Profile

Cover photo
Pedro Moura
335 followers|345,444 views
AboutPostsReviews

Stream

Pedro Moura
moderator

Actualidade e Partidos Políticos  - 
 
O sabujo, Dr. Pentelho, no seu melhor...
Eu só gostava de saber porque carga de água, esta besta, tem tanto tempo de antena. Que autoridade tem para falar do país? O que fez ele pelo país? Que lições tem ele para nos dar? Porque é que não o ignoram de uma vez? Porque é que a maldição de 2016, não o leva em vez de levar tanta gente de valor?
 ·  Translate
Em entrevista à Renascença, o presidente do conselho geral e de supervisão da EDP diz que as famílias portuguesas pagam uma das electricidades mais caras da Europa devido à carga fiscal. Eduardo Catroga não está disponível para ceder no défice tarifário e recusa pagar a tarifa social. Já pediu uma reunião para discutir com o primeiro-ministro o fim da taxa extraordinária.
4
1
Tiago Loureiro's profile photo
 
O governo devia e ser justo com quem lhe da dinheiro para ele viver
 ·  Translate
Add a comment...

Pedro Moura
moderator

Actualidade e Partidos Políticos  - 
 
Acima das possibilidades. Alguém ainda se lembra desta expressão?
 ·  Translate
 
Futebol, com subsídios do Estado, paga salários milionários. Suplementos extra aumentam rendimentos.
OS ABUSOS PROSSEGUEM PORQUE O POVO É MANSO.
O Futebol, com subsídios do Estado, escapa à crise e ordenados sobem com o aumento do salário mínimo. Suplementos extra aumentam rendimentos.
Os dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol são pagos a peso de ouro. O presidente, Fernando Gomes, recebe 28 salários mínimos, mais subsídio de alojamento, o que perfaz cerca de 16 200 euros por mês. A este valor ainda acresce o pagamento das despesas e os quilómetros para deslocações. A verba que leva para casa está imune aos cortes porque se trata de uma entidade privada, ainda que receba subsídios do Estado. Usam, no entanto, as regras das empresas públicas: a indexação dos ordenados ao salário mínimo e o pagamento de um acréscimo de 20% no caso de residirem a mais de 100 quilómetros de Lisboa".
Segundo o jornal, "os salários milionários estendem-se a outros dirigentes da Federação e estão a causar bastante mal-estar entre os associados. Os ordenados dos outros dirigentes são nivelados com base no salário de Fernando Gomes. No total, cada um dos três vice-presidentes - Humberto Coelho, Rui Manhoso e Carlos Coutada, aufere 9840 euros mensais, a que acresce uma série de extras como o pagamento de despesas de alimentação e quilómetros, uma vez que usam os carros pessoais ao serviço da Federação. O mesmo se passa com os três diretores João Vieira Pinto, Pauleta e Pedro Dias, que levam para casa mensalmente 8150 euros". DN

Cerca de 40 mil euros entregues por via de publicidade entre 2011 e 2013.
Começaram a ser julgados, 13 actuais e ex-autarcas da região de Aveiro. Em causa um processo dos subsídios alegadamente proibidos ao Sport Clube Beira-Mar.
Segundo o despacho, os intervenientes nos protocolos “esconderam sobre um manto de um contrato de prestação de serviços” apoios que totalizaram, ent

http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/09/futebol-com-subsidios-do-estado-paga.html#.Vxta8zArLIU
 ·  Translate
Tweet VEJA O ABUSO DOS SALÁRIOS QUE TODOS PAGAMOS E POR QUEM NOS SACRIFICAMOS Num país onde os eleitores não votam, os políticos abusam. O voto contra os partidos abusadores, serviria para punir as suas medidas que c...
2 comments on original post
1
Char Gracring's profile photo
 
 Havia um País que tinha 3 F's , com o desenvolvimento da história , esse 
País viu-se reduzido a 1 f . E por mais que os autócnes desse país , passassem por necessidades o f que restou continuava a pensar que era um F e ninguém tinha coragem de lhe dizer que era um f 'zinho' .
 ·  Translate
Add a comment...

Pedro Moura
moderator

Actualidade e Partidos Políticos  - 
 
Onde é que estas medidas (chamar-lhes reformas é um abuso) vão contribuir para mudar o rumo deste País?
Supostamente um Plano de Reformas, teria que ter a capacidade de mudar o rumo da ruína, da bancarrota e do endividamento. Tornar finalmente Portugal num país sustentável ou pelo menos viável a médio prazo. Onde é que qualquer dessas coisas está presente neste chorrilho de estupidez e incompetência?
Tenho a certeza que se embarcassem estes 33 milhões de euros nos helicópteros Kamov, que ainda voam, (comprados pelo senhor Costa com o nosso dinheiro), e os despejassem de forma equitativa desde Bragança a Vila Real de Santo António, fariam muito mais pelo país.
Espremendo as medidas, temos mais dinheiro para a clientela da construção civil,  para a clientela médica e farmacêutica e mais dinheiro para ganhar eleições comprando os votos dos reformados, dos bolseiros, dos taxistas.
No fundo o objectivo central da "Reforma" é garantir que o PS ganhe as próximas eleições.
 ·  Translate
Fundos Europeus representam quase metade do plano. Documento do Plano Nacional de Reformas será aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros
5
Add a comment...

Pedro Moura
moderator

Actualidade e Partidos Políticos  - 
 
 
Filho de ex ministro maçon, PS, suspeito e preso por favorecer maçons. João Alberto Correia ex-director geral do MAI
Um caso sério de falta de vergonha... um rol de ilegalidades que envergonham não só quem as cometeu mas também o povo que as permite, pois ao longo de décadas o eleitorado português, insiste em desperdiçar os votos ou em votar nos partidos com o maior cadastro da história de Portugal.
Um rol infindável de descaramento. Pai e filho, maçons do PS, abusavam do poder para fazer favores por dinheiro. Com o poder de decidir quais os edifícios do MAI, que precisavam de obras, e quem as faria, suspeita-se que terá assim, beneficiado empresários maçons, em 55 ajustes directos, inclusive mudou procedimentos para facilitar o desfalque. O artigo pode deixa-lo indisposto mas não se deixe intimidar, prossiga e não se deixe iludir pelas palavras mansas e eufemismos, como por exemplo, onde se lê contrapartidas, deve ler-se luvas.

ACUSADO.... Uma forma de alimentar as clientelas parasitas do estado, a seita da maçonaria precisa viver sem esforço, está assim habituada?

"O ex-director-geral de Infra-estruturas e Equipamentos MAI está acusado da prática de 80 crimes. No despacho de acusação, a que o i teve acesso, o MP considera que João Alberto Correia liderava um esquema que visava “beneficiar empresas, empresários, arquitectos e projectistas que pertenciam ao seu círculo de conhecimentos e com os quais mantinha uma relação de amizade e de troca de favores a quem adjudicaria a realização de obras públicas promovidas pela DGIE”.

Segundo o despacho de acusação, a partir do momento em que assumiu funções na direcção da DGIE, em Abril de 2012, João Alberto Correia alterou por completo os procedimentos para a adjudicação de contratos por ajuste directo por parte daquele organismo público. Eliminou etapas e intervenientes no processo de escolha, chamando a si toda a responsabilidade de decisão.
Dessa forma, diz o MP, pôde garantir que os contratos seriam atribuídos às empresas detidas por alguns dos arguidos no processo – entre os quais estão amigos de infância, irmãos de lojas maçónicas e membros do Clube Lisboa 50.
Com o processo sob seu controlo, João Correia terá, depois, recorrido a estratégias para, no final do processo, repartir entre si e os restantes arguidos as verbas cobradas de forma abusiva ao Estado.
MAS A PENA É LEVE...??? "No despacho, o Ministério Público pede uma indemnização de pouco mais de 900 mil euros por prejuízos causados ao Estado."

Dívidas estão na origem de suspeitas de corrupção de ex-director-geral 28/05/2014
João Alberto Correia, o ex-director geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna suspeito de corrupção e participação económica em negócio em 55 ajustes directos, poderá ter favorecido empresários, a troco de alegadas contrapartidas, motivado por dívidas que acumulava. Esta é uma das hipóteses que estará a ser estudada na investigação em curso no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).
João Alberto Correia terá favorecido na adjudicação de cinco dezenas de obras em edifícios de esquadras ou em antigos governos civis a membros de um grupo conhecido na maçonaria como o Clube dos 50.
O ex-dirigente é membro do Grande Oriente Lusitano (GOL) e filho de um antigo grão-mestre dessa corrente, João Rosado Correia. Dos contratos assinados fazem parte empresas como a Primesoft, com sede em Algés e propriedade de Henrique Paixão de Oliveira. O empresário figura numa lista de 1950 membros do GOL divulgada em 2012 na net como sendo membro da Loja Cidadania e Laicidade, dessa obediência maçónica. Sem querer falar sobre o processo, o advogado Pedro Matos Ferreira adianta apenas que o ex-dirigente "é inocente e a seu tempo isso ficará provado".

ELEVEN: O nome de João Alberto Correia aparece ainda lig

http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/06/filho-de-ex-ministro-macon-ps-suspeito.html#.VxYIGzArLIU
 ·  Translate
Tweet Um caso sério de falta de vergonha... um rol de ilegalidades que envergonham não só quem as cometeu mas também o povo que as permite, pois ao longo de décadas o eleitorado português, insiste em desperdiçar os ...
View original post
2
Add a comment...

Pedro Moura
moderator

Actualidade e Partidos Políticos  - 
 
 
Distribui subsídios comunitários aos amigos. 1,6 milhões de abusos.
Saque em 4 actos.
1º acto - O srº Paulo Pereira deputado do PSD, e presidente da Associação para o Desenvolvimento Turístico da Região Centro, contratou a empresa Criartimagem -Design e Publicidade, Lda, pelo montante de 700 mil euros... até aqui as coisas até pareceriam normais.
2º acto - Contudo um ano após este estratégico contrato o Presidente, Paulo Pereira passou a pertencer à empresa a quem arranjou o grande negócio!!!! Agora começa a ficar estranho!!!
Não contente por arranjar um negócio tão lucrativo à empresa  Criartimagem - ainda lhe arranjou um financiamento de 528 mil euros do fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
3º acto - A Associação que ele geria acabou por ser alvo de uma auditoria e foi-lhe exigido a devolução de 1,6 milhões de euros de apoios comunitários "valor correspondente à comparticipação de 75% de contratos superiores a 200 mil euros, que a associação adjudicou sem concursos públicos, em violação de regras nacionais e comunitárias."
4º acto - Para acabar em grande a empresa que recebeu mais fundos comunitários foi a  Criartimagem, precisamente aquela para onde foi trabalhar depois de a ter favorecido.

Este é apenas um exemplo de como funciona o tráfico de influências e o hábito de fazer dos cargos uma moeda de troca de dinheiro e favores. Mas não nos podemos esquecer que esta situação repete-se também a níveis superiores, envolvendo mais dinheiro e cargos mais importantes. Os métodos são os mesmos, os prejuízos é que são triplicados. 
Prejuízos tanto nas verbas que são oferecidos com dinheiro público, como posteriormente o prejuízo de ter pessoas sem perfil nem competência a desempenhar cargos de direcção em empresas públicas, com resultados ruinosos, apenas porque existem favores para pagar.
  
Neste video há muito para descobrir, sobre o grupo GPS, que detém a criartimagem. 
- Como os seus impostos são esbanjados?
- Como sustentar um grupo com mais de 50 empresas com dinheiros públicos, manter algumas que sirvam de porta de entrada de dinheiro público, esse poço inesgotável de dinheiro fácil. 
- Como os políticos ou deputados fazem pela vida, unidos PS, PSD, etc. 
- Como se criam escolas com direito de poder escolher alunos de elite e rejeitar alunos fracos?
- Como é que os directores destas escolas se transformam em poderosos coleccionadores de luxos incalculáveis.
Queira ter a bondade de navegar neste mar de corrupção, pode mesmo sentir-se enjoado com tanta falta de vergonha e promiscuidade, entre politica e negócios. 
 ·  Translate
1 comment on original post
4
Paulo Veloso's profile photo
 
É legal? Se for não é ético, a questão é que o sistema está montado em que alguns tenham o que milhares não sonham,são sistemas extrativos que pouco sucesso têm e condenam países por atrasos crónicos.
 ·  Translate
Add a comment...

Pedro Moura
moderator

Economia e Fiscalidade  - 
 
O modelo de gestão dos bancos, conduziu o mundo ocidental à beira do colapso. Alguns países, estão mesmo definitivamente falidos, embora com uso de cosmética variada, aparentem estar vivos. São uma espécie de países embalsamados, dos quais o nosso faz parte.
Curiosamente, não aparece ninguém a colocar em causa esse modelo de gestão e a exigir a sua reforma. Todos os dias ouvimos falar de reformas. Algumas são até exigidas por quem manda, ou pensa que manda, mas a Reforma verdadeiramente necessária. A Mãe de Todas as Reformas. Dessa, ninguém fala.
Aliás o que os políticos mais desejam é que o sistema fique em condições para voltar a funcionar como antes, ou seja para recomeçar o caminho rumo a um novo colapso. Querem fazer um reset à máquina, para que tudo se possa repetir tranquilamente. É para isso que agora o Costa, quer construir o Banco Mau. Tal como fizeram os espanhóis, os irlandeses, os italianos e outros países embalsamados.
Será que as sociedades ocidentais perderam a capacidade de inventar novas soluções?
Será que toda a incrível capacidade do Homo sapiens para raciocinar e construir alternativas, foi capturada pelo Facebook, e pelos seus likes?
Porque é que os políticos nem sequer comentam este assunto? 
Como é que não percebem que sem mudarmos este modelo de gestão, nunca se irão fechar as off-shores, que por estes dias tanto os têm incomodado?
 ·  Translate
6
1
Miguel Soares de Albergaria's profile photo
Add a comment...

Pedro Moura

Futebol  - 
 
Comentários à entrevista

Ponto 1. Não era de todo o Presidente, quem devia ter sido entrevistado pelo Juca Magalhães.
O Presidente, já há várias épocas que, por motivos de saúde, se distanciou da gestão do departamento de futebol. Quem tem de dar explicações, e com carácter de urgência, são os dirigentes que o substituíram. São esses que têm de vir a público, assumir as coisas que andaram a fazer nestes ridículos anos.

Ponto 2. Nunca tinha assistido a uma ataque tão directo e violento aos jogadores do clube. Afirmar que têm 6 jogos para mostrar se têm carácter ou não para continuar na próxima época, significa duas coisas:
a) foram comprados sem uma completa avaliação.
b) é no mínimo incompetente quem, após 30 e tal jogos, ainda não sabe qual a dimensão do carácter de cada um deles, e coloca nos últimos 6, todo o foco da avaliação.

Ponto 3. O clube bateu no fundo e ele candidata-se para o recolocar no caminho do sucesso. Tudo bem. Concordo, mas acima de tudo o que ele tinha de dizer, e o que todos os sócios e simpatizantes queriam ouvir era, que ele vai retomar pessoalmente a gestão do departamento de futebol e correr com os incompetentes que levaram o clube ao tal fundo. Infelizmente não se vislumbra que seja isto que vem aí. 
A tática, pelos vistos, passa a ser a de atirar com as culpas aos jogadores, e aos treinadores, que pelos vistos ninguém avaliou, nem ninguém se responsabiliza por ter contratado.
Longos dias têm 100 anos. Esperemos que não sejam precisos 100 anos, para que certas pessoas assumam as responsabilidades inerentes às funções que lhes foram confiadas.
 ·  Translate
8
Pedro Moura's profile photoMiguel Soares de Albergaria's profile photoSantiago Depilado's profile photo
4 comments
 
Força Presidente!!
Add a comment...
Have him in circles
335 people
O KARISMA's profile photo
Drew Walters's profile photo
Artur Costa's profile photo
The Planetary Society's profile photo
Baidyanath Samadder's profile photo
bakary doumbia's profile photo
Desporto Em Vídeo's profile photo
Mauro Amorim's profile photo
Luís Pinto's profile photo

Pedro Moura
moderator

Actualidade e Partidos Políticos  - 
 
Este cartoon diz tudo sobre o estado a que chegou o nosso país. Metade da população está se nas tintas para isto e a outra metade vota apenas para manter os seus privilégios.
 ·  Translate
 
Ex-autarca da Parede desvia mais de 400 mil euros, com ajuda da filha e tesoureiro
A autarquia da Parede esteve envolvida num esquema fraudulento pelas mãos de um tesoureiro, autarca, a filha do autarca e mais cinco funcionários.
No total foram desviados cerca de 410 mil euros, apurou o Público.
O ex-tesoureiro da Junta de Freguesia da Parede, João Magno, o ex-autarca, a filha deste e outros cinco funcionários da autarquia foram acusados pelo Ministério Público de desviarem dinheiros públicos, para fins pessoais, no valor de 410 mil euros.
A responsabilidade é atribuída essencialmente ao, na altura tesoureiro, um eleito do CDS, que saiu do cargo em 2010 e que retirou aos cofres da freguesia 382 mil euros.
O Ministério garante que o ato foi com pleno conhecimento e com o acordo do então presidente da junta, Carlos de Almeida que, entretanto, acabou por falecer.

A filha do ex-presidente é também acusada de estar envolvida e de ter beneficiado de empréstimos ilegais da autarquia, em cerca de 30 mil euros, que não devolveu. E terá também ajudado o tesoureiro a falsificar as contas da autarquia, colocando uma despesa de 56 mil euros quando a fatura era de apenas seis mil.
O antigo tesoureiro é acusado de sete crimes de peculato e três de falsificação de documentos agravada. A filha do ex-presidente é acusada do crime de peculato e falsificação e os restantes arguidos são acusados do crime de peculato cada um.
Considerando um orçamento anual de 760 mil euros, em três anos as receitas e despesas rondaram os 2,3 milhões de euros. Durante esses mesmos anos, desapareceram 410 mil euros. Ou seja, desviaram anualmente quase 20% da receita total da autarquia. Fonte

A justiça está nas nossas mãos, somos nós eleitores que temos o dever cívico de punir as más politicas, os maus políticos e os maus partidos políticos. Ao contrário do que temos feito.
Actualmente o eleitorado português vota nos corruptos ou nem vota válido. (ver gráfico)

Se existe tanta corrupção e descaramento é porque eles sabem que o eleitorado português é inofensivo, não os pune nem vota contra eles.
Votar nos partidos corruptos é incentivar a corrupção. Votar branco ou nulo ou abster-se é deixar impunes os corruptos.
Está na hora de saber usar o voto, votando contra os que queremos criticar, censurar ou condenar.
Votar contra os que lesam o interesse do país.

http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/08/ex-autarca-da-parede-desvia-mais-de-400.html#.Vxyl7jArLIU
 ·  Translate
Tweet A autarquia da Parede esteve envolvida num esquema fraudulento pelas mãos de um tesoureiro, autarca, a filha do autarca e mais cinco funcionários. No total foram desviados cerca de 410 mil euros, apurou o ...
View original post
4
Pedro Moura's profile photoHelder Miguel Teixeira's profile photo
12 comments
 
E só para ficar bem limado, eu posso estar desempregado, mas não recebo nada de ajudas de estado, achei por bem deixar este comentário, já que uma altura numa entrevista quiseram saber saber há quanto tempo estava desempregado eu, como não escondo nada é dou sempre a cara respondi com toda sinceridade na altura estava há 3 anos, como é possível alguém receber esta resposta "ah está receber dinheiro ah tanto tempo em casa sem fazer nada não é" como é que alguém recebe uma resposta assim e fica? Há muita gente que se acha mas eu acho as um monte de lixo que nem PA reciclar servem. A sorte delas, é que não me esqueço delas! 
 ·  Translate
Add a comment...

Pedro Moura
moderator

Actualidade e Partidos Políticos  - 
 
Um autentico manual de instruções de como viver acima das possibilidades
 ·  Translate
 
Braga, a fábrica de milionários.Melhor que tráfico de droga?
COMO FAZER MILIONÁRIOS?? AFINAL É FÁCIL. UM CASO EM BRAGA
- Empresário milionário, amigalhaço de Mesquita Machado, reclama 24 milhões aos portugueses, porque coitado, pensava que estava a fazer depósitos no BPN, e nem via que estava a assinar aplicações?
Ganhou o primeiro julgamento porque a juíza considerou que foi ingénuo e enganado pelo BPN, mas no video o advogado de acusação pergunta como é que um homem que tem mais de 100 milhões de euros é ingénuo??? A sua fortuna foi construída em Braga paralelamente ao reinado de de 37 anos, de Mesquita Machado na Câmara de Braga. Comprava terrenos agrícolas baratos, pedia à câmara licenciamentos de projectos de urbanização, que a câmara aprovava, e fazia disparar o valor dos terrenos. E assim mais um vez sem produzir nada, apenas especulando e enfim... nasceu mais um milionário? fonte com video
Entretanto os 18 milhões de euros, com os atrasos na justiça, já vão em 24 milhões? Esta justiça sai-nos muito cara, basta ver o ponto anterior (93) e temos mais um exemplo.
ARTIGO COMPLETO:~~~~ http://goo.gl/IzdHfa

ACTUALIZAÇÃO... 25 ABRIL, TRIBUNAL DECIDE NOVAMENTE A FAVOR DO MILIONÁRIO. O ESTADO/BPN TERÁ QUE LHE PAGAR 24 MILHÕES DE EUROS. http://goo.gl/qUt1sl
ACTUALIZAÇÃO::: 19 DE JUNHO::: O ESTADO FOI CONDENADO A PAGAR O EXIGIDO. VIVA A JUSTIÇA PORTUGUESA.

COMENTÁRIO A ESTE VIDEO, NO FACEBOOK - A história está mal contada. Os papeis que o José Veloso comprou à SLN e a operação foi de forma consciente. Também Cavaco Silva comprou do mesmo papel e recebeu juros a 300%. Por ordem de Miguel Cadilhe foi ordenado ao BPN que pagasse ao José Veloso os papeis que tinha adquirido à SLN e, como se sabe, não valem nada. A questão que o tal Veloso alega que não sabia é uma questão de INVESTIGAÇÃO que não existe neste país. E se porventura a questão for mais aprofundada ficar-se-á a saber a quem está ligado o José Veloso e quais os negócios financiados e respectivos sócios e o poder destes no BPN (ex) como accionistas, aliás, de referência nos primeiros dez lugares por ordem de valor. Por último este candidato ao dinheiro do povo era um profissional de pichelaria que se tornou num homem rico!!! E dizem que portugal não tem cabeças...Ingénua é a juíza ou...não... talvez... porque não... ou..., porque não manda investigar? Ao DCIAP, claro...em Braga e no distrito, que é grande e tem praia e areia, há muitas prescrições...

-- MESQUITA MACHADO, PRESIDENTE DE BRAGA QUER "EXPROPRIAR" A FILHA ...URGENTE?
ARTIGO COMPLETO~~~~ http://goo.gl/KSp5Eq

-- Mesquita Machado oferece relvados sintéticos e está a custar à autarquia cerca de 43,5 milhões de euros.
ARTIGO COMPLETO: ~~~~http://goo.gl/kRb2Wt

---O império Bracarense, do século XXI, sob o domínio das elites familiares?
ARTIGO COMPLETO: ~~~~http://goo.gl/9KRsaO

- AS PISCINAS DE MESQUITA MACHADO. Típico de um país onde a gestão danosa ou criminosa é totalmente impune...
Típico de um país onde o dinheiro público vive exposto a todo o tipo de desfalque, sem qualquer travão ou fiscalização....
ARTIGO COMPLETO: ~~~~http://goo.gl/99oiE3
https://www.youtube.com/watch?v=vfhGVeRwI8A&index=1&list=PLPAKyd_5x-2sCMbAhr-CTUr63X5q6gwcn
 ·  Translate
View original post
3
Add a comment...

Pedro Moura
moderator

Economia e Fiscalidade  - 
 
Que espécie de animal são os humanos, que conseguem viver à parte do planeta onde vivem, e ainda por cima acreditam que eles é que estão no sistema certo?
"Um recente relatório produzido pelas Nações Unidas, revela que quase nenhuma industria seria viável, se os custos ambientais fossem devidamente integrados nos preços finais."
 ·  Translate
According to a new report for the UN: almost no industry is profitable if you include environmental costs. So, maybe it's time for some serious changes?
4
Paulo Veloso's profile photo
 
Por isso existe o capitalismo.
 ·  Translate
Add a comment...

Pedro Moura
moderator

Actualidade e Partidos Políticos  - 
 
 
SWAPS de 2008 são o “Apocalipse Now” da banca, diz jornal britânico
MAIS UMA VERGONHA NACIONAL
Swap da Metro do Porto é o “Apocalipse Now” da banca, diz jornal britânico
The Independent usa exemplo de swap comprado pela empresa pública portuguesa ao Goldman Sachs e ao Nomura para explicar como os bancos se aproveitam destes contratos para conseguir lucros elevados.
"A papelada que descreve estes contratos consiste em páginas e páginas de álgebra, que representam uma combinação sempre crescente, imprevisível, de riscos impenetráveis, cujos impactos de cada parcela se multiplicam como um vírus", escreve o jornal britânico The Independent, referindo-se a um swap comprado pela Metro do Porto ao Goldman Sachs em 2008 e reestruturado posteriormente pelo Nomura.

"Fez-me rir e chorar ao mesmo tempo. O que estariam eles a pensar? Já vi alguns produtos maus, mas isto é qualquer coisa diferente. Isto é o Apocalipse Now do sector bancário, quando tudo e todos estão a caminho da loucura", comenta Moorad Choudhry, um antigo banqueiro da city de Londres, e actual professor do departamento de Ciências Matemáticas da Brunel University, em declarações ao The Independent.
Esta não é a primeira vez que swaps comprados pela Metro do Porto são criticados de forma agressiva na imprensa internacional. A Risk Magazine, uma revista especializada em produtos e mercados financeiros, também já tinha dedicado um artigo de fundo a analisar um swap comprado pela empresa pública de transportes ao Santander.
Desta vez, o The Independent explica que o swap da Metro do Porto foi comprado para cobrir os custos com juros de um empréstimo de 126 milhões de euros, mas que rapidamente acumulou perdas de 120 milhões de euros.

Quando a Metro do Porto contratou o Nomura para reestruturar a operação, o que a empresa conseguiu foi um swap em parte simétrico ao que já tinha com o Goldman Sachs, mas que acrescentava novas variáveis de risco, incluindo um índice criado pelo próprio Nomura e que acabou por acumular novamente perdas avultadas (cerca de 80 milhões de euros).
Quando a Metro do Porto tentou colocar os dois bancos em contacto para anular a parte do swap que era simétrica, obteve uma proposta que incluía pagar mais 26 milhões de euros aos bancos, diz o The Independent, baseando-se em "documentos da altura". Ao jornal britânico, os bancos negaram os números, mas recusaram avançar os seus próprios cálculos, alegando confidencialidade da operação.

O Nomura recusou comentar o artigo do The Independent e um porta-voz do Goldman disse apenas que "o Goldman Sachs tem um longo historial de trabalho com o Governo português, com quem continua a manter uma relação construtiva".
O swap analisado pelo jornal faz parte do conjunto de operações que já foram canceladas pela equipa do IGCP, criada para lidar com este problema.
Tal como o Tesouro adiantou ao jornal Público, os cerca de 50 derivados que ainda são detidos por empresas públicas portuguesas apresentavam em 30 de Junho perdas potenciais de 1.690 milhões de euros.


ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/2015/09/swaps-de-2008-sao-o-apocalipse-now-da.html#ixzz466UWQDvV
 ·  Translate
Tweet MAIS UMA VERGONHA NACIONAL Swap da Metro do Porto é o “Apocalipse Now” da banca, diz jornal britânico The Independent usa exemplo de swap comprado pela empresa pública portuguesa ao Goldman Sachs e ao Nomura pa...
View original post
3
Add a comment...

Pedro Moura
moderator

Actualidade e Partidos Políticos  - 
 
 
Portugal tem 68 mil milhões em offshores e o pedido de resgate à troika foi de 78 mil milhões.
Somos claramente um país saqueado graças a um povo incapaz de se dirigir ás urnas e dar um cartão vermelho aos partidos corruptos.
AS PPP CUSTARÃO 70 MIL MILHÕES
O BPN 9 MIL MILHÕES...
A OCDE GARANTE QUE PORTUGAL SE NÃO TIVESSE CORRUPÇÃO PODERIA TER O MESMO NÍVEL DE RIQUEZA E DESENVOLVIMENTO DA DINAMARCA. Vidoe sobre a Dinamarca:: http://goo.gl/fC6ToL
Que partidos serão os corruptos?
Que partidos prenderam corruptos e repuseram o saque?
Que partidos criaram leis para travar os corruptos?
Já todos deviam perceber que os partidos que nos desgovernaram são um só gang com duas facções. Cujo intenção é roubar e roubar.
VEJA A FARSA DOS POLÍTICOS QUE FINGEM LUTAR CONTRA A CORRUPÇÃO:::: http://goo.gl/jAduzz

--- "Só a nacionalização das PPP rodoviárias pelo seu justo valor evitará o total descalabro das finanças públicas. E só a eliminação das portagens dará sentido à existência destas autoestradas, que hoje mais parecem desertos." Paulo Morais

Tiago Caiado Guerreiro afirma que "bastava pegar em 250 euros pagar a um advogado e tradutor para traduzir as normas, anti corrupção, de um país decente e acabava-se com a corrupção por cá. Na verdade as que se fazem cá, é só atirar areia para os olhos."

Basta copiar o que existe, por exemplo, nos cinco países menos corruptos do mundo, são normas que são muito transparentes, são normas que, ao contrário do que aqui está previsto, não se aplicam a toda a população portuguesa, são apenas aplicadas detentores de cargos públicos.
Todos nós sabemos que muita gente sai dos cargos públicos, políticos, e depois vai para a frente de grandes empresas e alguns deles criam grandes fortunas, quer dizer, tudo coisas que são inexplicáveis e inaceitáveis em sociedades civilizadas, excepto neste país, onde se pode bater sempre no contribuinte mas tratamos maravilhosamente bem os corruptos...
ARTIGO COMPLETO: http://goo.gl/bIVtZU

ECONÓMICO::: Portugal parado no combate à corrupção - http://goo.gl/M7OWYI
https://www.youtube.com/watch?v=qimy8CcWpyQ
 ·  Translate
3 comments on original post
5
2
antonio joaquim's profile photo
 
E como no Brasil, infelizmente só temos políticos de merda!!!!
 ·  Translate
Add a comment...
People
Have him in circles
335 people
O KARISMA's profile photo
Drew Walters's profile photo
Artur Costa's profile photo
The Planetary Society's profile photo
Baidyanath Samadder's profile photo
bakary doumbia's profile photo
Desporto Em Vídeo's profile photo
Mauro Amorim's profile photo
Luís Pinto's profile photo
Basic Information
Gender
Male
Apps with Google+ Sign-in
  • CSR Racing
Story
Tagline
"excuse the fuck out of me", Vince Masuka
Especialistas em carne. Convém reservar pq é pequeno mas vale bem a pena.
Food: Very GoodDecor: Very GoodService: Very Good
Public - 2 years ago
reviewed 2 years ago
Provei a francesinha deles no festival na baixa e foi decididamente a pior que comi até hoje.
Public - 2 years ago
reviewed 2 years ago
Boas e económicas refeições
Quality: GoodAppeal: GoodService: Good
Public - 3 years ago
reviewed 3 years ago
Não esquecer de pedir miscaros e a fabulosa Pizza de cogumelos selvagens e trufas negras... Já agora experimentem o hamburger especial deles e a francesinha híbrida!
Food: ExcellentDecor: Very GoodService: Very Good
Public - 3 years ago
reviewed 3 years ago
9 reviews
Map
Map
Map
Atmosfera acolhedora, confortável e boa comida.
Public - 3 years ago
reviewed 3 years ago
Gostei muito do anho com arroz de forno e da vazulaque de anho! Querem saber o que é vazulaque? Ide lá meus amigos, ide lá.
Food: Very GoodDecor: GoodService: Good
Public - 3 years ago
reviewed 3 years ago
Ambiente mt tranquilo, projecto interessante
Food: Very GoodDecor: ExcellentService: Excellent
Public - 3 years ago
reviewed 3 years ago