Profile cover photo
Profile photo
Renato Miranda
193 followers -
Sou Webdesigner. Visite meu site: www.renatomiranda.com.br
Sou Webdesigner. Visite meu site: www.renatomiranda.com.br

193 followers
About
Renato's interests
Renato's posts

Post has attachment
Prefeito Zito Barbosa participa das homenagens aos 18 anos da Fasb, em Barreiras.

Um almoço de confraternização reuniu, no sábado, 22, colaboradores e convidados para celebrar os 18 anos da Faculdade São Francisco de Barreiras – Fasb. Acompanhado pela vice-prefeita Karlúcia Macêdo e pelo secretário de saúde, Tiê Araújo, o prefeito Zito Barbosa participou do evento levando o seu abraço ao presidente da faculdade, Tadeu Bérgamo.



“Quero parabenizar esta instituição e o professor Tadeu pela sua visão empreendedora para com Barreiras e toda a região. Nesses 18 anos a FASB chega a seu grande marco, que é trazer o curso de Medicina. Nós acreditamos que com esse curso o crescimento da instituição será maior e, esperamos em breve, a contribuição desses futuros profissionais aqui na nossa cidade. Já somos um polo educacional e logo seremos um polo de saúde”, destacou o prefeito.



A implantação do curso de Medicina foi autorizada pelo MEC após 11 anos de luta, e a primeira turma ingressou neste primeiro semestre de 2017. Durante o almoço o projeto arquitetônico do Hospital Universitário foi apresentado pelas arquitetas responsáveis. Porém, o lançamento oficial da pedra fundamental ainda dependerá de alguns trâmites para que seja realizado.



Para Bérgamo, não apenas a conquista do curso de Medicina, mas todas as demais alcançadas nestes 18 anos de atuação da Fasb na região são motivos de muita comemoração. “A Fasb representa o marco do desenvolvimento do oeste baiano com implantação de cursos jamais imaginados que pudessem ser oferecidos aqui na região. É uma tradição da instituição reunir todos os colaboradores para comemorar. Isso é uma forma de mostrar que nós valorizamos o papel deles, porque são eles que fazem a Fasb acontecer”, disse.



18 anos da Fasb – Ao chegar à maioridade, a Fasb, além do curso de Medicina, implantado este ano de 2017, disponibiliza à comunidade 12 cursos de nível superior presencial: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Gestão da Tecnologia da Informação, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Produção Audiovisual e Psicologia. No mês de março, durante a temporada de formaturas, cerca de 200 novos profissionais se graduaram pela instituição, que já chegou à marca histórica de quase cinco mil graduados.

Post has attachment
SEMATUR Barreiras entrega horta orgânica na Escola do Parque.



A Escola do Parque já conta com um projeto ambiental diferenciado: a horta orgânica comunitária. Essa primeira etapa foi entregue aos estudantes e professores no último dia 12 de abril pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.



Esse trabalho faz parte da extensão do viveiro municipal, e tem como objetivo despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta sem o uso de agrotóxicos, além de acompanhar todo processo de plantio, germinação e colheita de hortaliças, ervas e legumes. Outro ponto essencial é a busca por um estilo de vida mais saudável, com alimentos mais nutritivos e naturais, também conscientizando as crianças sobre o equilíbrio ambiental e sustentabilidade.



A entrega simbólica foi realizada pelo secretário da SEMATUR Ailton José da Silva, o subsecretário Demósthenes Júnior juntamente e demais servidores da secretaria. A diretora da escola Rosineide Almeida, a vice-diretora Angela Guedes, professores e estudantes acompanharam a visitação à horta orgânica.



“O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto”, disse o secretário Ailton.



O servidor e engenheiro agrônomo Raimundo Guedes explica que existe a necessidade da construção de novas visões educacionais que integrem a saúde e o meio ambiente através de projetos realizados na escola. “O desenvolvimento de trabalhos realizados em hortas orgânicas no ambiente escolar aborda temas como educação ambiental, e educação para a saúde através dos aspectos nutricionais e alimentar”, garantiu.



A diretora Rosineide Almeida reconheceu a importância do projeto da SEMATUR, e enfocou que o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. “O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem, como também acompanhar a germinação das sementes, pode transformar este pequeno espaço da escola em um local de aprendizado. Tenho certeza que essa parceria com a SEMATUR, conseguiremos alcançar nosso objetivo que é sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o meio ambiente depende de cada cidadão deste planeta”, finalizou.

Post has attachment
dE VEZ EM QUANDO TEM QUE LIGAR A GUITARRA E MATA A SAUDADE!

Post has attachment
Há seis meses o grupo de Pesquisa Arqueologia do Oeste da Bahia realiza estudos para conhecer o potencial arqueológico de Barreiras e cidades vizinhas, como São Desidério. Durante a Tribuna Popular desta quarta-feira, 05, os estudantes da UFOB apresentaram o resultado dos trabalhos desenvolvidos.

A estudante Alana Azevedo Trajano e a professora Fernanda Libório Simões-mestre em Arqueologia, passaram informações importantes, com boas notícias. Em Barreiras existem seis sítios arqueológicos e a Serra do Mimo é um deles, o que pouca gente sabe e por falta de conhecimento do patrimônio histórico que o lugar guarda, a falta de preservação preocupa os estudiosos.

Além de desenvolver ações de pesquisa, a UFOB trabalha para divulgar e preservar os achados arqueológicos, por isso, pediram o apoio do poder público no sentido de também se envolver e buscar meios que possibilitem mais conscientização, proteção e preservação.

A Câmara de Vereadores apoiou o grupo e disse que está à disposição para contribuir com o que for necessário para que haja conscientização e preservação. Foram encontradas diversas pinturas rupestres e gravuras. Agora, além de servir como meio de estudos, a Serra do Mimo também se destaca com a possibilidade de desenvolver o turismo.

ASCOM- Câmara de Barreiras

https://www.facebook.com/CamaradeBarreiras/

Post has attachment

Post has attachment
Prefeitura de Barreiras volta a ofertar Exames de Mamografias na Unidade de Saúde Leonídia Ayres

A realização dos exames de mamografia voltou a ser feito na Unidade de Saúde Leonídia Ayres. A mamografia é um exame de imagem, podendo ser compreendida como um Raio X das mamas, um procedimento para detecção precoce do câncer de mama. Por dia, são realizados cerca de 30 atendimentos.



Conforme o Secretário Municipal de Saúde a realização desse exame é fundamental para a saúde da mulher e a prevenção do câncer. “comprovadamente, a mamografia ajuda a salvar vidas. Para efetivar o atendimento e prevenir o câncer de mama, as mulheres precisam procurar uma unidade de saúde mais próxima para o exame clínico e o encaminhamento para a realização da mamografia. A Prefeitura de Barreiras através da Secretária de Saúde está realizando esses exames de forma rápida e eficaz”, disse Tiê Aráujo.



De acordo com as Técnicas de Radiologia, Samanta Batista e Jossivânia de Araújo, a mulher a partir dos 45 anos de idade, deve realizar o primeiro exame de mama, mas, quando houver histórico familiar, o ideal a realizar esse exame é aos 35 anos.



“A paciente deve procurar uma unidade de saúde no nosso município munida de documentos pessoais e solicitar a realização desse exame, aqui no Leonídia Ayres, fazemos a triagem em seguida a mamografia. Se nesse momento da realização do exame, percebermos que há alteração, a paciente é encaminhada diretamente para o Hospital da Mulher onde será realizado o tratamento com o mastologista. Em Barreiras são feito as pequenas cirurgias, como os nódulos benignos, os casos mais graves são encaminhados para Salvador”, esclareceram as técnicas.



Para a realização desse exame, a paciente é posicionada em pé, próximo ao equipamento. As mamas serão, uma a uma, comprimidas pelo mamógrafo, horizontal e verticalmente. Embora seja desconfortável, o exame é rápido, a mamografia digital é ainda mais ágil que a convencional.



Samara Xavier, têm 35 anos, realizou o exame antes da idade indicada por ter histórico de câncer de mama na família. “Realizar esses exames é importante para a prevenção. Acredito que não tenho essa doença, mas devido um histórico familiar, antecipei a realização desse exame por precaução”, disse Samara.



O Câncer de mama tem cura, dede que o diagnóstico seja feito cedo e realizado o devido tratamento. Todo procedimento dura em média 20 minutos e os resultados dos exames realizados no Leonídia Ayres levam cerca de 15 dias para serem entregues ao paciente.

Post has attachment
Data Base, Prefeitura recebe sindicatos em segunda mesa de negociação.

A prefeitura de Barreiras recebeu em duas audiências ontem, 22, para a segunda reunião da mesa de negociação da data base e reajuste salarial, as presidentes e os membros das comissões dos sindicatos Sindsemb, Sindac´s Oeste e Sinprofe, este último em reunião separada.

A vice-prefeita Karlúcia Macêdo coordenou os trabalhos auxiliada pelo secretário de finanças, Marcelo Abreu, a Secretária de Administração, Adriana Marmori, a Secretária de Educação, Cátia Alencar, a controladora interna Versyane Moreira e o procurador adjunto do município.

Durante a discussão da mesa, a vice-prefeita Karlúcia solicitou que a controladora municipal apresentasse os dados acumulativos dos meses de janeiro e fevereiro, e principalmente o gasto com a folha que já ultrapassa os 51,63%, estando, portanto no limite prudencial, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal, estabelece que os municípios podem gastar no máximo 54% com pessoal, para não correr o risco de vetos por parte do Tribunal de Contas.“Com esse levantamento prévio dos meses de janeiro e fevereiro, analisamos uma situação preocupante. Mas precisamos ver a receita e folha do mês de março, para obtermos uma noção do que teremos e poderemos gastar com a folha”, disse a vice prefeita.

O secretário de finanças, Marcelo Abreu reforçou que o interesse do município é proporcionar melhoria na estrutura pública e valorização dos servidores, mas que no momento o município não poderia propor um reajuste, uma vez que parte da receita do mês de janeiro foi antecipada em dezembro (2016) e fevereiro é um mês atípico com menos dias e feriados acentuados, e que a gestão precisa do parâmetro do mês de março, para um levantamento financeiro seguro.



“O prefeito Zito Barbosa está cumprindo o compromisso de pagar o salário em dia, inclusive antecipando a folha como fizemos em fevereiro. Mas a avaliação de receita e despesa de janeiro e fevereiro, não podem servir de base para análise de impacto financeiro para concessão do reajuste. Por isso, precisamos fechar o mês de março para fazer um levantamento acumulativo e apresentar ao prefeito Zito, que poderá a partir daí ter propriedade para avaliar as propostas dos sindicatos”, disse Marcelo.



De acordo com a secretária Adriana Marmori, a Prefeitura respeita muito o servidor público e tudo que é possível realizar em benefício da categoria, será feito. “Estamos fazendo um trabalho conjunto com a secretaria de finanças e educação, porque não podemos comprometer ainda mais a situação financeira da Prefeitura, que no momento exige todo cuidado”.



O presidente do SindAc´s, Luciano Pereira pautou a apreensão dos servidores com o cumprimento da data base, e que os sindicatos são cientes da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Existe uma lei que garante nosso reajuste, e temos a data base sancionada pelo Poder Executivo. Sabemos das imposições da LRF, mas não podemos abrir mão de nossos direitos”, explanou o presidente.



A procuradoria do município esclareceu que de acordo com a Sumula Vinculante nº 42 de 11 de março de 2015, é inconstitucional a vinculação de reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a índices federais de correção monetária. Ressaltou também que o momento é de severa crise no país, o que afeta as finanças dos entes federativos, destacando o exemplo do governo do estado, que já anunciou que não haverá reajuste para os servidores em 2017.



A próxima reunião foi agendada para o dia 11 de abril, data fixada para apresentação do levantamento financeiro e ajustes de novas propostas.

Post has attachment
O Ponto de Cultura Flor do Trovão, primeiro de Barreiras, será aberto à população nesta quarta-feira, 22. O espaço, localizado no Loteamento Antonio Geraldo (antigo Lavosier) oferecerá, durante o período de inauguração (até domingo, 26), uma ampla programação cultural, com oficinas, saraus, apresentações artísticas e teatrais.



Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. O projeto de Barreiras foi envidado à Secretaria de Cultura da Bahia pela ong Dignivida, em 2014. Após aprovação, terá a vigência de três anos para o desenvolvimento de atividades educativas e culturais.

Post has attachment
Conforme divulgação anterior da Comissão do Processo Seletivo Simplificado, a Prefeitura de Barreiras publicou dia 14, no Diário Oficial nº 2452, o resultado final do Processo Seletivo Simplificado de forma escalonada.



Ainda deverá ser publicado até o dia 16, o resultado para os cargos de auxiliar de serviços gerais, coordenador pedagógico 40h, oficineiro para atividades artísticas culturais 40h e oficineiro atividade artísticas recreativas e desportivas 40h, conforme informado no aviso de alteração no cronograma.



A convocação dos selecionados será mediante necessidade da administração pública.

Post has attachment
Inscrições começam nesta quarta (15) e devem ser realizadas pela internet, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br; salários variam de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31.
Wait while more posts are being loaded