Profile cover photo
Profile photo
Claudio de Castro Monteiro
899 followers
899 followers
About
Posts

Post is pinned.Post has attachment
Add a comment...

Sou professor da rede federal de educação técnica e tecnológica e o que espero do próximo governo (seja qual ideologia política ele tenha) para a educação pública e:

1. O uso melhor dos recursos empregados desde a educação básica até a educação superior e pós-graduação;

2. A inversão do modelo de hoje, que investe mais em educação superior do que na básica;

3. Que o valor do investimento financeiro de cada nível de educação seja mensurado por estudante e aportado ao mesmo (ou seu responsável) para que esse escolha onde quer estudar. Se optar por uma escola pública ou privada, então aquela escola receberá o aporte financeiro daquele estudante até quando o estudante permanecer naquela
escola.

Veja que isso não deve impedir a educação pública e de qualidade, bandeira levantada a anos e que tem apresentado muito, mas muito pouco resultado.

Acredito que assim, cada escola pública ou privada, poderá dimensionar melhor seus custos, sua produtividade e seus indicadores de qualidade.

Pare 5 minutos e se pergunte:
1. Quantos doutores existem em uma IES pública?
2. Qual o custo para mantê-los lá?
3. Qual o retorno que estão trazendo para o ENSINO?
4. Quantos laboratórios existem em uma IES pública?
5. Qual o custo operacional deles?
6. Quantos estudantes eles atendem?
7. Quantos servidores administrativos uma IES pública tem?
8. Qual o custo para mantê-los lá?
9. O serviço prestado por eles atende verdadeiramente e a contento a população interna e externa?

São perguntas que devem ser feitas por cada um de nós, não para encontrar vilões, mas com a clareza necessária de quem não olha para o próprio umbigo, de quem não para em faixa dupla e diz "é só um minutinho...", de quem não entra na fila do caixa preferencial no mercado sem estar no grupo de pessoas que devem ser atendidas pela preferência....". Essas perguntas devem ser feitas não para encontrar as exceções, mas sim a regra, aquilo que realmente está sendo praticado em nossas instituições de ensino públicas.
Apenas com uma visão menos apaixonada e livre de ideologias políticas, poderemos pensar em fazer as mudanças necessárias, e não punitivas, em nosso país.
Add a comment...

Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, venho por meio deste sugerir 3 ações afirmativas para podermos começar uma mudança:

1. Promova, em todos os setores (mais especialmente no serviço público), critérios objetivos para julgar e premiar o mérito. Não precisa pagar RSC (professor dos IFs saberão) nem retribuição por titulação. Reconheça produtividade, efetivo trabalho que gere retorno para a população;

2. Deixe cada cidadão decidir como quer gastar seu dinheiro. Não desconte nada de meu salário, além do IR, afinal, cada um sabe como deve ou quer gastar seu dinheiro. Dê, pelo menos a opção de escolhermos se queremos pagar previdência, sindicatos, FGTS, etc...

3. Promova uma reforma política que preconize políticos sem partidos, afinal, qualquer um pode querer se candidatar para ajudar sua cidade, seu estado, seu país, promovendo a chance de podermos ter candidatos independentes. Aproveite e inclua nessa reforma o mérito exposto no item 1, estabelecendo salários compatíveis com a economia do país também para políticos, podendo ganhar mais, quem produzir efetivamente mais.
Dessa forma, senhor Presidente, um político seria político em tempo parcial, pois no outro tempo ele iria trabalhar em sua profissão, seja ela qual for, para pagar suas contas pessoais.

Eu agradeço imensamente sua atenção, na esperança de que não me ache louco. ingênuo ou sonhador, afinal, como disse Lennon: "You may say, I'm a dreamer, but I'm not only one..."
Claudio de Castro Monteiro
Professor do IFTO Campus Palmas.
Add a comment...

Post has attachment
8 dos 9 artigos aprovados no UBICOMM 2018 (International Conference on Mobile Ubiquitous Computing, Systems, Services and Technologies), a ser realizado na Grécia, agora em Novembro.
Destes 8, 7 foram artigos produzidos como parte do trabalho final de estudantes da Pós-graduação em Telemática do IFTO, turma de 2018.
2 outros são resultados do trabalho final de estudantes da turma anterior (2017).
Gostaria de agradecer imensamente aos estudantes e aos professores do programa de pós-graduação em telemática do IFTO Carlos Henrique Tolentino, Mauro Boni, Vinícius Rios e Walena Magalhães. É muito bom fazer parte dessa equipe e me sinto honrado em ter coordenado essa turma de 2011 até 2018.
Agora vamos à Grécia, apresentar esses trabalhos em uma seção especial do evento, criada com foco em Telemática.
#partiuconseguirpatrocinio
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
10/10/2018
8 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
Chamada pública para as defesas das monografias da turma de 2017 da Pós-graduação em Telemática ☝☝☝☝☝
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Atenção você foi ou é estudante de disciplina ministrada por mim em alguma instituição de ensino onde já trabalhei ou trabalho, peço que responda a este questionário, visando me ajudar a avaliar minha atuação como docente nestes 30 anos trabalhando com ensino. Sim, este ano (2018), completo 30 anos de magistério e pretendo continuar atuando e melhorar a qualidade do serviço que presto. Portanto, cada opinião será bem-vinda, desde aqueles estudantes de 1988, do Colégio Paulino de Brito em Belém, até os atuais estudantes do IFTO.

Note que o formulário possui questões abertas com as quais procuro saber de você sua opinião sincera sobre as disciplinas que cursou ou está cursando comigo. Pode enviar quantas respostas quiser, no caso de ter sido meu estudante em mais de uma disciplina e/ou instituição.

Agradeço imensamente sua ajuda e seu tempo.
Add a comment...

Post has attachment
Últimas vagas para o curso de Shell script voltado à gerência de conectividade IP.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1823558074418542&id=100002931015038
Add a comment...

Post has attachment
Últimas vagas para o curso de Shell script voltado à gerência de conectividade IP.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1823558074418542&id=100002931015038
Add a comment...

Post has attachment
Faça já a reserva de sua vaga, preenchendo o formulário abaixo. São poucas vagas.

Curso de shell script com carga-horária de 12 horas, assim divididas:

De Segunda a quinta, 30 minutos de aula ao vivo, totalizando 2 horas.

De segunda a sexta, 2 horas de atendimento on-line para tirar dúvidas e resolver problemas individuais propostos pelo participante, totalizando 10 horas.

As aulas ao vivo acontecerão no período noturno, sempre das 19:00 às 19:30 e ficarão disponíveis para os inscritos durante todo o período do curso.

Os atendimentos acontecerão no período noturno, sempre das 20:00 às 22:00.

Conteúdo a ser trabalhado:
1. Comando fundamentais de Linux
2. Tratamento de strings
3. Controle de processos
4. Fluxos de controle (programação)
5. Conectividade IP

Valor do curso: Parcela única de R$69,90. Para os inscritos em meu canal do youtube, o valor será R$49,90

Previsão para início do curso: 3 de setembro de 2018.

Certificado no final do curso!
https://goo.gl/forms/OT3alcRvNjquBNGI3
Add a comment...

Post has attachment
Wait while more posts are being loaded