Profile cover photo
Profile photo
Esquerda Marxista
About
Posts

Post has attachment
O que significa a interseccionalidade? Ela é útil para lutar contra a opressão? É compatível com o marxismo?

A crise do capitalismo deu vazão a um sentimento de questionamento e a movimentos de massa por todo o mundo. Dos Indignados da Espanha ao movimento da praça Syntagma na Grécia, e mais recente as Nuit Debout [Noites em Claro] na França, jovens começam a…
Add a comment...

Post has attachment
Desde que Macron foi eleito, esse garoto propaganda do liberalismo europeu e autodenominado presidente jupiteriano viu sua popularidade declinar constantemente à medida em que sua fachada eleitoral desmorona.

Desde que Macron foi eleito, esse garoto propaganda do liberalismo europeu e autodenominado presidente jupiteriano[1] viu sua popularidade declinar constantemente à medida em que sua fachada eleitoral desmorona. A maioria dos eleitores franceses (57%)…
Add a comment...

Post has attachment
Desde quando ter orientação ou identidade sexual diferente é uma doença e precisa de cura?

O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho do Distrito Federal, a pedido de uma da psicóloga Rozangela Alves Justino, censurada pelo Conselho Federal de Psicologia por aplicar terapias de reversão sexual, aprovou uma liminar que abre brecha para que determinados…
Add a comment...

Post has attachment
Yuval Noah Harari escreveu um best-seller de “divulgação científica”, muito usado para tentar desacreditar o marxismo.

[button color=”orange” size=”medium” link=”http://www.marxismo.org.br/content/sapiens-uma-breve-historia-de-mistificacoes-parte-1/” icon=”” target=”false”]Leia a Parte 1 deste artigo[/button] [divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″] De Hegel a…
Add a comment...

Post has attachment
Recebemos com entusiasmo a pré-candidatura do companheiro Nildo Ouriques com sua “Carta aberta à militância do PSOL”. Essa carta é uma excelente base para a plataforma que o PSOL precisa para falar à vanguarda militante e às massas brasileiras.

O PSOL precisa ter um candidato à presidência capaz de exprimir o sentimento de indignação, de revolta da população com o conjunto deste regime e suas instituições. Um candidato contra o sistema e toda a dor e sofrimento que ele causa.
Add a comment...

Post has attachment
Patrício Guzmán mostra extrema habilidade em ser um cronista do cinema, em conseguir reunir questões políticas, científicas e pessoais.

O documentário dirigido e escrito pelo chileno Patrício Guzmán impressiona por alinhar a astronomia e arqueologia com a ditadura no Chile (1973-1990). Essa “mistura” poderia parecer forçada, mas não é. O cineasta consegue construir poesia com as estrelas,…
Add a comment...

Post has attachment
O ódio é o ponto principal dos sentimentos das massas em relação à política nos dias de hoje.

Nota da redação: Publicamos abaixo o texto de Pedro Soares. Pedro é secundarista, militante do PSOL no Rio de Janeiro e simpatizante da Esquerda Marxista. [divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″] O ódio é o ponto principal dos sentimentos das massas…
Add a comment...

Post has attachment
A situação no campo e das áreas de preservação ambiental está marcada pela violência e sede de lucros do capital.

O país no mundo em que a média chega a 4 mortes por semana de pessoas que resistem contra devastação do meio ambiente é o Brasil, sendo que 9 em cada 10 ativistas da causa ambiental assassinados estão na Amazônia. Desde 2015, 132 pessoas foram mortas no…
Add a comment...

Post has attachment
Semelhante ao cineasta britânico Ken Loach, o cineasta haitiano pauta as obras no realismo ao tratar de temas sociais.

Desconhecido de grande parte do público, o cineasta de origem haitiana Raoul Peck ganhou notoriedade em 2017 pelo lançamento de dois filmes: Eu Não Sou Seu Negro – baseado no livro inacabado do militante negro James Baldwin – indicado ao Oscar na…
Add a comment...

Post has attachment
O fato de que trabalhadores tradicionalmente oprimidos estejam agora se levantando e se preparando para lutar é um aviso. McDonald’s e outros – prestem atenção!

Em 4 de setembro, trabalhadores de dois restaurantes McDonald’s no Reino Unido saíram em greve em uma ação destinada a coordenar internacionalmente as lutas dos trabalhadores de fast-food. A data escolhida para as ações grevistas caiu no feriado do Dia do…
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded