Profile

Cover photo
Angela Lima
Attended Escola Estadual Santos Dumont
Lives in Natal/RN
26,129 views
AboutPostsPhotosVideos

Stream

Angela Lima

Shared publicly  - 
1

Angela Lima

Shared publicly  - 
 
7- Terapia gênica:

Essa terapia é uma estratégia terapêutica que utiliza a tecnologia do DNA recombinante para alterar o genoma do indivíduo que se pretende curar. O objetivo é reparar as deficiências de um gene (ou de um grupo de genes) afetado ou até mesmo inibir a expressão de certos genes nas células-alvo. Para isso a terapia pode envolver:
        ~ A substituição de um gene não funcional por uma cópia funcional;
        ~ A deleção de um gene não funcional;
        ~ A introdução de uma cópia gênica normal sem modificação do gene original
 ·  Translate
1

Angela Lima

Shared publicly  - 
 
4- Organismos transgênicos:

   Um tipo específico de OGM são os organismos transgênicos, que são criados quando o fragmento de DNA inserido provém de outra espécie.
   A primeira aplicação comercial de um organismo transgênico talvez seja a que ocorreu em 1978, quando Herbert Boyer, na Califórnia, conseguiu produzir insulina humana após inserir esse gene na bactéria Escherichia coli.
exemplos de organismos transgênicos:
Feijão, batata, ervilha e soja.
 ·  Translate
1

Angela Lima

Shared publicly  - 
 
2- DNA Recombinante:

 DNA recombinante (rDNA) é uma sequência de DNA artificial que resulta da combinação de diferentes sequências de DNAs. Essa técnica surgiu a partir da engenharia genética.

Utilização:
   Esta técnica tem sido cada vez mais desenvolvida e é usada com muitas finalidades. Algumas destas finalidades são:
-  A produção da insulina, os interferonas, a interleucina.
-  A produção de algumas proteínas do sangue: a albumina e o fator VIII.
-  A produção do hormônio do crescimento.
-  A produção de alguns tipos de ativadores das defesas orgânicas para o tratamento do câncer, como o fator necrosante de tumores.
-  Teste de paternidade
- Entre outros.
 ·  Translate
1

Angela Lima

Shared publicly  - 
 
Melhoramento genético

O melhoramento genético é uma ciência utilizada em plantas e animais que visa aumentar a frequência de alelos favoráveis em uma população animal ou vegetal.
Para que seja iniciado um programa de melhoramento é necessário haver variabilidade genética na população, e o progresso do programa será maior tanto quanto for maior essa variabilidade.
No melhoramento clássico existem duas formas de se melhorar indivíduos: Seleção e Cruzamento.
A seleção consiste em escolher os pais da próxima geração que apresentam um maior número de alelos favoráveis (ex.Crescimento,resistência a doenças, produção de sementes, produção de leite, etc.)
O cruzamento consiste em acasalar indivíduos diferentes geneticamente (ex. Bovino Gir x Bovino Holandês) para desfrutar da heterose e complementariedade.
 ·  Translate
1

Angela Lima

Shared publicly  - 
 
Conclusão:

Ao realizar este trabalho, pude ter uma visão mais ampla sobre o assunto de genética, especificamente sobre as aberrações e síndromes cromossômicas presentes na vida de alguns indivíduos, como por exemplo Frank Lentini e Medusa Van Allen, citados no portifólio.
Percebi que o campo da genética e da biotecnologia ainda tem muito a ser estudado, para que futuramente seja descoberto a cura ou um método de evitar futuras aberrações.
 ·  Translate
1

Angela Lima

Shared publicly  - 
 
- Vetores de DNA:

São utilizados vetores que funcionam como veículos carregadores de genes para o interior das células. Em geral, esses vetores são de natureza biológica, como os vírus e bactérias.
   O tratamento de doenças humanas por meio da transferência de genes foi originalmente direcionado para doenças hereditárias, como é o caso das hemofilias e hemoglobinopatias. Atualmente, a maioria dos experimentos clínicos de terapia gênica em curso está direcionada para o tratamento de doenças adquiridas, como é o caso da AIDS, de doenças cardiovasculares e de diversos tipos de câncer.
 ·  Translate
1

Angela Lima

Shared publicly  - 
 
6- Aplicação da clonagem:
   A clonagem tem aplicações em diversos campos, como agricultura, pecuária e medicina.
   A clonagem de plantas é utilizada para obter cópias de indivíduos com alguma característica de interesse, como maior resistência às pragas. As técnicas de clonagem vegetal são mais simples e são utilizadas há mais tempo que as técnicas de clonagem animal.
 ·  Translate
1

Angela Lima

Shared publicly  - 
 
5- Clonagem de organismos:

Organismos que apresentam o mesmo material genético são chamados dos clones. A clonagem ocorre de maneira natural em espécies que se reproduzem assexuadamente. Nesse caso, o novo indivíduo é um clone de seu progenitor, uma vez que se origina a partir de mitoses das células do corpo deste.
   A clonagem também pode acontecer artificialmente por meio de técnicas que permitem desenvolver um animal ou uma planta a partir de uma célula somática, ou seja, diferenciada, ou de seu núcleo.
 ·  Translate
1

Angela Lima

Shared publicly  - 
 
3- Organismos Geneticamente Modificados (OGMs):

  Organismos geneticamente modificados são aqueles cujo genoma foi alterado por meio de técnicas de engenharia genética. Pode-se ingerir um gene no genoma de um indivíduo, por exemplo. Para isso, é preciso primeiro isolar um fragmento de DNA contendo um ou mais genes de interesse econômico, científico ou médico. Em seguida, esse DNA é introduzido na célula-alvo, que pode ser um óvulo fecundado ou é incorporado à plasmídios, posteriormente inseridos em células bacterianas.
 ·  Translate
1

Angela Lima

Shared publicly  - 
 
Engenharia genética:

Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objetivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.


1- Enzimas de restrição:
As enzimas de restrição são aquelas capazes de “cortar” uma molécula de DNA em pontos específicos. Existem centenas de tipos, e cada uma se liga a certa sequência de bases nitrogenadas. Uma molécula de DNA cortada com determinado tipo de enzima de restrição fornece pedaços de DNA que podem ser separados de acordo com o seu tamanho e carga elétrica, por meio da eletroforese.  
   A eletroforese é uma técnica que consiste em colocar uma amostra de algumas DNA, todos os fragmentos percorrem o gel em corrente elétrica.
1

Angela Lima

Shared publicly  - 
 
Endogamia

Endogamia é um sistema em que os acasalamentos se dão entre indivíduos aparentados, relacionados pela ascendência, ou seja, é a união de indivíduos mais aparentados do que a média da população.
Tem como efeito genético a diminuição da heterozigose e o aumento da homozigose, e, como efeito fenotípico, uma grande manifestação de genes recessivos, que acabam resultando em perda de vigor, assim como a perda da variância, à medida que aumenta o parentesco.
Endogamia pode estar estabelecida em grupos sociais, áreas ou relações. Vários tipos de endogamia foram observados em populações humanas, tal como:
Endogamia de aldeia (por exemplo, nos Ianomâmis)
Endogamia de linhagem (por exemplo, em comunidades pastorais do Médio Oriente)
Endogamia de castas (por exemplo, na Índia)
Endogamia de classes (por exemplo, nos Estados Unidos)
 ·  Translate
1
Story
Tagline
Parnamirinense, sou estudante do Ensino médio na Escola Estadual Santos Dumont, tenho 16 anos, e criei este portifólio de acordo com os assuntos dado pela professoara Leônia de Biologia, espero que vocês possam adquirir conhecimento a partir desse blog ! ;*
Places
Map of the places this user has livedMap of the places this user has livedMap of the places this user has lived
Currently
Natal/RN
Education
  • Escola Estadual Santos Dumont
    2012
Links