Profile cover photo
Profile photo
Triângulo Atlântico
11 followers
11 followers
About
Posts

Post has attachment
“Não haverá império americano. O mundo é demasiado vasto, diverso e dinâmico para aceitar a predominância de uma única potência. O exame das forças demográficas e culturais, industriais e monetárias, ideológicas e militares que transformam o planeta não confirmam a atual visão de uma América invulnerável. (…) Um quadro realista [mostra] uma grande nação cuja potência foi incontestável, mas que o declínio relativo parece irreversível.
(Ler mais ...)
#trianguloatlantico #SOAMARPortugal

Post has attachment
A África faz parte da maior massa contínua de terra do planeta conhecida como Hemisfério Oriental. Encontra-se separada da massa eurasiana pelo mar Mediterrâneo e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez.
A África, assim como a América do Sul, é um continente compacto na classificação do geógrafo Renner, dado que há um equilíbrio entre as distâncias cardinais de seus pontos extremos. (Ler mais ...)
#atlanticosul #trianguloatlantico

Post has attachment
O grande desafio brasileiro, na próxima década, será construir um caminho de expansão e projeção do seu poder – dentro e fora do seu “entorno estratégico” – que não siga a trilha que já foi percorrida pelas grandes potências tradicionais. Ou seja, o Brasil terá de traçar uma estratégia de expansão do seu poder e da sua influência, que não reivindique nenhum tipo de “destino manifesto”, que não utilize a violência bélica dos europeus e norte-americanos e que não se proponha a conquistar povos para “convertê-los”, “civilizá-los” ou simplesmente comandar o seu destino.
(Ler mais ...)

#trianguloatlantico #trilateral #atlanticosul

Post has attachment
Segundo o International Institute of Strategic Studies (IISS, 2012), esse país dispõe ali de instalações militares de grande porte envolvendo forças aéreas e navais de última geração, tais como navios de combate e de patrulha, avião bombardeiro e de transporte, aviões de caça, helicópteros e, ainda que não admitido oficialmente, submarino nuclear patrulhando essa região. (Ler mais...).

#trianguloatlantico #geopolitica #atlanticosul

Post has attachment
A China é um ator externo cuja ação deve ser medida não só por sua significativa repercussão na região, mas, principalmente, por incidir sobre o ponto nevrálgico das atuais alterações sistêmicas que podem vir a provocar uma reestruturação da hierarquia de poder mundial. Apesar de a projeção chinesa no Atlântico Sul ser mais modesta que a norte-americana e a inglesa, principalmente no campo militar, o impacto da incorporação da América do Sul e da África como área de forte influência da política externa da China tem sido um fator de grande ressonância na desestabilização da ordem econômica global. (Leia mais ...)

#trianguloatlantico #SOAMARPortugal #Trilateral

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
InteressesGeopoliticos da China na África

Através do oceano Índico, a África subsaariana manteve, desde tempos remotos, relações com a China, que vinha à região austral em busca de ouro e outros metais. Não obstante, foi a partir das duas últimas décadas que a China tornou-se uma das principais presenças na África, sobretudo nos setores minerais e energéticos.
Leia mais...

#trianguloatlantico #soamarportugal
Wait while more posts are being loaded