Profile cover photo
Profile photo
João Rita
3,797 followers -
SciFi nut, gamer, atheist, avid reader. Work in IT
SciFi nut, gamer, atheist, avid reader. Work in IT

3,797 followers
About
Posts

Post is pinned.Post has attachment
Chemistry. Learn at least the basics. Or you'll look like an idiot, mr anti-vacines.

Another good example:

Hydrogen in gas form will blow you up. Solid or liquid means you freeze to death. Oxygen can poison you or blow you up. Both together make water

#vaccines
#vaccination
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Australia and New Zealand getting better deals with the EU than with the UK?... Well well... so much for Commonwealth replacing the EU as big trading partners.

How much before the UK starts wailing "traitors!!"?...
#brexit
Add a comment...

Post has attachment
Photo
Add a comment...

Post has shared content
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment

Post has shared content
Monastery of Alcobaça, XII/XIII century - Portugal
#portugal
#travel
Mosteiro de Alcobaça - Alcobaça (Portugal).

O conjunto monumental do Mosteiro de Alcobaça constitui um dos mais notáveis e bem conservados exemplos da arquitectura e filosofia espacial Cisterciense.
Alcobaça foi a última fundação em vida de São Bernardo e o primeiro monumento integralmente gótico do país. A Abadia foi fundada em 1153, por doação de D. Afonso Henriques a São Bernardo de Claraval.
As obras de construção do actual edifício só se iniciaram por volta de 1178,  arrastando-se por várias décadas, em consonância com as dimensões absolutamente excepcionais do monumento.
Em 1223, os religiosos ocuparam as instalações já construídas, seguindo um programa bipartido entre a oração e o trabalho manual - "Ora et Labora".
O local escolhido, com elevado potencial agrícola, correspondia à política cisterciense de desenvolvimento agrário. Construiu-se uma levada (desvio da água proveniente do Rio Alcoa) e procedeu-se à captação de água potável:  sistema hidráulico que impressiona pelas soluções técnicas adoptadas. Todo o território envolvente foi polvilhado de granjas, vinhas, pomares e pântanos reconvertidos em terrenos aráveis pela prática do arroteamento.
A igreja, com 100 metros de comprimento, representa o maior espaço religioso gótico existente no país.
A sua planta, em forma de cruz latina, contempla um Deambulatório que integra nove capelas radiantes.
A verticalidade acentuada (mais de vinte metros de altura) confere-lhe uma beleza ímpar.
De salientar a adopção de arcobotantes no exterior da capela-mor.
O transepto deste templo acolhe actualmente os Túmulos de D. Pedro e D. Inês.
As dependências medievais constituídas pela Sala do Capítulo, o Refeitório, a Sala dos Monges e o Dormitório foram edificados nos séculos XIII e XIV. D. Dinis mandou construir o Claustro do Silêncio, o maior claustro medieval português.
Com D. Manuel, o Mosteiro é alvo de um novo ímpeto: o monarca manda construir a Sacristia Nova, o primeiro piso do Claustro de D. Dinis (Sobreclaustro), um novo cadeiral para a Igreja e uma Livraria cuja localização não se conhece. Deste vasto programa de intervenções, apenas resta o Atrium da Sacristia e o Sobreclaustro.
A cozinha, totalmente revestida de azulejos, data de 1752. Destacamos a sua imponente chaminé que assenta em oito colunas de ferro forjado bem como o tanque com água corrente proveniente da "Levada", testemunho da genialidade dos monges de Cister no que concerne à engenharia hidráulica.
A monumentalidade, beleza e despojamento desta abadia, lograram, por parte da Unesco, a classificação de Património da Humanidade em 1989.
[Fonte: Mosteiro de Alcobaça - DGPC].

Foto de Raymond Haddad / 500px.

#Portugal
Photo
Add a comment...

Post has shared content
Twilight over downtown Lisboa - Portugal
#portugal
#lisboa
#travel
Crepúsculo na Baixa lisboeta – Lisboa (Portugal).

Localizada na margem direita do rio Tejo, junto à foz, com altitude máxima na Serra de Monsanto (226 metros de altitude), Lisboa é a capital mais ocidental da Europa. Fica situada a oeste de Portugal, na costa do Oceano Atlântico.
Os limites da cidade, ao contrário do que ocorre em grandes cidades, encontram-se bem delimitados dentro dos limites do perímetro histórico. Isto levou à criação de várias cidades ao redor de Lisboa, como Loures, Odivelas, Amadora e Oeiras, que são de facto parte do perímetro metropolitano de Lisboa.
O centro histórico da cidade é composto por sete colinas, sendo algumas das ruas demasiado estreitas para permitir a passagem de veículos. A cidade serve-se de três funiculares e um elevador (Elevador de Santa Justa). A parte ocidental da cidade é ocupada pelo Parque Florestal de Monsanto, um dos maiores parques urbanos da Europa, com uma área de quase 10 km².
Lisboa tem ganho terreno ao rio com sucessivos aterros, sobretudo a partir do século XIX. Esses aterros permitiram a criação de avenidas, a implantação de linhas de caminho-de-ferro e a construção de instalações portuárias e mesmo de novas urbanizações como o Parque das Nações e equipamentos como o Centro Cultural de Belém.
[Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre].

Foto de Bastien Linder / 500px.

#Portugal
#Lisboa
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Mother fuckers. I guess they need more money for another sharknado...
#syfy
#darkmatter
#theexpanse

Photo
Add a comment...

Post has attachment
Wow, finally? And in a 2-part movie, not a "cram-everything-quick" orgy.

Let's hope for a decent end result.
Wait while more posts are being loaded