Profile cover photo
Profile photo
Instituto Socioambiental
525 followers -
Socioambiental se escreve junto
Socioambiental se escreve junto

525 followers
About
Instituto Socioambiental's interests
Instituto Socioambiental's posts

Post has attachment
Prepare-se para uma viagem única!
Um designer famoso. Um grupo de alunos curiosos. Uma comunidade quilombola centenária, cercada por florestas. Uma busca pela beleza, natureza e cultura ancestrais. São estes os principais ingredientes da série "Ribeira Essencial", que registra com poesia as descobertas de Marcelo Rosenbaum e seus estudantes de design sobre a vida da comunidade quilombola de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira (SP). Você é nosso convidado para participar dessa jornada. Conheça o Quilombo de Ivaporunduva, seus moradores e a beleza exuberante desta região considerada patrimônio natural e cultural da humanidade.

O primeiro episódio vai ao ar dia 2 de março. Não perca! O Ribeira Vale sua visita, seu apoio, sua atenção! #RibeiraEssencial #ORibeiraVale

Post has attachment
2016 foi o ano mais quente da história! A temperatura chegou a 1,3ºC quase alcançando a meta de 1,5ºC de limite “aquecimento seguro” que países se comprometeram a tentar atingir no Acordo de Paris, de 2015. Leia mais no Observatório do Clima.

Post has attachment
Para o ISA 2016 foi um ano de muita atividade, desafios e conquistas. Agora que o ano chega ao fim, fizemos um resumo do trabalho realizado pelas equipes do Programa Rio Negro, Xingu, Vale do Ribeira, Monitoramento de Áreas Protegidas e Programa de Política e Direito Socioambiental (PPDS). Nosso agradecimento a você que esteve junto com a gente e ajudou a compartilhar estes projetos. Feliz 2017!

Post has attachment
Óleo de Pequi do Povo Kĩsêdjê do Xingu chega ao Mercado de Pinheiros, em São Paulo!! Você está convidado para conhecer esta iguaria no próximo sábado (10), a partir das 14h, no Box Amazônia/Mata Atlântica. Orgânico e produzido de forma comunitária na aldeia, óleo de pequi, ou Hwĩn Mbê na língua indígen é essencial na cultura e alimentação dos Kĩsêdjê. É plantado também para reflorestar áreas desmatadas da Amazônia.

Post has attachment
“Eu nasci aqui. O fato de eu ter nascido aqui tem de contar”, diz Hyral Moreira, 40 anos, uma das lideranças da comunidade Guarani Morro dos Cavalos, em Santa Catarina. A comunidade protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta (14), uma petição que contesta a ação movida pelo governo estadual para anular o processo de demarcação da área. Símbolos de resistência, os Guarani aguardam agora seu futuro ser decidido pelos ministros do STF.
Apoie a luta dos Guarani! Compartilhe esta história! http://bit.ly/2dh8Rb9 #DemarcaçãoJa

Post has attachment
O conhecimento do povo indígena Yanomami sobre suas plantas de cura vira exposição online, com curadoria do ISA, em lançamento mundial de coleções sobre história natural no Google Arts & Culture.

Composta por fotos, vídeos, desenhos, depoimentos em áudio e textos, a exposição, com curadoria do ISA, está ao lado de coleções de algumas das instituições mais respeitadas do mundo, como o Museu de História Natural de Londres e o Museu Americano de História Natural.

Conheça agora: http://isa.to/2cB1AXj

Post has attachment
Quem paga a conta das mudanças climáticas? As respostas vêm dos relatos dos agricultores quilombolas, reunidos na cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira (SP), para debater as consequências desastrosas das alterações do clima sobre suas roças e vidas. "Antigamente, a gente plantava um litro de feijão e colhia 40 litros. Hoje, com um litro, se Deus ajudar, colhemos 20” (Vandir Rodrigues, do quilombo de Ivaporunduva).

Post has attachment
O ISA é aliado histórico de comunidades tradicionais, povos indígenas e do meio ambiente. Hoje, todos eles estão sob intenso ataque no Brasil. Contamos com você para fortalecer nossa atuação política na defesa dos direitos coletivos e da proteção ambiental. Junte-se a nós, socioambiental se escreve junto! filiacao.socioambiental.org

Post has attachment
Uma grande vitória para a biodiversidade marinha! Após 30 anos de luta, o Arquipélago dos Alcatrazes, no litoral norte de São Paulo, vai virar um Refúgio de Vida Silvestre! O local é um santuário de vida exuberante, incluindo o maior ninhal de aves marinhas das costas Sul e Sudeste do Brasil e várias espécies que só ocorrem lá. Notícia para comemorar! :) Saiba mais na reportagem do ISA: http://isa.to/2au1yOa

Foto: Leandro Coelho (http://isa.to/2aTfa8U)
Photo

Post has attachment
Tawary Titiah é Pataxó Hãhãhãe. Tem 24 anos. É uma jovem liderança em formação. Esteve em dezembro do ano passado na COP-21 em Paris, onde participou de debates sobre as ameaças aos direitos indígenas no Brasil. Na manhã desta segunda-feira (11/7), em uma entrevista coletiva em São Paulo, denunciou ataques e ameaças que seu povo vem sofrendo. “Queremos nossa comunidade de volta. Queremos ter paz, sossego e não estamos tendo. Estamos sendo massacrados”, alerta o jovem líder indígena
Wait while more posts are being loaded