Profile cover photo
Profile photo
FENORD Fundação Educacional Nordeste Mineiro
10 followers
10 followers
About
Posts

Post has attachment
Seminários Permanentes de Estudos em Direito - SPEED 186

Tema : "A GESTANTE NO AMBIENTE DE TRABALHO INSALUBRE À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA"

Palestrante : Acadêmica Beatriz Mariotti Azevedo

Data : 05 de outubro de 2018

Veja em : https://bit.ly/2yvfwLK

O 186º Seminário Permanente de Estudos em Direito, realizado no último dia 05, teve como palestrante a acadêmica, e por que não dizer a advogada, Dra. Beatriz Mariotti Azevedo, já aprovada na prova da ordem e aprovada com louvor no trabalho de conclusão de curso.

O Tema exposto foi “A Gestante no Ambiente de Trabalho Insalubre à Luz da Reforma Trabalhista” e o debatedor do seminário foi o prof. Me. Daniel Scapellato Pereira Rodrigues.

Como todos puderam perceber nos debates entre os candidatos para presidentes, o assunto foi apontado como um dos itens necessários de serem revisados, assim, indiscutivelmente, mostra-se o calor das discussões travadas durante a realização de mais um SPEED.

Agradecemos a participação de todos e de modo especial agradecemos a colaboração do nosso professor Daniel Scapellato e da acadêmica Beatriz Mariotti.
PhotoPhotoPhotoPhoto
11/10/2018
4 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
Vestibular 2019
Photo
Add a comment...

Post has attachment
PROJETO DE EXTENSÃO:
“ELEITOR DO FUTURO”

Escola Dr, João Beraldo (Carlos Chagas - MG)

Mais uma atividade foi realizada na Escola Estadual Dr. João Beraldo, em Carlos Chagas, para a qual contamos sempre com o nosso colaborador, professor Me. Dr. Edmar Oliveira da Silva. A palestra “Política e cidadania” está inserida no projeto de extensão - “Eleitor do Futuro” cujo objetivo é apresentar os principais conceitos e discussões que envolvem a Política e a Cidadania, a alunos do Ensino Fundamental e Médio, oportunizando a esse público noções básicas acerca do processo eleitoral, bem como discussões que envolvem política e o exercício da cidadania.

O Projeto é realizado em parceria com a Justiça Eleitoral da Comarca de Carlos Chagas – MG e apresenta como principal justificativa o fato de a sociedade brasileira passar por um momento de extrema carência na seara política. Tal cenário se agrava diante da evidente crise de representatividade instalada em algumas áreas do nosso país. Nessa conjuntura, apresentar os conceitos da política e cidadania, fomentando discussões em torno desses temas, com alunos do ensino médio e fundamental, acaba por contribuir para a formação dos alunos.

Agradecemos a todos que procuram fazer a diferença: diretora, professores, autoridades e de modo muito especial ao professor Edmar, não só pela competência e iniciativa, mas sobretudo pelo envolvimento e comprometimento com a formação política dos nossos jovens.
PhotoPhotoPhotoPhoto
03/10/2018
4 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
XXXIV Cinema Comentado

Documentário :
"AI-05 - O Dia Que Não Existiu"

Apresentação e Comentários :
Prof. Me. Marco Antônio Poubel M. Filho

Data : 29 de maio de 2018

Veja em : https://bit.ly/2Nlh14e

Mais um “Cinema Comentado” foi realizado no último 29, e como de costume, tarde de sábado de atividade cultural e intelectual.

Com direito à pipoca e guaraná, os acadêmicos assistiram ao filme AI-5 – O DIA QUE NÃO EXISTIU. O documentário reproduz a histórica e pouco conhecida sessão da Câmara dos Deputados que negou licença para processar Márcio Moreira Alves. O então deputado é considerado o provocador do Ato Inconstitucional que desencadeou o período mais difícil do regime ditatorial militar brasileiro. A ata dessa sessão legislativa jamais foi publicada pelo Diário Oficial e, até a virada do século, ninguém tinha conhecimento de sua existência.

As notas taquigráficas desaparecidas do acervo da Câmara passaram anos sob a guarda de uma funcionária que temia sua destruição pelos militares. Somente no século XXI, já com a reabertura e a democracia consolidada é que a documentação foi devolvida. A partir da transcrição dos discursos, a equipe da TV Cultura reconstituiu com atores a fatídica sessão que culminaria no decreto do AI-5. O documentário mostra a crescente supressão dos direitos implementada pelos militares pós-64, bem como o incremento dos protestos por liberdade por parte dos estudantes, trabalhadores e da classe artística.

O ponto alto que leva Márcio Moreia Alves a proferir seu discurso contra os militares foi a invasão da Universidade de Brasília, por tropas do exército. Sem dúvida a abordagem do filme despertou muita discussão sobre as principais tendências políticas do Brasil contemporâneo.

Parabéns aos acadêmicos presentes e também ao professor coordenador do projeto, Me. Marco Antônio Poubel.
PhotoPhotoPhotoPhoto
03/10/2018
4 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
XXV Encontro - Núcleo de Filosofia do Direito da FENORD

Tema : "Democracia e Direitos Humanos"

Prof. Me. Marco Antônio Poubel M. Filho
( +Marco Poubel )

Data : 29 de setembro de 2018

Veja em : https://bit.ly/2NZEH3s

No dia 29 de setembro também foi dia de Encontro do Núcleo de Filosofia do Direito. O objeto de estudo foi “Democracia e Direitos Humanos”. No mês passado, foi discutido com os acadêmicos o Conceito de Democracia e as leituras foram muito ricas e de alguma forma subsidiaram o trabalho do mês de setembro, que além do conceito, traz à tona os Direitos Humanos.

Para o coordenador do projeto, é muito importante este acréscimo, e outros mais que a instituição oferece ao acadêmico. Sem sombras de dúvida, tudo que lemos e discutimos no núcleo, emendadas às discussões travadas no cinema comentado, as obras trabalhadas durante o curso somam um repertório de leituras variadas que se constituem como um grande diferencial na vida profissional destes acadêmicos.

Assim, o Núcleo de Filosofia do Direito representa este espaço criado para promover o conhecimento, a reflexão sobre o Direito, por meio da leitura, da crítica e de comentários acerca das obras clássicas do pensamento jurídico, e por fim a produção de conhecimento. Atenção acadêmicos! A oportunidade é agora!
PhotoPhotoPhotoPhoto
03/10/2018
4 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
Seminários Permanentes de Estudos em Direito - SPEED 185

Tema : "DAS RECENTES MUDANÇAS NA TERCERIZAÇÃO DE SERVIÇOS: UMA ANÁLISE ACERCA DESTE INSTITUTO E DA SUA RESPECTIVA EVOLUÇÃO LEGAL E JURISPRUDENCIAL"

Palestrante : Dr. José Paulino de Freitas Neto

Data : 28 de setembro de 2018

Veja em : https://bit.ly/2IzjwPV

Dia 28 de setembro foi realizado o 185º SPEED, que contou com a acadêmi-ca Raquel Cristina Macedo, como palestrante, e com a professora Ma. Anna Silvia Ali Scofield.

tema abordado foi “Das Recentes Mudanças na Tercerização de Serviços: uma análise acerca deste Instituto e da sua respectiva evolução legal e jurisprudencial”.

Não se pode mensurar nem a relevância do tema, nem a necessidade de reflexão sobre o mesmo, mas sabemos que é imprescindível discutir as implicações da terceirização, bem como analisá-la sob as diferentes perspectivas. Assim posto, o leitor pode imaginar a riqueza das discussões.

Agradecemos a presença de todos e a disponibilidade e empenho das nossas convidadas.
PhotoPhotoPhotoPhoto
03/10/2018
4 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
Seminários Permanentes de Estudos em Direito - SPEED 184

Tema : "PODER JUDICIÁRIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"

Palestrante : Dr. José Paulino de Freitas Neto

Data : 21 de setembro de 2018

Veja em : https://bit.ly/2R4jxiK

O 184º SPEED contou com a presença do Meritíssimo Dr. José Paulino de Freitas, juiz de Direito da Comarca de Teófilo Otoni, que trouxe como tema o “Poder Judiciário: Desafios e Perspectivas”. Como debatedor, o professor Me. Edmar Oliveira da Silva, que como de costume, não poupa esforços para motivar os acadêmicos ao estudo. O palestrante versou sobre as funções de um juiz, sobre os processos e por fim, a sua vivência neste papel.

Ao fim de uma exposição muito clara e próxima dos acadêmicos, Dr. José Paulino falou sobre algo que sempre desperta o interesse dos acadêmicos, que é o concurso público, dando dicas também de como estudar para concurso.

Agradecemos aos nossos convidados pelo empenho em atender prontamente ao nosso convite e também aos acadêmicos presentes!
PhotoPhotoPhotoPhoto
27/09/2018
4 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
PALESTRA

Tema: "COMO PLANEJAR SUA VIDA ACADÊMICA"

Mais em: https://bit.ly/2D7BJow

No dia 14 de setembro aconteceu no auditório do IESI/FENORD uma palestra promovida pela OAB-E – Comissão de Estágio e Assuntos Estudantis da 28ª Subseção - na qual o palestrante Alan Procópio falou “Como planejar a vida acadêmica”.

Segundo o coordenador regional, Dr. Allan Athaíde e também a presidente Lorrayne Reiter, a atividade tem por objetivo oferecer aos estudantes ferramentas objetivas para lida-rem melhor com sua vida acadêmica. Segundo eles, frutos que serão colhidos não só durante a graduação, mas também enquanto egressos da instituição.

A palestra está inserida em um projeto proposto pela OAB-E no qual busca-se estabelecer uma parceria com o IESI/FENORD que entende a relevância de se criar espaço de promoção de atividades que envolvam acadêmicos e egressos com vistas à inserção no mercado de trabalho, objetivo previsto pelo projeto da OAB-E.

Estiveram presentes Alan Kardec, presidente da 28ª Subseção – OAB; Lorrayne Reiter Alves – presidente OAB-E; Allan Athaide Souza Filho – Coordenador Regional OAB-E, Ianny Nascimento Lameiras – Secretaria Geral OAB-E, Maria Júlia Rodrigues Bianco – representante OAB-E (FENORD), além de professores e acadêmicos da instituição.
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
18/09/2018
10 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
Seminários Permanentes de Estudos em Direito - SPEED 183

Tema : "ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E SEUS REFLEXOS NO MATRIMÔNIO"

Palestrante : Acadêmica Beatriz Mariotti Azevedo
( +Beatriz Mariotti )

Data : 14 de setembro de 2018

Veja em : https://bit.ly/2NZoI4R

O 183º SPEED realizado no último 14 de setembro teve como palestrante a acadêmica formanda 2018 Beatriz Mariotti Azevedo. Aliás, Dra. Beatriz Mariotti, já devidamente aprovada na OAB.

Como debatedora, a professora Me. Cristiane Afonso Soares Silva. Não poderia ser diferente! Casa cheia para a exposição e discussão acerca do tema: “Estatuto da Pessoa com Deficiência e seus Reflexos no Matrimônio”, assunto que tem chamado atenção dos estudiosos frente as novas mudanças que sur-gem trazendo o inusitado, o desconhecido, e nessa direção, o SPEED tem sido o ambiente favorável para fomentar a prática reflexiva de produção de conhecimento.

Agradecemos a presença dos alunos ouvintes e sobretudo das nossas convidadas pela dedicação e seriedade com que abraçaram o nosso convite.
PhotoPhotoPhotoPhoto
18/09/2018
4 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
Seminários Permanentes de Estudos em Direito - SPEED 182

Tema : "CONDIÇÕES DA AÇÃO E PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS: ASPECTOS PRÁTICOS DA PETIÇÃO"

Palestrante : Dr. Victor Lins Romano Esteves

Data : 31 de agosto de 2018

Veja em : https://bit.ly/2Q6f6TR

Mais um SPEED é realizado com a casa cheia e contou com prata da casa! Isso mesmo, o palestrante do seminário foi o ex-acadêmico Dr. Victor Lins Romano Esteves, que trouxe o tema “Condições da Ação e Pressupostos Processuais: aspec-tos práticos da petição”. O seminário teve como debatedor, o professor Me. Gylliard Matos Fantecelle.

Após a exposição do palestrante, o professor Gylliard fez alguns apontamentos que sinalizavam questões problematizadoras, o que de certa forma suscitavam perguntas que promoveram a participação de todos os participantes.

O IESI/FENORD parabeniza os nossos convidados, como também agradece a pre-sença de todos os envolvidos.
PhotoPhotoPhotoPhoto
05/09/2018
4 Photos - View album
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded