Profile cover photo
Profile photo
Marcio Muniz
3 followers
3 followers
About
Posts

Post has attachment
POR QUE IMPLANTAR UM SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO

   Saudações amigos,

     Primeiramente gostaria de parabenizar o colega Claudio pela iniciativa de criar um espaço como esse para disseminar conhecimento, por ser esta, uma área de atuação com tão poucas opções de acesso a este conhecimento. Fomos colegas de trabalho por mais de 15 anos e posso atestar o profissional competente e conhecedor do assunto que ele é. Agora vamos discorrer sobre o tema por mim proposto acima.
     Antes de tentar responder a pergunta em si, vamos dar uma breve introdução sobre o que é um sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI). Em linhas gerais, este sistema se presta a tentar detectar não o incêndio em si, mas sim uma condição de incêndio da forma mais precoce possível, ou seja, um princípio de incêndio, no qual ainda é possível debelar o fogo e não apenas fazer o famoso rescaldo, tentando somente impedir que o mesmo fique fora de controle. O sistema é composto basicamente de um Painel de Alarme que concentra as informações e faz a interação entre dispositivos de input (detectores, acionadores manuais, etc) e dispositivos de output (sirenes e comandos diversos). Existem basicamente duas tecnologias distintas de painéis sistemas de detecção e alarme, a primeira e mais simples, é a tecnologia convencional, onde os componentes são interligados ao Painel através de pares de fios (no máximo 20 componentes por par) e  a sinalização no Painel ocorre de forma setorizada. A segunda tecnologia disponível é a endereçável/inteligente em que os componentes se comunicam com o equipamento central de forma analógica (digital), também por pares de fios mas com capacidades superiores em termos de quantidade de dispositivos e com a vantagem da sinalização ocorrer de foma individual. Obviamente que há vantagens e desvantagens em cada uma das tecnologias e que as mesmas estão aqui descritas de forma bem simplificada. Há ainda componentes referentes aos painéis de alarme de incêndio que trazem maior sofisticação às instalações, mas isto tudo será assunto de publicações posteriores. Agora sim vamos a pergunta inicial.
    Por que optar por implantar um sistema de detecção e alarme contra incêndio? Em primeiro lugar, um sistema de detecção e alarme de incêndio tem o objetivo precípuo de salvar vidas, uma vez que, o mesmo capaz de detectar uma condição de fogo em um momento incipiente (com poucas chamas e pouca quantidade de fumaça); Em segundo lugar, além da proteção das vidas, é preciso zelar pelo patrimônio, pensando não apenas no valor venal do que se possui em uma instalação, é preciso pensar também no que se perde enquanto as atividades da empresa estão interrompidas por causa de um incêndio, além é claro, da perda de documentos e informações que por muitas vezes são insubstituíveis. Por último, ao implantar um sistema deste tipo em sua empresa, há uma diminuição considerável no prêmio do seguro contra incêndio pago, o que ajuda a viabilizar o custo de implantação de um sistema de detecção.
     Existe uma grande gama de itens a considerar na escolha do tipo de sistema, empresa e marca escolhidas, etc. Por isso, é muito importante que se tenha informações a respeito do que se trata um sistema como este, do que considerar ao escolher um equipamento ou uma empresa, quais as normas técnicas que regulamentam o setor, entre outros. Aqui vão algumas dicas:
Procure empresas que tenham comprovadamente  expertise no assunto, que tenham Know-how sobre os equipamentos, as normas, as tecnologias disponíveis, etc;
Procure empresas e técnicos certificados e credenciados por fabricantes e distribuidores, pois estes, além de uma formação técnica sobre o assunto, tem o apoio dos fabricantes;
Utilize equipamentos que possuam as devidas certificações (nacionais e internacionais), pois isto assegura que tais equipamentos passaram por baterias de testes para obter tais certificações. Esses equipamentos certamente custarão um pouco mais, todavia, terão também maior confiabilidade;
Fique atento às empresas com distribuição exclusiva, pois algumas delas oferecem equipamentos com qualidade, porém a questão de exclusividade faz com que você no futuro não tenha a opção de trocar de empresa ou mesmo não venha a ter um bom atendimento pós garantia, uma vez que estará amarrado a uma única empresa;
Prefira empresas que valorizem o fato de ter uma equipe técnica própria ao invés de utilizar terceirizados, isto proporciona a você cliente, ter um atendimento mais personalizado, uma vez que os técnicos da empresa poderão se familiarizar com seu sistema, conhecer o histórico do mesmo, além da certeza de saber que sempre terá uma equipe técnica qualificada disponível.

     Nos próximos posts, estarei dando mais informações sobre o tema, contribuindo mais com a disseminação do conhecimento proposto aqui pelo amigo Claudio.


 Márcio Augusto do N. Muniz
     (técnico em eletrônica)
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded