Profile cover photo
Profile photo
Dr. Édio Cavallaro
2 followers -
Otorrinolaringologista
Otorrinolaringologista

2 followers
About
Posts

Post has attachment

Nesta última quarta-feira (27/07/2016) foi publicado um interessante estudo na revista Nature. Cientistas alemães descobriram uma bactéria dentro do nariz que produz um componente antibiótico que pode matar diversas bactérias perigosas, inclusive a superbactéria MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina), resistente aos antibióticos comuns.
A cavidade nasal, além de todas as funções que exerce (olfação e passagem/filtração/umidificação/aquecimento do ar), também é um rico ecossistema para cerca de 50 bactérias diferentes.
A grande maioria dos antibióticos descobertos e desenvolvidos até hoje foram isolados de bactérias que vivem no solo ou outros ambientes, mas os pesquisadores dizem que esta descoberta ressalta a importância da microbiota humana como uma nova fonte a ser explorada.
O componente descoberto pelos cientistas recebeu o nome de lugdunin, produzido pela bactéria Staphylococcus lugdunensis, que vive no nariz.
A pesquisa ainda está no início e ainda se espera anos de trabalho antes de um novo antibiótico poder ser desenvolvido e testado. Até lá, seguimos nos surpreendendo com essa máquina genial, o corpo humano!
#‎DoutorÉdioCavallaro‬ ‪#‎Otorrinolaringologista‬ ‪#‎RJ‬ ‪#‎Copacabana‬ #‎DicadoDia‬ ‪#‎VocêSabia‬
www.ediocavallaro.com.br
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded