percorrida por correntes subterrâneas que deram origem canhões e grutas. Com o desmoronamento das suas paredes, ficaram várias cavidades nas paredes do monte, que criam uma paisagem muito curiosa e interessante.
Fonte: darasola.blogs.sapo.pt

Foto de Sueli e Cidônio
Photo

Post has attachment
Óptimas opções nesse calor!
Algarve - Praia da Oura e Lagoa dos Salgados

Post has attachment
Castelo de Montemor-o-Velho - Distrito de Coimbra

As primeiras referências documentais à povoação e seu castelo remontam ao século IX, quando Ramiro I das Astúrias e seu tio, o abade João do Mosteiro do Lorvão, o conquistaram (848). O soberano transmitiu ao tio estes domínios, com o encargo de defender o castelo, mantendo-lhe guarnição, cuja alcaidaria João entregou a D. Bermudo, filho de sua irmã, D. Urraca. Ainda naquele ano resistiu ao cerco que lhe foi imposto pelo califa de Córdoba, Abderramão II.
Wikipédia.
Photo

Post has attachment
Vamos procurar o Tuga! Nosso Gato
E aproveite para admirar a beleza do Porto.

O traquinas resolveu esconder se novamente desta vez nas proximidades da Ponte Luís I que liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia separadas pelo rio Douro

Contamos com você!
Photo

Post has attachment
Portugal em aguarela.
Centro Histórico de Lisboa

O Centro Histórico da cidade é um espaço onde a história e a tradição se cruzam com a vanguarda, a modernidade, a boémia e a cultura de uma forma única. A zona histórica é recortado por ruas cheias de História que nos levam da Praça do Comércio, e do Tejo, ao Castelo de São Jorge, do Rossio, aos bairros típicos do Bairro Alto, Alfama e Mouraria, num complexo jogo de cores e vivências que está na base da alma lisboeta.
Fonte: www.cm-lisboa.pt

Foto convertida em aguarela.
Photo

Post has attachment
Cores de um pôr do sol em Portugal

Talvez todos os entardeceres e auroras sejam um dos mais belos momentos que um ser pode presenciar na sua vida.
Talvez eles sejam aqueles instantes que não gostaríamos de ver partir.
Talvez nos transmitam, dependendo dos lugares, as mais belas sensações de tranquilidade e nos levem ao verdadeiro sentido de existência humana, enquanto estamos parados, observando as suas formas e cores mágicas.
São momentos emotivos, que em breves minutos, ou talvez segundos, se transformam.
Outras tantas veremos mais, mas como esta não. Apenas o registo da câmara conseguiu captá-la para sempre.
Nos faz lembrar a essência da vida.
Há sempre motivos para brilhar, mesmo quando não há cor. Faça chuva, faça sol, o nascer ou o pôr-do-sol andará pelo mundo.
Fonte: villasegolfe.co.ao
Photo
Wait while more posts are being loaded