Profile cover photo
Profile photo
Regina Carvalho
41 followers -
A vida é bela
A vida é bela

41 followers
About
Communities and Collections
View all
Posts

Post has attachment
Dê o seu melhor ou dê o fora....

Post has attachment
Mas isso não é novidade. É só pegar a legislação do PBF que está claro. O beneficiário só não pode como DEVE pedir o desligamento, caso não precise (não seja mais apto).
Renova Mídia
Renova Mídia
renovamidia.com.br

Post has attachment
Commenting is disabled for this post.

Post has attachment
Terra de Minas
Terra de Minas
redeglobo.globo.com

Post has attachment

Post has attachment

Post has shared content
FREIRE E A PRÁTICA DOCENTE DA AUTONOMIA

A concepção de educação libertadora enfatizada por Freire contribui a docentes e discentes assumir-se como ser social e histórico, pensante, comunicante, transformador, na defesa de direitos históricos e nas conquistas de novos direitos. A educação libertadora voltada para transformação social, cuja crença é de que os sujeitos precisam instruir-se e concientizar-se de seu papel de seus deveres e de seus direitos na sociedade. Trata-se de uma concepção que acredita na educação como uma pratica social e não individual ou individualizante.

1. As definições conceituais de Freire desenvolvidas para o exercício docente de uma pedagogia autônoma.

Paulo Freire apresenta como ideia central no seu livro a educação, especificidade humana, como ato de intervenção do mundo, discorridos nos três capítulos com subtemas referenciados a lógica sequencial do tema central. O capitulo -1 apresenta o ensinar como uma exigência ética e estética, capitulo 2. - Ensinar não é transferência de conhecimentos e capitulo 3 - Ensinar exige especificidade humana. Em síntese, na concepção de Freire o pensar do educador/a deve ser concomitantemente interligados a um fazer ético, certo e fazer certo em sua pratica, assim ele comenta: “Não há pensar certo fora de uma pratica testemunhal que o re-diz em lugar de desdizê-lo, ou seja, o caráter educativo é formador pois o ensino formador não pode ser alheio a formação moral do educando”.

Esta sensitividade tem uma forte influencia da formação baseada no contexto da pratica de identificação de necessidades, problemáticas de experimento da realidade. A capacidade do educador/a, desenvolver no educando/a, a visão contextual da sua realidade de enxergar o mundo. Processo de sincre analise e síntese do conhecimento.

Nesse sentido, Freire é enfático quando diz que o fazer pedagógico a pratica docente tem como razão de ser, duas vertentes que são essenciais, a primeira é a compreensão interpretação dos fatos o movimento dinâmico dialético da realidade ao perceber o sistema sócio econômico perverso, contribuir para a transformação de uma nova lógica societária. A segunda esta no ser cultural histórica, inacabada e consciente do seu inacabamento o sujeito histórico e cultural sensitivo identitário. O Ser gente sabendo das condições materiais econômicas sociais e políticas culturais ideológicas geram sempre barreiras/consciência que ser emancipado se sabe inacabado.


2. O exercício da docência é uma coerência entre teoria e pratica.

Para mestre Paulo Freire o/a educador/a que pensa e pratica uma pedagogia autônoma libertadora tem o exercício do bom senso, uma pedagogia interdisciplinar, integral e integradora de leitura de mundo procede de leitura da palavra, que luta para o educando/a não ser objeto mas ser consciente de sua liberdade de sua autonomia, de identidade sócio-cultural, de defesa de direitos, da liberdade democrática. Entretanto, o seu fazer pedagógico tem objetivo o preparo do homem (jovens, adultos e adultos mais maduros) para vida em sociedade. Preparação profissional, para construção e reconstrução do saber, para o preparo do cidadão e sua participação na construção de uma sociedade justa, livre e desenvolvida. Nessa trajetória os problemas são cada vez maiores e precisam ser enfrentados e resolvidos racional e criativamente, individual e coletivamente.

Freire nos ensina que o educador/a necessita constantemente buscar formas de trabalhar com seus educandos/as de maneira apropriada a sua realidade social, econômica, política e cultural. Pois a desvalorização política – econômica da educação em nossa sociedade é um desafio constante do professor/a compromissado com sua profissão. A cada dia o professor/a são lançado a buscar de forma persistente na luta pedagógica a conquistar o seu reconhecimento social do sentido construtivo da educação na vida do homem e de toda sociedade. Portanto, o objetivo é fazer com que os seus educandos/as e a sociedade de modo geral reconheçam que a educação não transforma a pratica social de modo direto e imediato, mas de modo indireto e mediato, na medida em que age sobre os sujeitos da pratica.

Não podemos esquecer-nos da recomendação de Paulo Freire, quando nos afirma que o exercício da curiosidade epistemológica e a pratica de procurarmos a coerência com o que sabemos, estudamos (teoria) e o saber pratico que também o educando/a, traz a escola suas qualidades e virtudes que são construídas por nos no esforço que nos impomos sabermos reconhecer. Temos sempre que... Diminuir a distancia entre o que dizemos e o que fazemos.

Por fim, posso afirmar que a pedagogia da autonomia, nos apresenta os saberes necessários a pratica educativa-critica o ensinar partindo do ser professor/a, fundamentadas numa ética pedagógica e numa visão de mundo alicerçada em rigorosidade, pesquisa, criticidade, riscos, humildade, bom senso, tolerância, alegria, curiosidade, esperança, competência, generosidade, disponibilidade e movidos pela esperança. Autonomia que faz parte da proporia natureza educativa. Sem ela não há ensino nem aprendizagem.


Lindomar Araújo.

Referencia.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 9.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998


Photo

Post has shared content

Post has shared content
Boa noite !!!

Acampar sob as estrelas é uma ótima oportunidade de ver o céu à noite. E de alimentar os mosquitos.

Mozilla Firefox
Photo

Post has attachment
Wait while more posts are being loaded