Profile cover photo
Profile photo
Fundação Iberê Camargo
82 followers -
Arte, cultura, educação e preservação da memória artística de Porto Alegre e de Iberê Camargo
Arte, cultura, educação e preservação da memória artística de Porto Alegre e de Iberê Camargo

82 followers
About
Fundação Iberê Camargo's posts

Post has attachment
Pensando na programação do fim de semana? Vem pra #FIC!
Abrimos às sextas e sábados, das 13h às 18h, último acesso às 17h45.

No 3° e 4° pisos você confere uma seleção das mais expressivas obras criadas por artistas brasileiros entre as décadas de 1920 e 1960. Com curadoria de Regina Teixeira de Barros, a mostra “Arte Moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz” segue aberta para visitação até 16 de outubro de 2016.

No 2° piso conheça a exposição “Ibere Camargo: Diálogos no tempo”. Com curadoria de Angélica de Moraes, a mostra apresenta uma investigação sobre o DNA da obra de Iberê Camargo focada no período de retorno ao Rio Grande do Sul, nos anos 1980, quando ele empreendeu uma inflexão em sua obra, com um decisivo retorno à figura humana.

Te esperamos!

#FIC_Iberê_diálogosnotempo
#ArteModerna_FIC
Photo

Post has attachment
Photo

Post has attachment
Você sabia que através do Acervo Digital da ‪#‎FIC‬ é possível visualizar imagens de obras de Iberê Camargo em alta resolução, acompanhadas de comentários críticos ou textos do próprio artista sobre a sua produção? O sistema também apresenta possíveis relações com outras obras semelhantes, além de fotografias de registro e documentos.

Na foto à esquerda, Iberê trabalha em um dos desenhos da série “O homem da flor na boca – um ato de amor à vida”, cuja obra concluída aparece na imagem à direita. A série foi inspirada na peça “O homem com a flor na boca”, de Luigi Pirandello, encenada em Porto Alegre pelo diretor e ator Manoel Aranha, em 1991.

Publicada inicialmente em 1923, a peça conta a história de um homem que sabe que está prestes a morrer e, por isso, passa a observar o mundo de outra forma. Na montagem de Aranha, a peça se passava nos anos 90 e fazia uma relação com a própria condição do ator, que se defrontava com a fragilidade humana ao se descobrir portador do vírus da AIDS.

Os guaches foram expostos no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, em Porto Alegre, e colocados à venda em benefício da campanha de prevenção à AIDS "Um Ato de Amor à Vida", lançada pelo ator Manoel Aranha.

Acesse e confira! http://goo.gl/AoiZ8M
Photo

Post has attachment
Pensando na programação do fim de semana? Vem pra #FIC!
Te esperamos das 12h às 19h, último acesso às 18h30.

#FIC_Iberê_diálogosnotempo
‪#‎ArteModerna_FIC‬


Foto: Elvira T. Fortuna
Photo

Post has attachment
"O artista é um homem encantado, como o frade da lenda, que não percebe o passar do tempo, que não percebe o passar da vida.
Agora, quando as folhas caem das árvores e as noites são mais longas, contempla suas pegadas na terra, ao longo do caminho.
Mais perto do fim. Mais perto da morte”.


Porto Alegre, 7 de junho de 1994 (dois meses antes de falecer).
"Encantamento", em Gaveta dos guardados, página 84.
Crédito da imagem: sem título, 1987. Foto: Fábio Del Re
Photo

Post has attachment
Em função da paralisação dos funcionários da Segurança Pública do Estado prevista para esta quinta-feira, dia 4 de agosto, informamos que Fundação Iberê Camargo não abrirá amanhã.
Na sexta-feira a ‪#‎FIC‬ abre das 12h às 19h (último acesso às 18h30). Foto: Elviratfortuna
Photo

Post has attachment
Inscrições abertas para o próximo Domingo Infantil na ‪#‎FIC‬!

Neste domingo, dia 03 de julho, das 16h 17h30, o Programa Educativo da FIC convida a gurizada para uma festa junina inspirada na exposição Arte Moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz! Como é uma festa, convidamos todos a virem caracterizados.

A partir das obras de artistas como Volpi e Guignard, presentes nesta exposição, os pequenos farão uma atividade prática baseada em brincadeiras juninas e festas populares brasileiras.

A atividade é gratuita para crianças de 6 a 12 anos e as inscrições são limitadas. Garanta as inscrições através do site: http://goo.gl/OFp13m

Crédito da imagem: Alfredo Volpi, detalhe da obra “Bandeiras Pretas e Brancas”, 1959.
Foto: Rodrigo Patrocinio
Photo

Post has attachment
No dia 23 de junho, quinta-feira, a ‪#‎FIC‬ abre a mostra “Arte moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz”, com curadoria da historiadora de arte Regina Teixeira de Barros.

No 3° e 4° pisos da Fundação o público poderá conferir um seleção de 76 das mais expressivas obras criadas por artistas brasileiros entre as décadas de 1920 e 1960.

Com grandes nomes do modernismo brasileiro, a mostra traz obras de artistas como Anita Malfatti, Antônio Gomide, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Ismael Nery, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, Lasar Segall , Alberto da Veiga Guignard, Cândido Portinari, Ernesto De Fiori e Flávio de CarvalhoAmilcar de Castro, Franz Weissmann, Hélio Oiticica, Hércules Barsotti, Luiz Sacilotto, Lygia Clark e Willys de Castro, Antonio Bandeira, Maria Helena Vieira da Silva, entre outros. Aguarde!

Crédito da imagem: detalhe da obra Paisagem de Itanhaém, de Alfredo Volpi. Foto: Rodrigo Patrocinio

‪#‎FIC_artemoderna‬
Photo

Post has attachment
Última semana da mostra “Sergio Camargo: Luz e Matéria”!

No 3° e 4° pisos da ‪#‎FIC‬ surpreenda-se com obras como a da foto, onde o artista dispõe cilindros de madeira seccionados sobre a superfície, como se amplificassem a potência dos relevos.

A mostra segue aberta para visitação até domingo, 12 de junho, das 12h às 19h (último acesso às 18h30). Não perca!

Crédito da imagem: detalhe da obra “Sem título, 1960”
Foto: Nilton Santolin
Photo

Post has attachment
Você sabia que no último domingo de cada mês, a #FIC oferece atividades gratuitas para os pequenos? Para participar é só realizar a sua inscrição e a das crianças pelo site da Fundação.

O Domingo Infantil deste mês faz parte da Programação da Semana dos Museus e propõe às crianças explorar o entorno da Fundação e desvendar seus mistérios partindo da paisagem ao redor para dentro do prédio.

A atividade “O Museu de fora para dentro” acontece no dia 22/05 e as inscrições abrem a partir desta sexta-feira, 13/05 pelo site: http://goo.gl/3fRQ03

Acompanhe a nossa programação! Em breve divulgaremos mais detalhes sobre a atividade.
Photo
Wait while more posts are being loaded