Profile cover photo
Profile photo
Lorrany Cristina
48 followers
48 followers
About
Posts

Post has attachment
Photo
Add a comment...

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment

DE ONDE VEM A PALAVRA VESTIBULAR ?
“Vestibular: 1. Relativo a vestíbulo. 2. Diz-se do exame de admissão aum curso superior. Vestíbulo: `Compartimento na entrada de um edifício, em geral entre a porta e a principal escadaria superior.
                                  Minidicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira,4ª edição.

“As línguas, como as civilizações, têm história. Isso que dizer que são processos sujeitos a transformações. Desse enfoque se ocupa a gramática histórica e, em particular, a etmologia, que é o estudo da origem das palavras. Determinar com precisão o nascedouro das palavras é uma tarefa das mais difíceis e nem sempre levadan a termo“.

                                   Thaís Nicoleti de Camargo, Folha de S. Paulo/2010


“A palavra veatibular origina-se do latim, vestis, que significa: roupa, veste. Vestibulum, o diminutivo, era em Roma, uma peça que ficava na entrada das casas, onde as pessoas, ao chegarem, deixavam as suas roupas mais pesadas ou ao sair, completavam-nas. Posteriormente, a palavra vestibulum passou a designar somente a entrada das casas, a partir dessa noção de “entrada” é que a palavra passou aindicar também a entrada no ensino superior, ou seja, o processo seletivo para nível superior.
a palavra vestíbulo reforça o sentido desenvolvido da palavra vestibular, no sentido da passagem obrigatória de quem quer chegar à porta principal.

Então:
VESTIS ( roupas, vestes)

VESTIBULUM (diminutivo, peças na tentrada da casa para colocar roupas de rua)

VESTÍBULO ( compartimento na entrada de um edifício)

VESTIBULAR ( exame de admissão à umc urso superior)

“As línguas se cruzam, se completam e se modificam incessantemente, acompanhando o movimento de transformação do ser humano e suas formas de organização social.”
                                Nadia Betânia Artigo: Língua e Linguagem/ 2010

                            
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded