Profile cover photo
Profile photo
Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio
538 followers -
Nunca se perde tempo com aquilo que se ama
Nunca se perde tempo com aquilo que se ama

538 followers
About
Posts

Post has attachment

“IMPOSSÍVEL”, por Werner Reich

Convidamos a comunidade escolar a participar numa palestra apresentada por Werner Reich, sobrevivente de Auschwitz, a residir atualmente nos EUA, que decorrerá no próximo dia 25 de outubro, pelas 11h50, no auditório Sebastião Alba da nossa escola.
Nesta iniciativa, promovida pelo grupo de História e pela Biblioteca, o palestrante propõe-se centrar a sua apresentação em alguns dos seguintes temas:
*A origem da Nacional Socialista, a pressão exercida sobre diversos grupos minoritários e a indiferença da população e do mundo em relação aos acontecimentos;

*A história de vida de Werner Reich e as vivências, como adolescente, num campo de concentração na Alemanha nazi;

*Consequências, já no pós-guerra, sofridas pelos criminosos e louvor àqueles que não foram indiferentes ao sofrimento vivido, Portugal incluído.

Werner Reich, figura central do livro “The Magician of Auschwitz” desloca-se a Portugal como convidado especial do programa da RTP1 “Impossível”, de 21 de outubro, pelas 21h00 (último episódio), apresentado por Luís de Matos.
O nosso convidado, Werner Reich nasceu em 1928 e aos 16 anos foi enviado para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, campo onde foram mortos 6 milhões de judeus. Aí deram-lhe o nº A-1828 que ainda hoje tem tatuado no braço. Enquanto prisioneiro fez parte de um grupo denominado Birkenau Boys, 96 rapazes escolhidos arbitrariamente por Josefe Mengele (também conhecido como “O Anjo da Morte”) para executarem trabalho escravo. Foi assim que conseguiu manter-se vivo. Sobrevivente de Auschwitz e de outros campos de concentração, encontrava-se em Mauthausen, na Austria, quando foi libertado pelas tropas americanas em 1945.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Oficina de criação artística
Curso no âmbito das atividades da Associação Cultural Artes & coisa e tal

Apresentação do curso a 30 de outubro de 2017 no auditório Centenário da República às 18h30
pelos professores orientadores, Inês Rocha e Nuno Mendanha
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Olimpíadas de Física e de Química

Participa e vamos Rumo a Israel!

Nas Olimpíadas de Física podem participar os alunos do 11º ano.
Nas Olimpíadas de Química podem participar os alunos do 10º ou do 11º ano.

Mais informações junto do professor de Física e Química e nos endereços da Sociedade Portuguesa de Física (https://olimpiadas.spf.pt/) e da Sociedade Portuguesa de Química (http://olimpiadas.spq.pt/#mais).
Photo
Photo
16/10/17
2 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Assunto: Refeições Vegetarianas e Outras


Avisam-se todos os alunos que pretendam usufruir de Dietas alternativas, (Alergias e/ou intolerâncias alimentares; Vegetarianas; Étnica/Religiosa), que devem manifestar esse interesse junto dos serviços administrativos até ao dia 13/10/2017 a fim de preencher o documento de autorização, que deverá ser assinada pelo Encarregado de Educação, ou pelo próprio aluno se for maior.

Importante: Apenas podem requisitar comida Vegetariana os alunos que tiverem a referida autorização.
Add a comment...

Post has attachment
Dia Mundial da Saúde Mental - 10 de outubro.

O projeto de Educação para a Saúde e a Biblioteca Manuel Monteiro, em parceria com o Hospital de Braga vão assinalar a data com uma atividade destinada a todos os docentes e não docentes do agrupamento.
A palestra " HIGIENE POSTURAL EM MEIO ESCOLAR" terá lugar no auditório Álvaro Carneiro(ESAS) com início às 16h, sendo oradora a fisioterapeuta Ana Paula Gonçalves do serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Braga.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE E AESAS

No dia 6 de outubro, a University of Cambridge School Classics Project assinou um acordo de colaboração com o nosso Agrupamento para a divulgação do Cambridge Latin Course.
Nos termos do protocolo assinado, a ESAS compromete-se a implementar o ensino desta língua clássica na modalidade de uma Oficina, promovendo o ensino da língua e cultura latinas.
A equipa portuguesa, representante da instituição universitária inglesa, ajudará na implementação efetiva, apoiando na área da formação, da didática e da avaliação externa.
O Curso de Latim de Cambridge é uma metodologia que permite o acesso à língua latina através de um método inovador. Os alunos aprendem latim como se aprende qualquer língua moderna. Através da história de uma família romana que habita em Pompeios, os alunos vão percorrer o quotidiano destas personagens, conhecer a sua cultura e as suas histórias.
A aprendizagem da gramática surge em função do texto. Pretende-se que os alunos aprendam, de forma gradual, a ler textos originais em latim. O curso permite o acesso a uma certificação da University of Cambridge a todos os alunos que assim o desejarem e que os professores considerem aptos.
Neste primeiro curso de Latim, estão inscritos 36 alunos de 12.º ano que iniciam as aulas no dia 10 de outubro, no auditório do Centenário da República.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Desfolhada na EB de Trandeiras

Os alunos do Jardim de Infância e da Escola Básica de Trandeiras reuniram-se na Escola de Trandeiras para fazer uma desfolhada à moda antiga. iniciamos assim o ano letivo juntos, cheios de energia e alegria.
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
09/10/17
7 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
JI e EB1 de São Paio de Arcos na Festa das Colheitas - Quinta Pedagógica de Braga

Cara Comunidade,

Mais um ano letivo a começar e nós já com a nossa primeira visita de estudo.
Com a nossa "Família" aumentada, fomos todos participar na Festa das
Colheitas, à Quinta Pedagógica de Braga.
Com muitas espigas para desfolhar e muitas uvas para apanhar, só
tivemos que arregaçar as mangas e trabalhar.
Foi uma manhã fantástica, onde muitas crianças tiveram a oportunidade
de fazer algo diferente.
O Dr. Altino Bessa, Vereador na Câmara Municipal de Braga, nos
pelouros do ambiente, energia e desenvolvimento rural, marcou
presença, onde também nos ajudou nas tarefas.
Ainda houve tempo para visitar os animais da Quinta e inclusive passar
uns belos momentos no parque infantil.
Sem dúvida, uma experiência para recordar e repetir!
Saudações da Família de São Paio de Arcos
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
04/10/17
13 Photos - View album
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded