Profile

Cover photo
Rude Cruz - Estudos Bíblicos e Pregações
35 followers|3,343 views
AboutPostsPhotosVideos

Stream

 
Uma das histórias mais contadas e recontadas da bíblia, muito conhecida a parábola do Filho Pródigo.O texto do livro de Lucas 15:11-32, nos apresenta dois personagens com tipos de comportamentos distintos, porém ambos levam o homem à perdição

O imoral, representado pelo filho pródigo e o Moralista religioso, aqui representado pelo irmão mais velho. Ambos involtos em caminhos de perdição.


Família Patriarcal

Na cultura judaica da época de Jesus, a família era baseada no formato patriarcal. O pai possuía uma imagem forte na sociedade. O pai judeu era a figura do pai dono da fazenda, do pai patrão, aquele pai que é senhor da família, todas as decisões giravam em torno dele.

Nenhum dos filhos ousaria lhe questionar sua autoridade, sob pena de ser deserdado, banido do seio familiar e de suas heranças, além de ser mau visto por toda comunidade vizinha.

Jesus em seus ensinamentos, apresentava Deus como o pai celestial. Isso ia de encontro à imagem do pai "severo" da cultura judaica, pois Jesus tratava com amor os pecadores.

"E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles." Lucas 15:1-2
http://www.rudecruz.com/o-filho-prodigo.html
 ·  Translate
1
Add a comment...
Have them in circles
35 people
People
Have them in circles
35 people
Story
Tagline
Estudos Bíblicos e Pregações sobre o amor, a misericórdia e o perdão ensinados pela vida de Jesus.