Profile cover photo
Profile photo
Paulo Fontella Filho, MD.
55 followers
55 followers
About
Posts

Post has attachment
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) comemorou a sanção da Lei nº 13.438/2017, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a adotar protocolos padronizados para a avaliação de riscos ao desenvolvimento psíquico de crianças de até 18 meses de idade. A nova norma foi publicada no Diário Oficial da União em 26 de abril e começa a valer 180 dias depois.

Post has attachment
Antecipado a vacinação contra gripe este ano pelo ministério da saúde. Finalmente o bom senso ponderou.

Post has attachment
Antecipado a vacinação contra gripe este ano pelo ministério da saúde. Finalmente o bom senso ponderou.

Comunicado!

Devido ao feriado do dia 02 de novembro 2016, e a minha participação em um congresso de pediatria, não haverá atendimento no período de 02 a 04 de novembro do corrente ano em meu consultório. Volto as atividades normais no dia 07 de novembro.
Obrigado

Post has attachment
Beijar na boca de bebês, pode?
É comum ver pais, mães, tios e avós que beijam as crianças
na boca, com o chamado “estalinho”. Por mais que seja uma demonstração de afeto
inocente, essa prática não é recomendada por médicos e especialistas. Não é indicado beijar
as crianças na boca , deve...

Post has attachment
Teste do pezinho sem dor:

Uma empresa norte-americana de tecnologia médica, a BD (Becton, Dickinson and Company), criou um dispositivo com uma micro lâmina cirúrgica de aço inox (Lancentas Microtainer® Quikheel™) que promete fazer a punção no calcanhar do bebê sem dor. Isto acontece porque a incisão é menos profunda. O equipamento também tem um sistema que reduz os riscos aos profissionais que realizam o exame.

O sistema está presente em grande parte do país, em laboratórios privados.
Photo

Post has attachment
Devido a minha participação no IX Congresso Gaúcho de Pediatra não haverá atendimento na minha clínica nos dias 02 e 03 de junho de 2016.

O álcool é melhor para higienização das mãos do que agua e sabão?
A higienização frequente das mãos é uma das principais formas de evitar o contágio de doenças. Será que o álcool pode substituir o bom e velho sabão? Tanto o sabonete comum, quanto o álcool em gel, são eficazes para a limpeza das mãos e podem evitar a contaminação pelo vírus da nova gripe e outras doenças como diarreias (que em alguns casos podem provocar surtos em escolas e creches) e todas as enfermidades de transmissão respiratória, como a influenza. Entretanto, se houver sujidade aparente, é necessário lavar as mãos com água e sabão.
Para quem optar pelo álcool, a concentração alcoólica do produto deve ser de 70% para matar bactérias e vírus. Se a concentração for mais alta, o álcool perde sua função microbicida, pois ocorrerá apenas a desidratação da célula sem a destruição do microrganismo. Além disso, para a limpeza das mãos, deve ser utilizado o álcool em gel, que contém substâncias que evitam o ressecamento da pele. Assim, o líquido deve ser usado somente para a limpeza de superfícies.
É necessário higienizar as mãos com frequência, principalmente após tossir, espirrar e ter contato com superfícies, onde o vírus da gripe pode permanecer vivo por até oito horas. A higienização também é recomendada antes de comer e depois de usar banheiros.

Post has attachment
Dicas da Unimed Brasil para cuidar das roupas dos bebês...
Photo

Post has attachment
Wait while more posts are being loaded