Profile cover photo
Profile photo
Mala de Herança
69 followers -
"O livro é uma beleza, é caixa mágica só de surpresa" (Elias José)
"O livro é uma beleza, é caixa mágica só de surpresa" (Elias José)

69 followers
About
Posts

Post has attachment

O que o concerto do grupo "Brazilian Tropical Violins" tem a ver com o ensino do português como língua de herança e o trabalho que a Mala de Herança faz no apoio às famílias brasileiras e binacionais ??

A Mala de Herança está para o ensino da língua de herança como o método Suzuki está para o ensino da música.

"O método Suzuki baseou sua proposta pedagógica na aquisição da língua materna pelas crianças considerando que haveria um paralelismo entre aprender a língua e aprender um instrumento musical. Assim, as crianças aprendem a língua a partir da escuta de exemplos constantes das pessoas que estão à sua volta e poderiam aprender música da mesma forma, contando com um entorno de qualidade, baseando a aprendizagem no processo de imitação.

O princípio do método é centrado na criação do mesmo ambiente para aprender música que a criança tem para aprender a sua língua materna. O objetivo é tentar envolver o estudante com a música da mesma forma que ele se envolve com a linguagem quando está aprendendo a falar. O ambiente ideal para isso inclui amor, bons exemplos, elogios, e um determinado tempo de estudo, de acordo com o desenvolvimento do aluno." (Wikipedia)

Mais sobre o Sr. Suziki e seu método em:
https://www.centrosuzukidebrasilia.com/mtodo-suzuki

Post has attachment
A professora Suray Soren, ao piano, e o grupo de jovens violinistas brasileiros, juntamente o músico Renato Carrano, tocaram fundo nos corações e provocaram lágrimas de emoção (e saudade) em muitos dos 150 espectadores, entre eles muitas crianças e jovens, que lotaram uma das salas do Einstein-Kultur neste último sábado, 13 de janeiro de 2018, em Munique.

Foi muito mais do que "um pouquinho de Brasil iáiá".

Foi muito de Brasil, de brasilidade, de graciosidade, profissionalismo e excelente qualidade musical.

Depois do concerto os integrantes do grupo "Brazilian Tropical Violins" ainda conversaram em português com o público e deixaram mais um pouquinho ainda de Brasil com todos. A prof. Suray Soren ressaltou a importância da música na vida das crianças desde o começo e acrescentou que crianças mais velhas, ou até adultos, também são capazes de chegar a uma excelência musical. É necessário dedicação e persistência!

O método Suzuki, ressaltou a prof. Suray Soren, envolve a família no aprendizado da criança, assim como desses jovens violinistas brasileiros, que estão fazendo uma turnê em alguns países europeus, acompanhados de seus pais.

O que o método Suzuki tem a ver com o bilinguismo e o nosso relacionado esforço, como pais brasileiros ou portugueses fora de nosso país, de ensinar português como língua de herança aos nossos filhos?

O professor Shinichi Suzuki (1898-1998) baseou seu método justamente no método de ensino da língua materna e do objetivo de se desenvolver o potencial que as crianças desde o nascimento.

"Conhecido como “método da língua mãe”, ou “método da educação do talento”, ou apenas “método Suzuki”, a metodologia reconhece que todas as crianças aprendem sua língua materna com amor e encorajamento dentro de seu ambiente familiar e social. Baseado nesse mesmo princípio, defende Suzuki que o ensino musical e o ensino de um instrumento é um meio para desenvolver o caráter, a sensibilidade, a disciplina, a tolerância, etc.. Para esse fim, a educação musical deve começar o mais cedo possível." http://www.associacaomusicalsuzuki.com.br/metodologia-suzu…/

Mais sobre o "Brazilian Tropical Violins", vejam aqui:

https://www.ospequenosmozart.com/blank

Parabéns à professora Suray Soren por este excelente trabalho!
Fotos: DBKV e.V.
PhotoPhotoPhoto
14/01/2018
3 Photos - View album

Post has attachment
As próximas apresentações do nosso Teatro Infantil Bilíngue !!
Anotem na agenda!
Photo

Post has attachment
Aqui estão as próximas datas das apresentações que faremos com as crianças de 2 a 12 anos para apresentar a peça teatral bilíngue com base no livro de Florence Breton, francesa radicada no Brasil, "Queria ser alta como um tuiuiú".

Anotem na agenda e tragam suas crianças!

Photo

Post has attachment
Conheçam Ellen Bialystok (entre outros) e algumas de suas importantes contribuições em pesquisas sobre multilinguismo e educação bi&multilíngue.

Livros e exposição à leitura !! Sugestões fundamentais dela no final do vídeo.

Vale a pena conferir!

Post has attachment

Crianças até 7 anos não pagam!
Adultos: 8 euros
Crianças e jovens a partir de 7 anos: 5 euros

Reserve já o seu lugar em:

http://einstein-kultur.de/veranstaltung/?ee=2070

Pagamento, em dinheiro, na hora.

Photo

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment
Atenção!!

Encontro Mensal da Mala de Herança foi transferido para o dia 20 de janeiro de 2018 !!



Queridas famílias!

Nosso encontro mensal foi transferido pois estaremos prestigiando o grupo "The Brazilian Tropical Violins", em sua apresentação no dia 13 de janeiro de 2018, às 17h, no EinsteinKultur Munique. Ingressos podem ser adquiridos diretamente com o EinsteinKultur.



Dia 20 de janeiro realizaremos o nosso primeiro encontro de 2018 com especial apresentação da peça teatral "Queria ser alta como um tuiuiú", baseada no livro de Florence Breton, além de outras atividades.



Aguardamos vocês nos dois eventos!!


Estaremos presenteando 15 famílias da Mala de Herança com uma pequena lembrança (feita à mão por uma organização sul-americana) ao confirmarem "Nós vamos ao concerto!" aqui ou pelo email maladeheraca@gmail.com !

Os violinos serão entregues na entrada do concerto do grupo "Brazilian Tropical Violins", no dia 13.1.2018, às 17h, no EinsteinKultur.

Até lá!
Photo
Photo
06/01/2018
2 Photos - View album

Post has attachment
Celebrar a chegada de um Novo Ano com as crianças pode deixar lembranças muito especiais.

Esta também é uma maneira de fortalecermos a nossa língua e a nossa cultura na vida de nossos filhos e de deixarmos uma herança imaterial em seus corações.

Vejam abaixo 5 idéias que o Guia Infantil nos sugere.

https://br.guiainfantil.com/blog/festas/5-ideias-para-celebrar-a-chegada-do-ano-novo-com-as-criancas/

Wait while more posts are being loaded