Profile cover photo
Profile photo
Hospital de Loulé
35 followers
35 followers
About
Posts

Post has attachment
Convidamo-lo a ler a mais recente newsletter do Hospital de Loulé sobre o Cancro do Colo do Útero.
Amália Pacheco, médica especialista em ginecologia e obstetrícia do Hospital de Loulé traça com a objetividade de três décadas de experiência, três passos simples no combate ao HPV (vírus do papiloma humano): “citologia, teste de HPV e vacinação contra o HPV”. Determinantes na prevenção e, sobretudo, “para salvar vidas em relação ao cancro do colo do útero”, doença silenciosa que, em Portugal, por dia, tira a vida a três mulheres.
Hospital de Loulé.::. Sempre mais próximo de si
Add a comment...

Post has attachment
20 de Outubro – Dia Mundial de Sensibilização para Gaguez
A gaguez é uma perturbação da comunicação em que a pessoa sabe exatamente o que quer dizer mas o seu discurso é caracterizado por repetições, prolongamentos, por pausas não esperadas e por bloqueios em que o som de fala é interrompido.
A gaguez tem tratamento. Há várias metodologias de intervenção que têm muito sucesso. A intervenção precoce é o ideal. Um Terapeuta da Fala com experiência em intervenção com crianças, jovens e adultos com gaguez consegue ensinar métodos e técnicas que podem fazer toda a diferença na produção de um discurso mais fluente.
Hospital de Loulé.::. Sempre mais próximo de si
Photo
Add a comment...

Post has attachment
20 de Outubro – Dia Mundial da Osteoporose
Pratique exercício físico, os seus ossos agradecem.
A osteoporose é uma doença do esqueleto que se caracteriza pela diminuição da resistência óssea, tornando os ossos mais vulneráveis a fraturas. O auge do capital ósseo é atingido entre os 20 e os 30 anos, diminuindo a partir dos 40-45 anos de forma continua, em ambos os sexos, ainda que no caso das mulheres se acentue de forma abrupta após a menopausa.
Lembre-se que a prevenção pode ser feita em qualquer altura da vida.
Recomendamos:
- Ingestão suficiente de cálcio- presente nos produtos lácteos (magros) como o leite, o iogurte e o queijo; os legumes verdes, os cereais e o pão completo. As crianças devem ingerir entre 600 e 800 mg/dia; os adolescentes entre 900 e 1200 mg/dia e os adultos entre 800 e os 1000 mg/dia.
- Vitamina D: passe algum tempo no exterior ao sol.
- Pratique exercício físico: todas as formas de exercício físico que solicitem as pernas são ideais na prevenção da osteoporose: marcha, jogging.
- Evite quedas. É habitualmente depois de uma queda que ocorrem as fraturas, nomeadamente do punho e da anca. Evite locais mal iluminados e pavimentos molhados ou escorregadios e use calçado com revestimento anti-derrapante (em borracha).
Hospital de Loulé.::. Sempre mais próximo de si
Photo
Add a comment...

Post has attachment
16 de Outubro – Dia Mundial da Coluna
Espreguice-se, a sua coluna agradece!
Segundo a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, “as doenças degenerativas da coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho em todo o mundo”.
A idade, o esforço, a obesidade, o sedentarismo, os movimentos incorretos e uma postura errada são alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de dores na coluna.
É vasto o leque de doenças da coluna vertebral, com destaque para: a hérnia discal, a escoliose e a espondilartrose.
Lembre-se: prevenir ajuda a minimizar a incidência destas lesões, melhorando a saúde da sua coluna.
Recomendamos que:
- Ao sentar-se numa cadeira ou sofá se encoste completamente,
- Quando subir escadas evite inclinar o tronco para a frente para não sobrecarregar a coluna,
- Quando está de pé, mantenha a coluna direita com os ombros para trás e abdominal contraído,
- Quando carrega volumes distribua-os pelos 2 braços e, evite levantar pesos do chão sem dobrar as pernas.
Hospital de Loulé.::. Sempre mais próximo de si
Photo
Add a comment...

Post has attachment
O Hospital de Loulé tem ao seu dispor um moderno serviço de Medicina Física e Reabilitação dotado de um quadro de profissionais altamente qualificados e equipado com a mais moderna tecnologia, com gabinetes de consulta e área de tratamentos, ginásio geral, gabinete para tratamento de crianças, salas de electroterapia, salas de cinesiterapia respiratória e gabinete de terapia da fala.
Lembre-se: a fisioterapia colabora na melhoria das disfunções de movimento, aumento ou manutenção das capacidades físicas e na prevenção da incapacidade.
Fisioterapia em Neurologia: AVC, traumatismos: craniano, vertebro-medular; doenças neurológicas degenerativas; doenças do sistema nervoso periférico.
Fisioterapia em Reumatologia: doenças reumáticas (artrose, espondilite anquilosante, artrite reumatóide, osteoporose, tendinopatias).
Fisioterapia em Ortopedia: lesões musculares / tendinosas; reabilitação pós-fractura ou pós-cirurgia ortopédica.
Fisioterapia em Medicina Desportiva: reabilitação pós-lesões musculo-tendinosas
Fisioterapia em Doenças Respiratórias e Cardíacas
Fisioterapia em Pediatria
Hospital de Loulé.::. Sempre mais próximo de si
Photo
Add a comment...

Post has attachment
12 de Outubro - Dia Internacional das Doenças Reumáticas
As doenças reumáticas podem ser agudas, recorrentes ou crónicas e atingem pessoas de todas as idades. As mulheres, sobretudo a partir dos 65 anos, são quem mais sofre com as doenças reumáticas.
Dor, tumefação e limitação de mobilidade são algumas das manifestações destas doenças.
Principais doenças reumáticas: osteoartrose; raquialgias (dores na coluna vertebral); doenças reumáticas periarticulares, incluindo as lesões musculoesqueléticas ligadas ao trabalho; osteoporose; fibromialgia; artropatias microcristalinas; artrite reumatóide; espondilartropatias; doenças reumáticas sistémicas; artrites idiopáticas (com causa desconhecida) juvenis.
O diagnóstico precoce é o melhor aliado no combate a estas doenças. Os tratamentos apresentam terapêuticas diversificadas e visam reduzir a dor e a incapacidade e, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do doente.
Hospital de Loulé.::. Sempre mais próximo de si
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Este Sábado 10 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental.
Tristeza, sentimentos de culpa, perda de auto-estima, redução ou aumento significativo de: sono, peso ou apetite, fadiga e falta de energia, sentimentos de culpa, angustia e desespero, são algumas das características da depressão.
A depressão é uma doença dolorosa e potencialmente perigosa. Deve contactar um médico se suspeitar que está deprimido, ou se algum dos seus entes queridos apresentar sintomas de depressão.
A depressão pode ser prevenida e deve ser tratada. Convidamo-lo a ver o vídeo da OMS - Organização Mundial de Saúde - com algumas recomendações e conselhos.
Hospital de Loulé.::. Sempre mais próximo de si
Add a comment...

Post has attachment
De forma a responder às necessidades dos seus utentes, o Hospital de Loulé dispõe de uma nova Terapeuta da Fala, a Dra Cátia Faria.

O objetivo da Terapia da Fala é promover a eficácia comunicativa, de crianças e adultos, no seu meio social, educacional e profissional, tendo em atenção, as suas características pessoais e do seu meio envolvente.

Para mais informações ligue 289 249 750 / 965 927 990
Add a comment...

Post has attachment
O Hospital de Loulé em parceria com o Hospital de Faro irá proceder à recolha de sangue no próximo Sábado dia 27 de Abril das 9:30 ás 13:00 no Hospital de Loulé.

Não perca esta oportunidade de ajudar! Um simples gesto pode salvar vidas.

Hospital de Loulé .:: Sempre mais próximo de si ::.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Acordo com a ADSE para atendimento permanente

Porque queremos estar disponíveis em todos os momentos para resolver as suas urgências, o Hospital de Loulé tem um serviço de atendimento urgente, para adultos, as 24 horas do dia.

Para dispormos de um atendimento mais completo criámos uma equipa de médicos, com os melhores recursos tecnológicos e maior integração entre as várias especialidades. Sempre com o maior rigor, qualidade e segurança com que respondemos sempre que solicitados.

Corpo Clínico de Atendimento Permanente
Dr. Bívar Segurado
Drª Conceição Caeiro
Dr. Correia Agostinho
Dr. José Teixeira
Dr. Marco Aurélio
Drª Maria Assunção Real
Drª Maria Céu Batista
Drª Maria Clara Nunes
Dr. Pedro Rocheta
Drª Rosa Silva
Dr. Rui Lourenço
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded