Profile cover photo
Profile photo
WidgiLabs - WordPress Experts
9 followers
9 followers
About
WidgiLabs - WordPress Experts's posts

Post has attachment

Post has attachment
True story:

A friend of mine had been recruiting a person to join his team at his business.
After interviewing several candidates he found himself deciding between the top 2.
One was more senior, more experienced, smart and really knew what he was talking about.
The second was junior and really didn't have any previous professional experience.
After knowing he had hired the second candidate I asked him about it:
"Why did you choose the second guy?"
His answer:
"He said he was really keen on learning."

Focus on learning.
Photo

Post has attachment

Post has attachment
"Our site is so successful, how can we move fast enough to keep up with demand" - Etsy

Um dos nossos princípios enquanto equipa de desenvolvimento é o de mantermos um ambiente staging sempre actualizado para Integração Contínua (Continuous Integration) e para acompanhamento dos trabalhos por parte do cliente. 

É triste ver como algumas pessoas ainda trabalham por FTP e editam os ficheiros directamente nos servidores, fazem debug em produção entre muitas outras más práticas sendo que a pior delas para mim é a de não utilizarem controlo de versões.

A Integração Contínua é uma das práticas da chamada "Extreme Programming" e pode permitir um aumento na produtividade das equipas incrível como é explicado nesta apresentação da Etsy.

Por vezes alguns alojamentos não permitem ligação por SSH a não ser em planos profissionais o que torna a nossa vida mais complicada pois não podemos implementar esta prática. No entanto já há serviços que permitem mesmo por FTP/SFTP fazer deploy's automáticos a partir de um repositório Git/SVN.

Para se ter uma ideia dos resultados que se pode atingir com esta prática nada como ver esta apresentação da Etsy sobre a sua adopção:

 http://pt.slideshare.net/beamrider9/continuous-deployment-at-etsy-a-tale-of-two-approaches

A WidgiLabs nasceu oficialmente como empresa em Janeiro de 2011, embora eu e Ana já tivéssemos a full-time a trabalhar para pôr a empresa de pé há cerca de 1 ano antes disso.

O objectivo era criar uma startup à volta de um SaaS (Software as a Service).

A ideia com que partimos inicialmente era a de criar um site para aluguer de casas! Era um universo que conhecíamos bem, a Ana tinha mudado de casa 7 vezes e sabíamos que os sites que haviam na altura era de fraca usabilidade e que podíamos fazer melhor. Éramos tão inexperientes e ingenuos.

Depois de vários meses descontente com o sítio onde estava a trabalhar na altura, na Alemanha, resolvi finalmente despedir-me e deixar de arrastar-me para um emprego que detestava. Depois de fazer o Mini-MBA/Kickstart com o Mário Valente e depois de termos em vista um investimento semente decidimos voltar os 2 para Portugal e começar uma startup à volta de um serviço de criação de sites para as imobiliárias promoverem os seus imóveis e exportarem para os vários portais da industria.

Depois de vários meses a trabalhar no OpenTipi e a queimar as nossas poupanças pessoais com ajuda dos meus pais chegámos a um prototipo que podíamos ir vender. Fomos então ao SIL (Salão Imobiliário de Lisboa) e começamos a abordar os nossos potenciais clientes. Não tínhamos jeito nenhum, nunca tínhamos tentado vender nada e então falámos com algumas pessoas e distribuiu-se alguns cartões de visita sem grande impacto.
Fizemos um contacto interessante com a CGD e conseguimos a
possibilidade dos clientes do OpenTipi exportarem os imóveis para o
portal da CGD lardocelar.com (embora depois não se tenha implementado essa funcionalidade).

Ao mesmo tempo que me despedi começei a escrever mais no meu blog sobre WordPress e experiências que ia fazendo à medida que ia desenvolvendo o OpenTipi. Através do blog arranjei um cliente nos USA para o qual também trabalhei uns meses em regime de freelance. À medida que o tempo foi passando fomos arranjando mais outros pequenos sites e trabalhos que davam algum dinheiro.

Fast-forward para Junho de 2013 a situação era consideravelmente diferente. Tínhamos aumentado em 45% a facturação do primeiro ano para o segundo ano e a crescer 33% em relação ao ano anterior por trimestre. Contudo os nossos gastos também aumentaram consideravelmente, hoje em dia temos mais despesas mensais fixas e a este custo acresce os valores que pagamos a quem subcontratamos por projecto.

Um aspecto muito positivo da experiência tem sido a criação da nossa equipa. Há cerca de um ano que se juntou o Dylan (primeiro a half-time e depois a full-time), o Bruno que veste a camisola também e mais recentemente o Erik como Junior WordPress developer.

Outro aspecto que foi muito importante foi termos lançado o WP
Conference Theme (http://www.wpconferencetheme.com) e desde então vendermos para todo o mundo.

Para onde vamos a partir daqui?

"Qual é a diferença WidgiLabs?",
"Qual é o nosso X-Factor?"

O nosso maior erro enquanto seres humanos será sempre em subestimar o nosso potencial. Ele é muito maior do que o que julgamos. A diferença para os tipos que trabalham no Google, no Facebook e noutros sítios não é só os conhecimentos nem só os recursos. É a sua convicção de que são bons, de que são curiosos, de que gostam daquilo que fazem, de que vibram com excelência e bons produtos. E isso é algo que está dentro de nós também.

Como dizia o outro "Eu não sei o futuro. Não vim aqui para vos dizer
como é que isto vai acabar. Vim para dizer como é que vai começar.
Para onde vamos agora é uma escolha que deixo para cada um."

Here we go.

We subscribe entirely to the following: “every business must rethink their on-line presence, they must rethink their web presence, making it more dynamic, more social, dealing with mobile applications to capture the attention as well as the spending in a crowded consumer market” – Shantanu Narayen (Adobe CEO)

Post has attachment
Are you using WP Remote already? It is a free tool that will allow you to have a dashboard with all your WordPress sites and their status, take a loot http://wpremote.com

Post has attachment
"É caro",
Photo

Post has attachment

Post has attachment
Entrepreneurs are Great,
Photo
Wait while more posts are being loaded