Profile cover photo
Profile photo
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
96 followers
96 followers
About
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço's posts

Post has attachment
Obrigado às cerca de 370 pessoas que na passada sexta-feira participaram no Ignite IAstro: Todo o Universo em 45 minutos, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Na companhia de nove investigadores, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e convidados de outras instituições nacionais, viajámos do Sol aos confins do Universo, e celebrámos também assim o 27º Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica.
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
24/07/17
6 Photos - View album

Post has attachment
Descubra galáxias e enxames de estrelas através dos telescópios do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e assista à palestra de Pedro Machado, do IA, sobre onde fazer as melhores férias no Sistema Solar, entre outras ofertas do amplo programa do DarkSky Party Alqueva 2017.

É já neste fim de semana de 21 e 22 de julho, na região de Reguengos de Monsaraz.
Entrada gratuita. Organização da Reserva DARK SKY Alqueva.


Post has attachment
E se embarcasse numa viagem alucinante, do Sistema Solar rumo aos confins do Universo, na companhia de nove cientistas?

É este o convite que lhe faz o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço para o próximo dia 21 de julho.

"Ignite IAstro, todo o Universo em 45 minutos", é uma sessão compacta e divertida, com entrada livre, que terá lugar no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A nove vozes, investigadores do IA e convidados vão presentear-nos com o que sabemos sobre o Sol, outros planetas na nossa galáxia, buracos negros, monstros galácticos, e as tecnologias que nos permitem ver tão longe.

Há um lugar à sua espera nesta viagem por fenómenos extremos e locais fascinantes muito, muito longe da nossa casa, a Terra.

#IgniteIAstro #ENAA2017


Post has attachment
A compreensão da natureza quântica da gravidade tem recebido importantes contributos de Mercedes Martín-Benito, investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que nesta semana foi galardoada com o Prémio Bronstein.

Conheça melhor o seu trabalho na notícia hoje publicada no website do IA.
http://www.iastro.pt/news/news.html?ID=69


Imagem: (1) Mapa da radiação cósmica de fundo obtido com a missão Planck. (2) Enxame de galáxias Abell

Créditos: (1) Agência Espacial Europeia e Planck Collaboration. (2) NASA, ESA, the Hubble SM4 ERO Team and ST-ECF
Photo

Post has attachment
Descobertas evidências de duas populações distintas de planetas gigantes. Leiam mais no Comunicado de Imprensa do +Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço em:

http://www.iastro.pt/news/news.html?ID=68

Imagem: Representação artística que mostra a formação de um planeta gigante gasoso no disco de poeira que rodeia uma estrela jovem.
Crédito: +European Southern Observatory (ESO) /Luis Calçada
Photo

Post has attachment
Sabemos que a maior parte das estrelas têm planetas à nossa volta, mas o desafio de encontrar e caracterizar planetas parecidos com a Terra será assumido pelo ESPRESSO.

Nuno Santos, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), falou no Encontro Ciência 2017 sobre este instrumento em que Portugal participa desde o início. O IA começará a fazer a exploração dos dados científicos do ESPRESSO a partir de 2018, continuando a fazer ciência ao mais alto nível.

#ciencia2017pt #encontrocienciapt #ciencia_pt #exoplanetas

Post has attachment
Já está disponível o programa do Dark Sky Party Alqueva 2017, que terá lugar na região de Reguengos de Monsaraz entre 21 e 22 de julho.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço participa na ampla oferta de atividades com uma palestra do investigador Pedro Machado, com o título convidativo “Férias no Sistema Solar”, e com observações astronómicas com telescópios até às duas da manhã. Entrada gratuita.


Post has attachment
Ao estudar os exoplanetas a tão grande distância, o que devemos procurar para saber se são parecidos com a Terra, ou se são fornalhas como Vénus?

Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, falou ao "90 Segundos de Ciência" sobre a forma como o conhecimento sobre o nosso Sistema Solar vai contribuir para identificar os exoplanetas que são semelhantes à Terra.


Post has attachment
Estão patentes até 8 de julho, na Fabrica Features, em Lisboa, seis projetos que aliam Design e Astronomia no âmbito da exposição organizada pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Debruçando-se sobre a comunicação de ciência e trabalhando em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), alunos do Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media expõem agora projetos que abordam uma variedade de temas da Astronomia e em diversos suportes.

Aplicações móveis, papel, e LEDs foram alguns dos meios explorados.

Saiba mais sobre esta iniciativa em
http://www.iastro.pt/news/news.html?ID=67

Photo

Post has attachment
Photo
Wait while more posts are being loaded