Profile cover photo
Profile photo
ISPUP | Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto
42 followers -
A Saúde Pública no coração da cidade do Porto.
A Saúde Pública no coração da cidade do Porto.

42 followers
About
Communities and Collections
View all
Posts

Post has attachment
No dia 10 de dezembro, assinalam-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O #ISPUP promove um evento que terá como mote “A Saúde como Direito Humano”, com o fim de incentivar a interação entre alguns alunos da cidade do Porto e profissionais de saúde pública. A sessão contará com a participação de Benedita Mac Crorie, membro da Direção do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade do Minho, que fará uma palestra dirigida à população estudantil. #StandUp4HumanRights
Add a comment...

Post has attachment
Henrique Barros, Presidente do #ISPUP, é o novo líder do Conselho Nacional de Saúde, órgão consultivo do Governo em matéria de política de saúde. O também docente e ex-coordenador nacional do #VIH/Sida vai ocupar o cargo até agora ocupado por Jorge Simões.
Add a comment...

Post has attachment
As estruturas residenciais para #idosos em Portugal são uma importante fonte de exposição a compostos químicos orgânicos semi-voláteis, substâncias que são usadas em aplicações domésticas, como revestimento de pisos, móveis, equipamentos eletrónicos, produtos de limpeza, produtos para cuidados pessoais e pesticidas. As conclusões são de um estudo do #ISPUP.
Add a comment...

Post has attachment
As investigadoras do #ISPUP, Ana Henriques e Julia Doetsch, foram distinguidas com um dos prémios de melhor comunicação oral e melhor póster, respetivamente, na 11ª Conferência Europeia de Saúde Pública, que teve lugar na Eslovénia, de 28 de novembro a 1 de dezembro.

Ana Henriques foi premiada por um trabalho que avaliou a importância do suporte social na relação entre desigualdades sociais e a qualidade de vida das pessoas mais velhas. Já Julia Doetsch foi distinguida por um estudo que explorou a forma como as políticas neoliberais influenciaram a perceção que os pais com crianças muito pré-termo têm dos cuidados de saúde materna e neonatal, em Portugal.

Parabéns!
Add a comment...

Post has attachment
A Página 2 do dia 1 de dezembro foi dedicada à Geração XXI. Henrique Barros, Presidente do #ISPUP, explicou o trabalho que tem sido desenvolvido na coorte ao longo de 13 anos. A ver! #G21 #GeracaoXXI
Add a comment...

Post has attachment
No dia 5 de dezembro, as estudantes Dagmara Paiva e Cláudia Bulhões, do Programa Doutoral em Saúde Pública da Universidade do Porto, defendem as suas teses.

O estudo de Dagmara Paiva pretendeu produzir uma base para a avaliação da literacia em saúde em Portugal e gerar recomendações para a comunicação centrada nos pacientes na diabetes mellitus tipo 2.

Já o trabalho de Cláudia Bulhões teve o intuito de contribuir para uma melhor compreensão da epidemiologia dos sintomas depressivos entre adolescentes, em Portugal.

Boa sorte!
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Flemming Cassee, do National Institute for Public Health and Environment e da Universidade de Utrecht, é o orador convidado do seminário, que terá lugar no dia 7 de dezembro. A entrada é livre. #ISPUP
Add a comment...

Post has attachment
O investigador do #ISPUP, Romeu Mendes, assina mais um artigo no Público, no qual aborda a promoção da #HEPA (Health Enhancing Physical Activity) em Portugal. #letsbeactive
Add a comment...

Post has attachment
Amanhã, assinala-se o Dia Mundial da Luta Contra a #Sida e a #ONUSIDA – o Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/sida – vai disponibilizar no seu website os primeiros resultados de dois inquéritos online dirigidos a homens gay, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) na Europa e América Latina.

Os resultados estarão disponíveis num mapa interativo, com dados específicos de cada um dos países participantes, que incluirá indicadores que refletem a saúde sexual dos HSH, um grupo-chave para a epidemia do #VIH.
Add a comment...

Post has attachment
No dia 7 de dezembro, Teymur Noori, do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), vem ao #ISPUP falar sobre a monitorização do #HIV na Europa, a saúde dos migrantes e doenças infeciosas. A entrada é livre.
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded