Profile cover photo
Profile photo
UNICEF Moçambique
797 followers -
Juntos pelas crianças de Moçambique
Juntos pelas crianças de Moçambique

797 followers
About
UNICEF Moçambique's posts

Post has attachment
New #HIV infections among adolescents are projected to rise from 250,000 in 2015 to nearly 400,000 annually by 2030 if progress in reaching adolescents stalls, according to a new report released by UNICEF today. #AIDS remains a leading cause of death among adolescents, claiming the lives of 41,000 adolescents aged 10-19 in 2015. #AIDSDAY

Post has attachment
A SIDA continua a ser uma das principais causas de morte entre os adolescentes, tendo custado a vida de 41.000 crianças e jovens entre os 10 e os 19 anos em 2015. As projecções apontam para que as novas infecções por HIV entre os adolescentes aumentem de 250.000 em 2015 para quase 400.000 anualmente até 2030 se os progressos para chegar aos adolescentes estagnarem.

Post has attachment
Alfabeto and Belmira are part of a small team of activists powering the SMS BIZ/U-Report Mozambique’s counselling service for adolescents and young people. Each day, the team responds to hundreds of text messages and provide information on a variety of issues, such as HIV/AIDS prevention, sexual and reproductive health, early marriage or violence against children.
The activists see the potential this has to change lives for the better. “This is our opportunity to help make things better,” says 25-year-old Belmira. “This is our way to slowly change the world.”

“For me, it’s the opportunity to positively influence someone’s life,” says Alfabeto, aged 20. “It’s the feeling that the information I provide will one day be able to help someone to protect themselves and make a better choice. And that is a great feeling.”

This is the essence of the SMS Biz / U-Report Mozambique, part of a national strategy called Geração Biz (Biz Generation). The name resembles ‘busy generation’, and busy is the best word to characterize the activists that power the U-Report Mozambique counselling service.

Post has attachment
Alfabeto e Belmira fazem parte de uma pequena equipa de activistas que dão vida ao serviço de aconselhamento para adolescentes e jovens chamado SMS Biz/U-Report. A cada dia, a equipa responde a centenas de mensagens de texto (SMS) com informações sobre diversos assuntos, como a prevenção do VIH/SIDA, saúde sexual e reprodutiva, casamentos prematuros ou violência contra a criança e adolescente.

Os activistas reconhecem o potencial que este serviço tem para melhorar as vidas dos adolescentes e jovens. “Esta é a nossa oportunidade para melhorar as vidas das crianças e adolescentes”, diz Belmira de 25 anos de idade. “Esta é a nossa forma de pouco a pouco mudar o mundo.”

“Para mim é a oportunidade de influenciar a vida de alguém positivamente”, diz Alfabeto, de 20 anos de idade. “É o sentimento de que a informação que eu transmito, um dia poderá ajudar alguém a proteger-se e a fazer uma escolha melhor. E isso é um óptimo sentimento.”

Post has attachment
Hoje, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, lembramos que todos nós temos a responsabilidade de prevenir e acabar com a violência contra mulheres e meninas, a começar por desafiar a cultura de discriminação que permite a continuação da violência.

Se ficarmos unidos em casa, na comunidade, em cada país e a nível internacional, podemos combater a discriminação e impunidade e acabar com as mentalidades e costumes que incentivam, ignoram ou toleram a desgraça mundial que é a violência contra mulheres e meninas.

#ViolenceAgainstWomen #ENDviolence #OrangeTheWorld
Photo

Post has attachment
Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer.

Vem participar amanhã, 25 de Novembro, a partir das 14 horas, numa tarde de reflexão para alimentar o debate acerca da ética na pesquisa social no contexto moçambicano e promover a formação de uma massa crítica de investigadores, gestores e financiadores capazes de garantir a realização de pesquisas sociais eticamente válidas.

O evento terá lugar na Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Anfiteatro 1502, no Campus Principal da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

Photo

Post has attachment
Apesar do enorme progresso alcançado pelas crianças desde a adopção da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) em 1989, os direitos de milhões de crianças estão sendo violados a cada dia, disse hoje o UNICEF, por ocasião do Dia Universal da Criança.

Post has attachment
"Maternidade é eternidade. Criança é continuidade. É com este pensamento que muitos povos celebram o nascimento de uma criança. Há razão para isso. O ser humano faz a linha da eternidade com o rasto do próprio sangue. Cada criança que nasce é um mundo novo que aflora. A humanidade inteira comunga este sentimento de esperança.
Celebração de fogo-de-artifício, que se apaga num sopro. Logo de seguida, esta criança é excluída e expulsa do próprio mundo, sujeita a pesadelos, guerras, fome, morte, tráfico, sem leis nem instituições que a defendam.
Durante setenta anos, o UNICEF, tomou para si o desafio de enfrentar geografias, culturas, mitos e transformar a vida das crianças do planeta. Tornou-se bussola e indicou os caminhos que alimentam a consciência do mundo. É hoje um símbolo de nação universal onde as crianças depositam esperanças de uma vida feliz.
Parabéns e longa vida ao UNICEF."

A renomada escritora Moçambicana Paulina Chiziane junta-se a mais de 200 escritores em todo o mundo para compartilhar o seu desejo para todas as crianças do mundo.

#foreverychild
Photo

Post has attachment
"Vou oferecer um livro às crianças da minha terra. O livro mais belo que alguma vez o homem escreveu. Um livro que contará os tempos que os homens falavam a mesma língua, veneravam os mesmos deuses, o mesmo sol e caminhavam para a mesma direcção. O tempo em que os homens respeitavam os direitos das crianças. Vou oferecer-lhes esse livro. E a literatura será a salvação do mundo!"

O renomado escritor Moçambicano Marcelo Panguana junta-se a mais de 200 escritores em todo o mundo para compartilhar o seu desejo para todas as crianças do mundo.

#foreverychild
Photo

Post has attachment
"Que o amor que temos pelas nossas crianças seja genuíno e se traduza em igual ou maior importância à que emprestamos a nossa vida.

Que a prioridade seja a esperança verdadeira de um futuro promissor.

O investimento no presente é determinante, para que o planeta resista a tanta ganância espalhada pelo mundo.

Precisamos de ser muito melhores pais, professores, educadores e governantes.

Hoje, o nosso maior legado é a Educação certa, para que o amanhã seja testemunha de que valeu a pena viver."

O renomado músico Moçambicano Stewart Sukumah junta-se a mais de 200 escritores em todo o mundo para compartilhar o seu desejo para todas as crianças do mundo.

#foreverychildren
Photo
Wait while more posts are being loaded