Profile cover photo
Profile photo
Guilherme Gondim
210 followers
210 followers
About
Posts

Inovação tem sido o tema da vez no mundo corporativo. Empresas que não inovarem e se adequarem ao perfil cada vez mais crítico dos clientes irão desaparecer em poucos anos. Isso todo mundo já está cansado de saber, mas como é possível inovar diante de um cenário cada vez mais caótico? Buscando o novo, o diferente.
Percebi que palestras, livros e webinars de marketing me falavam a mesma coisa e não estavam mais agregando nenhum valor. Pior, não contribuíam em nada para que eu pudesse pensar diferente.
Para inovar é preciso sair do mesmo, buscar informações totalmente diferentes das quais estamos acostumados. O "sair do quadrado" nunca fez tanto sentido, mas nunca também foi tão claro pra mim. Todos falam isso, mas poucos explicam como fazê-lo.
Então, se você quiser inovar e fazer diferente: frequente lugares diferentes, converse com pessoas de pensamentos totalmente diferentes dos seus, permita-se ver o mundo com um novo olhar. A criatividade inovadora será uma consequência dessas práticas.
Add a comment...

Post has attachment
Fui novamente selecionado para participar de um desafio de inovação. Dessa vez, o desafio foi proposto pela Uber buscando a melhoria da mobilidade urbana. Serão 3 dias de imersão para apresentar o pitch competition com uma proposta de negócio que possa amenizar as dores de quem se desloca pelos centros urbanos.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Estamos partindo para o 1º Hackathon do Grupo Rio Quente. São 40 profissionais apaixonados e motivados a buscar a melhor experiência do cliente. Por isso, fomos selecionados para, em 38 horas de pura imersão, resolver alguns "problemas".

Vou divulgar alguns dos principais momentos desse evento que promete ser desafiador e inesquecível!

#hackathonrioquente
#venhaparaoinesquecivel
Photo
Add a comment...

Você usa e ama o produto/serviço que vende? Se não, então porquê? Apple se tornou referência porque o seu principal executivo, Steve Jobs, fazia produtos para ele e não imaginando como as pessoas iriam querer os seus produtos. Se ele estivesse satisfeito, outras pessoas também estariam. Parece lógico né? Mas é desafiador!
Add a comment...

Estamos sempre na versão Beta. O aprendizado é constante.
Add a comment...

Post has attachment
Pratique a empatia e perceba que temos muito mais a ganhar entendendo o outro lado do que buscando competir para saber quem vence a discussão. O compartilhamento de ideias distintas é a melhor forma de inovar.
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Isso é fazer marketing!
Comumente as pessoas acreditam que marketing é saber vender algo. Na verdade isso é uma consequência que pode acontecer com ou sem o marketing. Pera aí que eu vou te explicar!

O marketing é um estudo amplo do cenário de mercado que tem como foco as necessidades do cliente. Esse cliente é segmentado por interesses específicos e o tratamos como target, público alvo, nicho específico ou seja lá qual termo que queira usar.

Depois de definir bem o público com o qual irá trabalhar e entender as suas necessidades e vontades, é preciso oferecer conveniências que agreguem valor a ele. Ficou confuso né? Continua lendo aí...

Vamos supor que você é cliente de uma hamburgueria gourmet. Nesse caso, foi identificado que você possui necessidades e interesses parecidos com vários outros clientes dessa mesma loja (público alvo). Frequentando o estabelecimento você observa que o atendimento é rápido e eficiente, as mesas são organizadas e limpas, o hambúrguer vem no ponto que você pede e o refrigerante está sempre geladinho. Tudo isso resulta numa percepção de valor sobre o serviço que está sendo consumido no lugar.

Isso é, você aceita pagar um valor mais elevado por ter todas essas conveniências do que em um pit-dog de esquina (nada contra, mas os conceitos nessa análise são diferentes!).

Esse é o "tchan" da coisa. Saber o que o cliente quer e como levar essa conveniência pra ele. Parece besteira e chega a ser muito lógico, mas são poucas as empresas que conseguem chegar a esse nível de eficiência.

Dei uma breve olhada no novo posicionamento do Santander Brasil e gostei muito do que percebi ali. A linguagem segue um tom bacana, sem ser chato, mas também sem ser inconveniente. As respostas são personalizadas para cada comentário e isso é um ponto altamente positivo. As campanhas tem um nível de sofisticação comunicacional interessantíssimo, pois conversa com o cliente de forma suave e tranquila como se fossem amigos.

O trabalho de branding está sendo muito bem realizado e acho importante destacar essas boas práticas, porque vivemos num mundo cheio de críticas e desconfianças. Evidenciar e parabenizar aqueles que estão buscando maneiras de melhorar a vida das pessoas é essencial para que os motivem a continuar fazendo e também inspirem aqueles que pode alcançar esse nível de eficiência.

Parabéns!
Add a comment...

O que você publica e curte nas redes sociais diz muito sobre seu estado de espírito. Empresas modernas podem utilizar do monitoramento dessas redes para acompanhar o índice de satisfação, aplicar feedbacks em seus colaboradores, identificar formas de engajamento, mobilizar para propósitos e alavancar sua marca. 
A atuação estratégica nas redes sociais hoje em dia é o que difere o joio do trigo e, além de atrair recursos, também retém talentos.
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded